Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Chave dessoldadora

Featured Replies

Postado

Olá pessoal, boa noite... 

Estou precisando uma ferramenta muito útil, só que não encontro mais para comprar... 

Era uma chave tipo lapiseira(corpo sextavado), que tinha 2 pontas equipadas com tubinhos

finos de aço, de 1 mm e 1,6 mm, que usávamos para remover o lead(pino) do componente

da placa; (no tempo em que as PCI tinham furos, e que homens dançavam com mulher,

entendem), junto com a ponta do ferro de solda, aquecendo e soltando o pino. 

Quem tiver ou souber onde tem para comprar, por favor, me retorne. Abraço. 

Postado
11 horas atrás, Newton Pasqualini disse:

Olá pessoal, boa noite... 

Estou precisando uma ferramenta muito útil, só que não encontro mais para comprar... 

Era uma chave tipo lapiseira(corpo sextavado), que tinha 2 pontas equipadas com tubinhos

finos de aço, de 1 mm e 1,6 mm, que usávamos para remover o lead(pino) do componente

da placa; (no tempo em que as PCI tinham furos, e que homens dançavam com mulher,

entendem), junto com a ponta do ferro de solda, aquecendo e soltando o pino. 

Quem tiver ou souber onde tem para comprar, por favor, me retorne. Abraço. 

existe no mercado hoje estações de desoldagem, mais modernas como esta abaixo que a Raisa fornece,  Estação de Dessoldagem para PTH Bivolt HK-915 Hikari, cara mais muito eficiente, mas só serve para ambientes de laboratório e não em campo e seu curto hoje é de 1.180,00 reais.

image.thumb.png.1e6e714435a37d014ac689459d9e896c.png

Mas tem o primo pobre, que serve para trabalhos em ambos os ambientes conforme foto abaixo

image.png.97226294d9c3c6cbb3e3f5bbf619f751.png

esta em torno de 170,00 reais ou este abaixo

image.thumb.png.32599895f13cb99a9634428a13e31bd7.png

pelo mesmo valor mas tem a demora pois é importado da China, vai depender de sua urgência em utilizá-lo, mas poderá encontrar no mercado livre, AliExpress e

ou lojas especializadas no ramo.

Espero ter lhe ajudado meu nobre e Boa Sorte       :)

• 1 ano depois...
Postado

A muito tempo atrás cheguei a ver esses extratores e na época o pessoal chegava a improvisar esses extratores usando agulhas hipodérmicas de grosso calibre.

Ate tenho algumas agulhas dessas de quando elas não eram descartáveis, mas hoje eu uso mesmo os sugadores manuais.

sugador_de_solda.thumb.png.1309af570d01ee7a6c34b97af1e63b6a.png

No caso de um volume maior de serviço ai jah cheguei a utilizar a Estação de Dessoldagem elétrica a vácuo como a primeira mostrada pelo colega @Maru .

Postado

Tem ainda:
Malha dessoldadora:
image.png.af38dbf348edc349053dc822e73304a1.png

Salva chip (low melt solder, solda de baixa fusão):

image.png.158161e001aeaaf10c11ed2bc6067984.png

E pasmem!!!
Tubo de caneta e o seu pulmão em excelentes condições para soprar o tubo e não desmaiar!!!
Sim, esse último eu ví um cara usando em um vídeo de reparos no youtube!!! 

Enfim e resumindo, novas tecnologias para resolver os problemas antigos, então, talvez deva procurar uma ferramenta atualizada e que caiba no seu orçamento, uma vez que ferramentas antigas dificilmente encontrará para a venda!

Flw...

Postado

Só uso o HK 208, pelo custo e por ter um bojo maior que os outros podendo sugar mais. Quando vai ficando velho eu troco por um novo e vou reciclando (sempre use camisinha...). Associado a uma solda Salva-chip, o trabalho fica mais fácil e limpo. 

sugador_de_solda_hikari_hk-208_esd_ded_componentes_2_33d40abb-f115-47fb-9ee4-b73bab8317c0-1200x1200.png.jpg

Postado

Ha mais de 40 anos que não vejo esta chave. Voce pode usar agulha de injeção cortando a parte chanfrada , como ela é de aço inox não agarra a solda

Editado: por joao lima RV

Postado

Como alguns colegas sugeriram , existem processos mais modernos para dessoldagem. O sugador da AFR é uma boa opção

IMG_20241206_141948159.thumb.jpg.bc54b983ad6a1e5a41442a2f5b50741f.jpg

Postado
  • Autor

Olá pessoal... 

Interessante participar quando existem pessoas com vasta experiência de vida e trabalho. 

Ainda posso lembrar dos sugadores de solda; tenho um da AFR mas, sobre a imagem adicionada pelo colega Willian, devo comentar que esse azulzinho claro, foi apelidado de "quebra-queixo", pois não havia proteção contra o coice do embolo... vai vendo! 

image.png.8f2bd1c799410aaf17aaa652b0e51b6b.png 

Fico reconfortado com a imagem que o João Lima adicionou... na minha prática de campo, esta é a chave que mais faz falta, questão de costume, entende. 

Enorme abraço a todos. 

image.png

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.