Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido ECS I4XSIX (Semp Toshiba) - Ajuda Para Encontrar Componentes Escondidos

Avalie este tópico:


eupdro.o3

Posts em destaque

Galera, estou precisando que me ajudem a encontrar componentes que estão escondidos. Estou com um computador antigo, que funciona com memória DDR-2, esse computador está funcionando perfeitamente com todos sensores, o cooler gira forte e para, 

Acabei decidindo consertar os componentes que estão danificados, baixei o esquema da placa, e me deparei com vários problemas:
 
1 - Há componentes na frente e no verso da placa (até aí tudo bem);
2 - Os componentes do circuito CPU FAN CONTROL se encontram espalhados entre uma face e outra da placa (que problema! mas tudo bem),
3 - Fui testando a trilha de todos os componentes que estavam no esquema e que eu ia encontrando na placa-mãe;
4 - Me deparo com alguns componentes faltando (e tome tempo na análise);
5 - Resolvi seguir algumas trilhas de componentes associados que estavam próximo aos que eu não encontrava;
6 - Uma das trilhas me levou para baixo de uma memória RAM, saquei a memória RAM e vi que não havia componentes abaixo da memória em que a trilha levava, porém, descendo mais um pouco, vi na serigrafia da placa um setor que tinha a letra E marcada, para minha surpresa esse setor indicava o restante dos componentes, porém, esses componentes sumiram, sim! sumiram, não consigo encontrá-los. Embora encontrei a letra E novamente na placa, indicando o setor, não consigo identificar os componentes, alguém pode me ajudar?
 
O esquemático da placa poderá ser encontrado clicando aqui;
Na imagem do PDF, na página 23 (no campo CPU FAN CONTROL), eu risquei de amarelo os componentes que não encontrei, e de verde com o nome OK o que foi encontrado na placa. O sinal (FAN_SPD#) que risquei de laranja é o que quero saber se há contato, eu estava desconfiando de defeito na bobina B54 com algum problema. O sinal (FAN_CTRL0) existe contato com o terminal 6 do amplificador operacional (assim como no esquema). Veja abaixo:

Capturadetela2023-06-22223316.thumb.png.71f2bd4bd7f7c49f806d1fd5df51ad75.png

 

A segunda imagem que envio, é a da serigrafia indicando que esses componentes existem. Veja abaixo:

 

WIN_20230622_21_52_23_Pro.jpg.11d79ecda9e04c452973303e40654b88.jpg

 

E por fim, a terceira, é a que o E é encontrado ao lado da marcação da serigrafia. Veja abaixo:

 

WIN_20230622_22_43_37_Pro.jpg.51411e9a33776c28fb0fa924d7d97495.jpg

 

Se alguém tiver essa placa aí, por favor me envie a localização desses componentes.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelas medições que fiz, as coisas ficaram assim:

Capturadetela2023-06-23011714.thumb.png.59137f27e1386060fedfc4e38cc25b67.png

Amanhã eu procuro esses componentes em outras placas.

O.B.S.: A bobina não estava aberta, não há componente no lugar da bobina, o comportamento do cooler é simplesmente o seguinte, quando ligo o notebook ele arranca com a maior velocidade possível, depois para e não gira mais, pressuponho que os componentes foram expulsos dos lugares deles de alguma maneira que eu desconheço, vou fazer mais medidas para que eu possa descobrir o defeito, uma outra observação é que o chip que possui o amplificador operacional está com uma "lasca" quebrada na carcaça. Veja:

WIN_20230622_20_10_24_Pro.jpg.2db910a6a23431bd8c19caf0b7f70ffc.jpg

 

O pino 1 é o que está mais próximo da letra A, da referência A3R1G4. Tenho que lembrar de higienizar a placa, pois há fiapos que talvez seja do cotonete (fiapos de algodão), e reforçar a solda dos terminais também, pois no microscópio dá pra ver que "o estanho é ralo".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • eupdro.o3 alterou o título para ECS I4XSIX - Ajuda Para Encontrar Componentes Escondidos

Olá @eupdro.o3 . O símbolo @ que existe na frente do valor de um componente indica que esse componente não é utilizado em algumas revisões da placa, ou seja eles não sumiram nem estão escondidos. Repare que o R292, B54 e o C514 possuem o @.

 

image.png.b5e7f6519e10267ccf3992cb23768271.png

 

Se você procurar verá que em outras partes do esquema há mais componentes com essa marcação e que também não estão instalados.

Com relação ao cooler, alguns modelos de placa tem esse comportamento, dão uma girada rápida ao serem ligados e depois desligam o mesmo até que a temperatura da CPU atinja um determinado valor para economizar energia.

Pelo que você disse, o notebook funciona normalmente mas ele carrega o SO ? Quando ele está na tela da BIOS a exigência da CPU é muito baixa e consequentemente a temperatura também o que pode dispensar o acionamento do cooler. Se ele está carregando o SO normalmente, sugiro que instale algum programa para monitorar a temperatura. Procure também nas opções da BIOS alguma configuração que possa influenciar no comportamento do cooler.

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, JoeRob disse:

Olá @eupdro.o3 . O símbolo @ que existe na frente do valor de um componente indica que esse componente não é utilizado em algumas revisões da placa, ou seja eles não sumiram nem estão escondidos. Repare que o R292, B54 e o C514 possuem o @.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Se você procurar verá que em outras partes do esquema há mais componentes com essa marcação e que também não estão instalados.

