Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Sony PlayStation 4 SAB-001 - Chipset Super aquecendo, luz azul

Featured Replies

Postado

To com um PS4 na bancada que tem um consumo de 0,010A deligado, quando liga eu ligo o chipset começa esquentar a corrente começa a subir e em seguida ele desliga novamente, gostaria de saber testes que poderia ser feito antes de eu pensar em fazer o reballing, não tenho esta maquina no momento e nem muito conhecimento em ps4.

Edit 1: Eu estou ligando ele direto na minha fonte de bancada

Editado: por Bruno Bassi
Para seguir padrões do forum

Postado
  • Autor

Não, e não tenho a intenção de levar! Se essa for a sua dica fico extremamente agradecido. Abraço!

Postado

Olá @Bruno Bassi , olha primeiramente gostaria de pedir para ajustar o título do post de acordo com as regras do fórum para que ele ganhe muito mais visibilidade por pessoas que já tenham passado pelo mesmo problema, não esqueça de colocar a versão de sua placa.

tittv.png

Agora necessitaria de algumas informações para que possamos entender melhor seu caso:

=> Você está alimentando ele com uma fonte de bancada, você já fez isso antes, você sabe qual o funcionamento da placa com sua fonte?

(você alimenta a linha 4,85v e a linha de 12v simultâneamente ou você assim como eu têm um aparato para ligar o console automaticamente quando ativa o pOn?)

=> Se a resposta anterior for não, então pare de injetar tensão para não piorar o problema, caso a resposta for sim (você já ligou outros consoles deste modo) então possívelmente você têm um curto Pós-PowerOn em algum setor da placa lógica, então desmonte completamente o console e saia em busca de curto em todos os capacitores cerâmicos e bobinas indultoras que encontrar.

=> Em relação ao southbridge aquecer fica muito vago este relato, pois, é normal que ele se aqueça quando estiver alimentado, o problema é identificar se realmente está com super-aquecimento, agora sobre o procedimento de reballing você precisa primeiro estabelecer um protocolo de diagnóstico, examinar a fundo o defeito, a caracteristica e o que causou, dependendo do que causou o defeito não adianta fazer reballing a única maneira é substituír o chip.

Nos aponte qual procedimento já foi realizado e qual o conhecimento e ferramentas que possui para podermos avançar mais rapidamente.

Postado

cara vc usa o ps4 com suporte para cima ou na horizontal a maioria dos ps4 tem grande risco de queimar ou esquentar dessa maneira

• Bruno Bassi alterou o título para Sony PlayStation 4 SAB-001 - Chipset Super aquecendo, luz azul
Postado
  • Autor

Bom dia Pessoal! Eu me formei no curso Técnico em eletrônica pelo Senai RS (Ensino que foca na parte industrial), trabalho a 2 anos com conserto de balanças analíticas industriais e comerciais (faço pequenos reparos nessas placas mas em grande maioria somente troca de peças), tenho um desejo enorme em adquirir o máximo de conhecimento em conserto de placas eletrônicas (Eletronica de bancada). Já investi muito dinheiro na minha bancada (Estação de Retrabalho, Osciloscópio, multímetro e sei usar esses instrumentos de medição 100% sem nem uma dificuldade). Fiz um curso avançado em reparos de celular ano passado e nas horas vagas aplico este conhecimento. 

Eu comprei este PS4 com este defeito, somente com o intuito de aprender, e sim ligo o equipamento com o dissipador na APU (Que fazendo uma pesquisa acabo de saber o que é APU). Por isso vim aqui neste forum pedir ajuda e dica de pessoas que tem o que eu quero ter, no caso o conhecimento. 

Postado
36 minutos atrás, Bruno Bassi disse:

Bom dia Pessoal! Eu me formei no curso Técnico em eletrônica pelo Senai RS (Ensino que foca na parte industrial), trabalho a 2 anos com conserto de balanças analíticas industriais e comerciais (faço pequenos reparos nessas placas mas em grande maioria somente troca de peças), tenho um desejo enorme em adquirir o máximo de conhecimento em conserto de placas eletrônicas (Eletronica de bancada). Já investi muito dinheiro na minha bancada (Estação de Retrabalho, Osciloscópio, multímetro e sei usar esses instrumentos de medição 100% sem nem uma dificuldade). Fiz um curso avançado em reparos de celular ano passado e nas horas vagas aplico este conhecimento. 

Eu comprei este PS4 com este defeito, somente com o intuito de aprender, e sim ligo o equipamento com o dissipador na APU (Que fazendo uma pesquisa acabo de saber o que é APU). Por isso vim aqui neste forum pedir ajuda e dica de pessoas que tem o que eu quero ter, no caso o conhecimento. 

O que ele faz quando tenta ligar? Liga e desliga rapidamente ou com 3 segundos, 4 segundos... Quantidades de bips

Editado: por FábioJSilva86

Postado
4 horas atrás, Bruno Bassi disse:

Amigo @Bruno Bassi , vamos fazer assim, comece testando a fonte de alimentação do console, retire ela do console, deixe ela com o chicote de fios (4 ou 5) da linha de 5v standby plugado nela, com o multímetro em escala de continuidade, procure pelo terra do chicote, aí meça com o multimetro em escala de tensão DC com a fonte plugada na energia quais os outros pinos que terão aproximadamente 5V e me passe o resultado que estarei no aguardo.

