Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido MSI / H61M-P31 (G3) MS-7788 1.0 / code 99 sem boot

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá pessoal! Tenho um desktop velho de guerra aqui que estava até semana passada funcionando. Por esses dias ele passou algum tempo fora da tomada (não sei precisar quanto tempo) e agora não está dando boot. Sempre que inicio, dá vídeo com uma tela preta e um código no canto inferior direito. Na situação atual, no canto inferior direito aparece o código 99. Fica parada nessa tela até eu resolver desligar novamente. Sei que essa placa vinha dando problema quando peguei ela usada. Na época (2021), fiz a troca da bateria, troquei pasta térmica da cpu e limpei os contatos dos pentes de RAM. Não lembro de nada mais complicado que isso pra ela voltar a funcionar. Dessa vez o que eu fiz foi:

 

  1. desconectar todos os periféricos (sata, usb, ethernet, vga e pci) e tentar ligar, mas sem efeito;
  2. remover a bateria, aguardar alguns segundos, recolocar a bateria e tentar ligar;
  3. remover a bateria, fazer o jump dos contatos JBAT1, recolocar a bateria e tentar ligar;
  4. com a bateria retirada, medir a tensão nela e verificar apenas 3.1V
  5. trocar a bateria e repetir os passos 2 e 3;
  6. deixar mais de 30 minutos ligada, com a tela exibindo o código 99, e então reiniciar;
  7. deixar a noite inteira com a placa em standby e então tentar novamente um boot;
  8. tentar ligar a placa sem a bateria;
  9. então removi os pentes de memória ram e tentei ligar. Finalmente algo diferente aconteceu: a placa bipou 3 vezes como era de se esperar no caso de um boot sem RAM.

 

A bateria nova, medida fora da placa, está com 3.28V

Pelo que pesquisei, essa problema já tem caso resolvido no fórum, mas não consigo visualizar por falta de créditos. O que mais eu poderia fazer para solucionar o problema? Desde já, agradeço pela atenção!

 

Editado: por vereda
resolvido
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, vereda disse:

Olá pessoal! Tenho um desktop velho de guerra aqui que estava até semana passada funcionando. Por esses dias ele passou algum tempo fora da tomada (não sei precisar quanto tempo) e agora não está dando boot. Sempre que inicio, dá vídeo com uma tela preta e um código no canto inferior direito. Na situação atual, no canto inferior direito aparece o código 99. Fica parada nessa tela até eu resolver desligar novamente. Sei que essa placa vinha dando problema quando peguei ela usada. Na época (2021), fiz a troca da bateria, troquei pasta térmica da cpu e limpei os contatos dos pentes de RAM. Não lembro de nada mais complicado que isso pra ela voltar a funcionar. Dessa vez o que eu fiz foi:

 

  1. desconectar todos os periféricos (sata, usb, ethernet, vga e pci) e tentar ligar, mas sem efeito;
  2. remover a bateria, aguardar alguns segundos, recolocar a bateria e tentar ligar;
  3. remover a bateria, fazer o jump dos contatos JBAT1, recolocar a bateria e tentar ligar;
  4. com a bateria retirada, medir a tensão nela e verificar apenas 3.1V
  5. trocar a bateria e repetir os passos 2 e 3;
  6. deixar mais de 30 minutos ligada, com a tela exibindo o código 99, e então reiniciar;
  7. deixar a noite inteira com a placa em standby e então tentar novamente um boot;
  8. tentar ligar a placa sem a bateria;
  9. então removi os pentes de memória ram e tentei ligar. Finalmente algo diferente aconteceu: a placa bipou 3 vezes como era de se esperar no caso de um boot sem RAM.

 

A bateria nova, medida fora da placa, está com 3.28V

Pelo que pesquisei, essa problema já tem caso resolvido no fórum, mas não consigo visualizar por falta de créditos. O que mais eu poderia fazer para solucionar o problema? Desde já, agradeço pela atenção!