Com relação ao cooler, alguns modelos de placa tem esse comportamento, dão uma girada rápida ao serem ligados e depois desligam o mesmo até que a temperatura da CPU atinja um determinado valor para economizar energia.

Pelo que você disse, o notebook funciona normalmente mas ele carrega o SO ? Quando ele está na tela da BIOS a exigência da CPU é muito baixa e consequentemente a temperatura também o que pode dispensar o acionamento do cooler. Se ele está carregando o SO normalmente, sugiro que instale algum programa para monitorar a temperatura. Procure também nas opções da BIOS alguma configuração que possa influenciar no comportamento do cooler.

 

Bacana, realmente, quando há o @, o componente não é necessário. Só que veja bem, o pino do fio amarelo do cooler é o que possui o sinal FAN_SPD (Fan Speed), será que haverá essa necessidade? Porque veja bem, quando eu testei o curto circuito do pino do Super IO na bobina, havia alta resistência, e como a bobina estava aberta, o sinal de controle de velocidade do cooler não estava chegando. Será que se eu atualizar a BIOS para uma versão mais antiga e simplesmente repor a bobina com um curto só para termos de teste, será que volta a funcionar?

 

2 minutos atrás, samuelrios disse:

sobre o dissipador,no processador pra simular aquecimento

aos poucos

 

Vou tentar, viu?

Editado: por eupdro.o3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, acabei de testar o cooler com um carregador Turbo da Motorola e um cabo USB de carga de celular com os seus dois fios desencapados e soldados, a situação foi a seguinte:

 

1 - Na época eu não testei o cooler fora porque minha fonte de bancada improvisada queimou.

2 - Só testei agora com o carregador da Motorola porque lá na loja vi meu irmão trocar um cooler que aparentemente tinha conserto, ele estava travado e tentava girar ao ligar o notebook, ele ia jogando o cooler no lixo e eu peguei simplesmente para adquirir experiência em conserto de coolers de notebook, eu já tinha desmontado o cooler, porém, hoje lavei ele e vi que o seu defeito além de sujeira e de ele estar emperrado eram os fios que soltaram da solda, ou seja, provavelmente ia ter conserto. Aí remontei o cooler, botei cola pra fixar a placa e simplesmente ele voltou tinindo. Aproveitei e já fui testar o desta placa, cadê ele ligar? Vou desmontar e simplesmente já volto pra dizer qual é o defeito dele mesmo porque aparentemente quando eu empurrei o terminal do fio terra do carregador da Motorola, o fio entrou no conector e saiu do outro lado (será que o defeito é mau contato?).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É galera... Acho que me confundi, esse cooler está emperrado, acabei de testar várias vezes aqui e o cooler está realmente emperrado, não adianta usar óleo, não adianta usar nada. O cooler não gira. Eu acho que me confundi com outra placa que tive que fazer um JUMPER na USB pra poder restaurar o cooler. Essa placa, acho que o cooler nunca funcionou mesmo. Enfim, vou ver se esse outro que consertei dá pra encaixar por enquanto só pra testar mesmo. Se ele rodar, vou colocar ela pra testar a temperatura. O certo é que, segunda-feira vou no centro procurar por um do modelo parecido. Muito obrigado gente. Eu retorno com notícias .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É galera, vacilei demais! Esse notebook não tinha problemas na placa, tinha era o cooler emperrado, coloquei o outro cooler que consertei aqui  e vi que ele não parou de girar, ou seja, realmente o cooler estava emperrado, agora vou fechá-lo e só conserto segunda-feira. Até segunda.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, JoeRob disse:

Olá @eupdro.o3 . Se o problema foi resolvido com a substituição do cooler por favor edite a primeira mensagem e mude o prefixo de "Dúvida" para "Resolvido". Isso ajuda a manter a organização do fórum.
E parabéns pelo reparo.

Ainda não, o problema não foi resolvido, a adaptação de um novo cooler foi feita, peguei 3 coolers idênticos aos do notebook, dos 3, só um girou e girou muito fraco. Peguei uma nova carcaça pra testar uma nova placa mãe e um novo cooler. Vou postar os resultados em breve. De antemão, a temperatura do computador foi controlada a picos de 65 ºC. Coloquei um SSD de 120 GB porém, com Windows 7 instalado. O sistema funcionando bugado, hora funciona bem, hora as funções somem, enfim, mas testes serão realizados. Irei postar o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, FLAVIOTECH disse:

 

@eupdro.o3 Amigo, ainda não está coreto o Titulo do Tópico falta mencionar a marca do notebook equipamento ok. Cobramos o correto para o Fórum ficar organizado! Veja o na imagem do amigo @Rods 

Não há adesivos no notebook, acredito ser um Semp Toshiba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • eupdro.o3 alterou o título para ECS I4XSIX (Semp Toshiba) - Ajuda Para Encontrar Componentes Escondidos

Galera, minhas impressões foram as seguintes, o computador funcionou com o Windows 7, muito bugado, tentei instalar o Big Linux e nada! Depois disso tentei instalar o Windows 8.1 e funcionou bugado novamente porém com alguns dias percebi que não dava mais pra usar ele, ele aquece demais, o cooler que adaptei parece parar de girar (acho que é controlado em relação à temperatura que o computador lê), enfim, decidi tornar esta placa objeto de estudo para que num futuro eu possa descobrir coisas e aprender com esta máquina. O SSD que comprei para colocar nela vou ter que vender. Então encerro o tópico com tristeza porém com esperanças.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...