Postado
  • Autor

Antes de pressionar o botão power, a palca consome 16mA. após pressionar o botão a placa da um bip e começa a desligando e ligando o led azul, na fonte ela consome 1,270A e se mantem nisso, limitei a corrente da fonte pra 2,5A que é o que a fonte do próprio ps4 fornece @FábioJSilva86

Postado
  • Autor

@MSoler Fala meu querido, tudo certo?

Liguei a fonte do console em uma lâmpada em série e no primeiro momento não indicou curto no primário.

Medição do 5VSB com 4,79. 

Jumpeei os terminais 5VSB com ACDC_STBY para acionar a saída 12V.

Nesse momento a lampada começa a piscar e não tem 12V na saída.

então coloquei uma lampada de 12V automotiva na saída 12v e tambem fica piscando, tensão oscilando.

Postado

Bom dia você estaria limitando a corrente e não deixa o pfc trabalhar tá limitando a corrente ,nem muito menos habilita os 12 volts o circuito desarma, se tem osciloscópio tu podes medir no gate do mosfet se tem algum pulso armando e desamando lembrando que quando medir o primário da fonte do osciloscópio tenha cuidado pra não danificar seu equipamento .

Postado

Amigo como você não tem curto no primário da fonte acione ela sem a lâmpada em série, eu uso lâmpada em série e da certo aqui mais como você não tem curto no primário faça sem.

Postado

O BLOD é um termo geral para uma luz azul ao ligar que desliga sem passar para uma luz branca. Pode haver muitas submanifestações disso. Um exemplo é uma luz azul que não pulsa, que se apaga após 6 segundos.

Para um BLOD, você precisará cronometrar quanto tempo a luz permanece acesa, quaisquer ruídos, cliques, bipes e observar se o ventilador gira ou não.

Se a fonte estiver funcionando ligue com a fonte dele.

Screenshot_20230521-142415.png

Postado
Em 20/05/2023 às 18:21, Bruno Bassi disse:

@MSoler Fala meu querido, tudo certo?

Liguei a fonte do console em uma lâmpada em série e no primeiro momento não indicou curto no primário.

Medição do 5VSB com 4,79. 

Jumpeei os terminais 5VSB com ACDC_STBY para acionar a saída 12V.

Nesse momento a lampada começa a piscar e não tem 12V na saída.

então coloquei uma lampada de 12V automotiva na saída 12v e tambem fica piscando, tensão oscilando.

O que está acontecendo é que sua lâmpada em série teria que ter 2.5X a 3X a potência de saída para suportar ligar o pfc, então neste caso pode ligar direto a fonte sem a lâmpada de série pra ver se habilita os 12V, mas de antemão posso dizer que 4,79 está um pouco baixa a tensão standby, pode estar com fuga em algum capacitor ou diodo zener. Post o modelo da fonte de alimentação para que possamos analisar melhor.

Em relação à sua placa mãe estar com consumo inicial de 0,016mAh isso não quer dizer muita coisa, pois, o sistema de standby da placa está operando, quando você alimenta a fonte ela gera os 5v para o sistema de standby da placa-mãe ficar ativos, Chipset carrega a firmware do módulo bluetooth que está guardado na NOR e após processá-lo armazena na memória ram dedicada do chipset, por sua vez alimenta e habilita o módulo bluetooth/wifi que fica ligado aguardando o sinal do controle ou um sinal do chipset através do botão power. Portanto, isso requer algum consumo mínimo que seja ok.

Postado
1 hora atrás, MSoler disse:

O que está acontecendo é que sua lâmpada em série teria que ter 2.5X a 3X a potência de saída para suportar ligar o pfc, então neste caso pode ligar direto a fonte sem a lâmpada de série pra ver se habilita os 12V, mas de antemão posso dizer que 4,79 está um pouco baixa a tensão standby, pode estar com fuga em algum capacitor ou diodo zener. Post o modelo da fonte de alimentação para que possamos analisar melhor.

Em relação à sua placa mãe estar com consumo inicial de 0,016mAh isso não quer dizer muita coisa, pois, o sistema de standby da placa está operando, quando você alimenta a fonte ela gera os 5v para o sistema de standby da placa-mãe ficar ativos, Chipset carrega a firmware do módulo bluetooth que está guardado na NOR e após processá-lo armazena na memória ram dedicada do chipset, por sua vez alimenta e habilita o módulo bluetooth/wifi que fica ligado aguardando o sinal do controle ou um sinal do chipset através do botão power. Portanto, isso requer algum consumo mínimo que seja ok.

Tudo bem meu amigo? Esse 4.79v é normal, reparei aqui várias fontes e essa tensão está perfeita.

Postado
  • Autor

O Blod está em dois segundos

2 horas atrás, FábioJSilva86 disse:

Tudo bem meu amigo? Esse 4.79v é normal, reparei aqui várias fontes e essa tensão está perfeita.

@FábioJSilva86

Postado
19 horas atrás, Bruno Bassi disse:

O Blod está em dois segundos

@FábioJSilva86

Já verificou se tem 12v na fonte?

Tem resistência baixa no conector 12v da placa PS4?

Ele liga e desliga e quando você tenta ligar liga e desliga novamente sem precisar tirar a fonte da tomada?

Essas três informações já te dou um norte onde você possa verificar. 2 segundos sempre foi fácil o reparo nesses modelos de PS4.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.