Postado 18 de Outubro de 2023 2 anos Boa tarde pessoal, ja tentei procurar algumas esquema dos de ligação para cabos para agente gravar a bios diretamente com a gravadora, aqui alguns da certo com a pinça jacare mais é muito complicado tem hora que o espaço é ruim de mais, ja fiz alguns cabos para aquelas placa megaware socket 1155 (usei ate o conector de usb com o cabo de frontal de gabinete) e deu certo agora tou vendo que ta vindo outros tipos de conectores JSPI1. e ta mudando as pinagens tem uns ate com 10 pinos. ate achei uns modelos no aliexpress para msi, asus e asrock e como essa parte no manual da placa mae nao achei, para identificar os pinos. Algum amigo aqui do forum ja fez esses mesmo cabos Editado: 19 de Outubro de 2023 2 anos por thiago lucena
Postado 19 de Outubro de 2023 2 anos A muuuuito tempo atrás achei um site abaixo que falava sobre o assunto, mas nunca consegui gravar por essa interface com os primeiros gravadores Ch341A Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. Cheguei a baixar alguns esquemas, mas não dei continuidade no assunto. Espero que ajude ! Caso consiga algo nos de um retorno. Editado: 19 de Outubro de 2023 2 anos por William_R
Postado 19 de Outubro de 2023 2 anos Na minha opnião, a melhor coisa a se fazer é remover o chip da placa para fazer a regravacao. Idenpendente do espaco, sempre tive problemas com o resultado da gravacao utilizando cabos. Varias vezes os aparelhos so funcionaram após regravar com o chip fora da placa
Postado 19 de Outubro de 2023 2 anos 1 hora atrás, kazuki yano disse: Na minha opnião, a melhor coisa a se fazer é remover o chip da placa para fazer a regravacao. Idenpendente do espaco, sempre tive problemas com o resultado da gravacao utilizando cabos. Varias vezes os aparelhos so funcionaram após regravar com o chip fora da placa Sim, tambem observei que o comprimento dos cabos acabam atrapalhando a regravação. @thiago lucena Fique atento pois tem placas com conexões de 9 e 11 pinos alem de possiveis variações entre fabricantes de placas. Editado: 19 de Outubro de 2023 2 anos por William_R
Postado 19 de Outubro de 2023 2 anos Autor Bingo@William_R era isso mesmo, o comprimento do cabo eu notei isso no primeiro que eu fiz agora com suas imagens eu consigo fazer outros cabos derivados para usar na minha gravadora kkk
Postado 19 de Outubro de 2023 2 anos Autor @kazuki yano Aqui nunca tive problema em atualizar a bios com o cabo na pinça jacare ou com os que eu fiz das msi e nem megaware, como essas da foto aqui que o conector fica bem perto do chipset e das portas sata dai o conector do lado é só por e ser feliz, alem de não ter calor perto de peças tao delicadas. Aqui sempre que dava eu retirar e soldava, mais os clientes quando vem ate mim ja é por que ja estao quase levando a placa para garantia e ja ocorreu de uma ter mesmo defeito e foi enviado para garantia e o cara que mecheu na placa antes de mim removeu a bios e eles retornaram a placa falando que a mesma estava sem garantia pois havia sido ressoldado o chip da bios, entao para evitar eu sempre uso a pinça aonde consigo.
Postado 22 de Outubro de 2023 2 anos @thiago lucena Um cabo mais curto seria uma boa entao para o seu caso. Uma solda bem feita consegue desfarcar 99%, mas para ter certeza que nao sera negada pela garantia é melhor usar cabo mesmo.
Postado 24 de Julho de 2025 24 Jul Desculpe reviver um tópico antigo, estou agregando informações novas, e reforçando algumas pela minha experiência. Em resumo, os cabos funcionam e são uma excelente ideia, eu e meus funcionários já usamos umas 20 vezes e vem dando certo, em placas que têm o conector para encaixar, desde que seu gravador forneça a tensão exata o tempo todo, o chip esteja bom e o cabo seja curto. Mais detalhes abaixo: - BIOSTAR é a maior novidade. Não encontrei na internet cabo pra gravar dessa marca, nem o pinout do conector, então eu medi continuidade, e estou divulgando publicamente a ordem dos pinos. Testei numa placa Biostar H510, cabo de 20cm, e funcionou a gravação. - Quanto mais curto o cabo, melhor. Eu venho usando de 20 cm porque já comprei desse tamanho, mas se fosse possível 10cm não deixaria dúvida. Quanto mais puro o cobre melhor, qualquer 1 ohm pode fazer diferença. Deixo link do que eu comprei, que não precisa fazer solda, apenas encaixe rápido. - Atenção, nas placas Asus, MSI e Biostar o conector é 2,0mm e nos outros lugares o conector é 2,54mm. Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. Já em AsRock é 2,54mm dos dois lados, pode modificar um cabo de USB ou áudio frontal, foi o que eu fiz. - Ignore o padrão MSI pequeno, use o cabo padrão MSI maior que também serve no padrão pequeno. Como existem 4 padrões diferentes atualmente, recomendo vc comprar ou criar 4 cabos diferentes, aí não precisa ficar mudando a posição toda vez. Identifique o pino 1 com esmalte / verniz vermelho ou algo assim. - O alicate jacaré é uma ideia velha e ruim, porque é provável dar mal contato e desgasta com o tempo. Já esse cabo comprado encaixado fica muito firme. - Isso só funciona em placas que vêm de fábrica com o conector do lado da eprom, elas são projetadas pra serem gravadas assim. - Quando a placa não vem o conector de fábrica, é provável que ela tenha alguns resistores nas trilhas da eprom, o que faz a tensão diminuir e prejudica a gravação. Remova e grave fora. - Quando vc grava usando o cabo e não dá certo, o chip eprom pode não estar 100%, ou ainda o seu gravador pode não estar fornecendo a tensão certa durante a operação. Para conferir, coloque fazer uma operação de leitura, e meça com um multímetro a tensão entre o pino 8 e o GND, se está 1,8v ou 3,3v conforme o caso. - Tenha chips de reserva pra quando precisar trocar, de sucatas ou comprados da China. - Se vai gravar com cabo, antes faz o DUMP / backup da original caso queira tentar recuperar informações como MAC, UUID ou algo assim. Segue foto dos 4 cabos que eu montei e uso junto com os funcionários, usando os fios comprados no link acima. Eu derreti a superfície dos plásticos pra eles ficarem grudados na posição certa. Se precisarem de mais dicas podem pedir.
Postado 7 de Outubro de 2025 7 Out Acrescentando novas informações: - Também existe um conector Asus "TPM" maior, acrescenta 4 pinos que não serão usados, pode manter o mesmo cabo, fiz o teste. - Nas placas AsRock modernas o conector agora se chama SPI_TPM_J1 e os pinos são menores, de 2.0mm de largura. Fiz o teste gravando por cabo numa H570M PRO4 e funcionou. - Eu uso CH341A e software NeoProgrammer 2.2.0.10 upgrade 30_12_2023. - Em alguns lugares recomenda-se tirar toda a alimentação da fonte ATX, e até a própria pilha CR2032, para não ter nenhuma outra fonte de energia na placa (que pode ativar o Write Protect do chip).
Postado 7 de Outubro de 2025 7 Out é bom lembrar, mas muitas pessoas esquecem, sempre reforce a tensão de alimentação, pois muitas das vezes a posta usb não libara sempre s 5 volts dependendo da qualidade da fonte utilizada no PC ou mesmo notebook ok Boa Sorte
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.