 

Liga, fica travada na logo da MSI e ou liga aparece a logo e apaga e aparece o código 99, pode ser problema no BIOS desta placa, poderá tentar resetar a mesma ou terá de regravar ok

 

Boa Sorte         :)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Maru ,

 

Ela liga e aparece o código 99 direto. Nem chego a ver a logo da MSI. Eu acho que fiz o procedimento de reset do firmware: Fiz o jump dos pinos JBAT1 por mais de 10 segundos. Você sabe se o procedimento dessa placa é diferente? E sobre a regravação, como que eu faço?

 

Agradeço pelo seu tempo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, vereda disse:

Olá @Maru ,

 

Ela liga e aparece o código 99 direto. Nem chego a ver a logo da MSI. Eu acho que fiz o procedimento de reset do firmware: Fiz o jump dos pinos JBAT1 por mais de 10 segundos. Você sabe se o procedimento dessa placa é diferente? E sobre a regravação, como que eu faço?

 

Agradeço pelo seu tempo!

Posta a foto desta placa, pois ela tem um conjuntinho de pinos na verdade 6 pinos que a combinação deles se faz o reset dela, nesta imagem tem onde é. Você tem o manual desta placa, pois nele informa as combinações para os reset dela ok.

image.png.e6c9aaa16d7ed1431eeb8d5470877c7f.png

e neste link tem o firmware do BIOS desta placa na versão 1.0

 

Boa sorte         :)

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@vereda De uma conferida nos Cis, de audio e de rede, veja se não estão quentes. Essa interface de configuração citado pelo amigo, na vdd não é de reset e sim de configuração da alimentação de energia das portas USB. Define se vão ser 'Always' ou 'Susp'. Importante, elas não podem estar sem nenhum jumper, pode causar justamente esse erro. O Reset que o amigo citou vc ja esta fazendo ao remover a bateria 2032. Na placa deve haver outra interface com jumper que tbm faz esse procedimento, mas não seria essa. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Maru resolveu meu problema! Já dei um joinha.

 

Baixei o manual do website da MSI e, apesar desses pinos JUSB_PW1 não falarem sobre reset do firmware, resolvi experimentar a dica. Fiz o seguinte:

  1. Desliguei a chave da fonte de energia (retirar o cabo de energia daria no mesmo, imagino);
  2. apertei o botão de power (para tentar descarregar os capacitores da placa);
  3. coloquei um jumper nos pinos JBAT1 e no JUSB_PW1 conforme imagem da mensagem #4. Para quem não conseguir ver a imagem, é a configuração de pinos para a posição "Disabled" da funcionalidade "Wakeup from S3/S4/S5 by USB and PS/2 device" conforme manual;
  4. Fui tomar uma água (opcional, mas é uma boa forma de esperar passar 10 segundos);
  5. Retirei o jumper do JBAT1 e mantive o do JUSB_PW1.

Placa inicializou novamente informando que o reset do firmware foi realizado e me perguntando se eu queria entrar no setup ou continuar mesmo assim.

 

Pode ser também que, como o @Rods comentou, o problema fosse justamente a ausência de jumper no JUSB_PW1. Interessante que a placa estava funcionando sem jumper nenhum até então, mas por via das dúvidas, manterei o jumper na posição que fez a defunta levantar.

 

Obrigada pelo apoio pessoal! Eu preciso editar o tópico para marcar como resolvido?

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@vereda  Que bom que teve sucesso ai amigo. O termo reset de firmware não é mt adequado para essa operação embora é isso mesmo que se faz. Em placas mães, esse procedimento chama-se Clear-Cmos. Acredito que uma configuração no BIOS poderia até dispensar o uso do jumper ( não sei se é valido no BIOS da placa) e por ter ficado um pouco parado como mencionou, a bateria 2032, por ter carga baixa, voltou essas configurações de fabrica e se fez necessário novamente o jumper. Estou supondo, claro, ja que mencionou que não tinha Jumper. Eles precisam estar presentes para determinar qual configuração. Sucesso

resolvido.PNG

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...