Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Relação densidade de corrente versus potência de trafo

Featured Replies

Postado

Bom dia mestres!

Para se calcular a seção dos condutores de transformadores de baixa tensão monofásicos usa-se as tabelas abaixo para estabelecer a densidade de corrente dos fios do primário e secundário.

Ocorre que estas tabelas são divergentes em seus valores DC e faixas de potências e até antagônicas entre si. Em algumas a densidade de corrente deve aumentar à medida que a potência diminui, enquanto que em outras a densidade de corrente deve aumentar à medida que a potência aumenta.

Alguns dizem que à medida que a potência aumenta a massa do trafo aumenta, e massa maior significa maior dificuldade na dissipação de calor, mas não encontrei fundamentação teórica para isto.

Tenho buscado exaustivamente a teoria que explique esta relação densidade de corrente versus potência, sem sucesso.

Alguém poderia me ajudar explicando ou indicando literatura que REALMENTE explique e fundamente a teoria desta relação?

DC = Densidade de Corrente = A/mm2.image.png.5c3a46188acfe5a34243599fb3519ffd.pngimage.png.857bd0abf3f5e1e6c2e1d9024e595a8d.pngimage.png.43bdf288d713fc6b3283539b92208644.pngimage.png.79ffe4711c9675dbaaf8e659baad7b80.pngimage.png.bd20043834cf06d749b0a2edb8ba15ee.png

Postado

Tem algum dos vídeos do Dante Alves de Santana (salvo engano), no youtube, onde ele explica a questão da massa e do calor, eu não recordo exatamente o que foi dito, nem qual o vídeo, então vou me abster de falar sem ter certeza, mas sugiro assistir os vídeos e até entrar em contato com ele para tirar a dúvida, ele manja muito de transformadores.

Postado

Tem um livro intitulado Transformadores do Martignoni , ele esta disponível em PDF em Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

Pelo que me lembro quanto maior a potencia a densidade devera ser menor

Postado
  • Autor

@Jack O'Neo Acompanho o Dante! Ele manja muito mesmo.
Apesar dele saber o que sabe na prática vale a pena eu perguntar. 
Grato!

Postado
  • Autor

@joao lima RV Sim! Excelente livro e autor. Ele é o  nosso grande mestre dos transformadores e máquinas elétricas no Brasil.

Sim, ele diz que quanto maior a potência menor a densidade de corrente,

mas não tenho encontrado nenhuma explicação, mas revisarei o livro novamente. Talvez há alguma explicação indireta.

Grato!

Editado: por struggler

Postado

Creio que seja pela temperatura, quanto maior a densidade mais o fio esquenta.

O Martignoni é da década de 50 ou 60 quando a engenharia usava um fator margem de erro grande grande. Com a evolução os projetos passaram a ser feitos no limite

Postado

@struggler , há muitos anos eu usava um programa para calculo de transformadores, ele só roda em DOS, ou no máximo em XP

Fiz um upload , que podera ser baixado em :

Postado
  • Autor

@joao lima RV 

12 horas atrás, joao lima RV disse:

@struggler , há muitos anos eu usava um programa para calculo de transformadores, ele só roda em DOS, ou no máximo em XP

Fiz um upload

Grato, mas infelizmente não tenho créditos  para baixar.

Este programa é completo?

Postado

Creio que voce tem credito, para baixar necessitas de 10 e voce tem 41.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.