Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Cabo para gravadora eprom

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Boa tarde pessoal, ja tentei procurar algumas esquema dos de ligação para cabos para agente gravar a bios diretamente com a gravadora, aqui alguns da certo com a pinça jacare mais é muito complicado tem hora que o espaço é ruim de mais, ja fiz alguns cabos para aquelas placa megaware socket 1155 (usei ate o conector de usb com o cabo de frontal de gabinete) e deu certo agora tou vendo que ta vindo outros tipos de conectores JSPI1. e ta mudando as pinagens tem uns ate com 10 pinos.
ate achei uns modelos no aliexpress para msi, asus e asrock e como essa parte no manual da placa mae nao achei, para identificar os pinos. Algum amigo aqui do forum ja fez esses mesmo cabos

image.png

image.png

Editado: por thiago lucena
Postado (editado)

A muuuuito tempo atrás achei um site abaixo que falava sobre o assunto, mas nunca consegui gravar por essa interface com os primeiros gravadores Ch341A :(

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Cheguei a baixar alguns esquemas, mas não dei continuidade no assunto.  Espero que ajude !

JSPI1.png.46d27d98ba80e3fc9eef53535fcf32ee.png

PiEeprom03.png

schemeSPI25.gif

BIOS_Rescue_Adapter_PINS.png.c51d116f16ebb0076862d74c213644b2.png

Caso consiga algo nos de um retorno.

Editado: por William_R
  • Joinha 2
Postado

Na minha opnião, a melhor coisa a se fazer é remover o chip da placa para fazer a regravacao. Idenpendente do espaco, sempre tive problemas com o resultado da gravacao utilizando cabos. Varias vezes os aparelhos so funcionaram após regravar com o chip fora da placa

• Joinha 1
  • Legal 1
Postado (editado)
1 hora atrás, kazuki yano disse:

Na minha opnião, a melhor coisa a se fazer é remover o chip da placa para fazer a regravacao. Idenpendente do espaco, sempre tive problemas com o resultado da gravacao utilizando cabos. Varias vezes os aparelhos so funcionaram após regravar com o chip fora da placa

Sim, tambem observei que o comprimento dos cabos acabam atrapalhando a regravação.

@thiago lucena  Fique atento pois tem placas com conexões de 9 e 11 pinos alem de possiveis variações entre fabricantes de placas.

JSPI19pinose11pinos.png.26942eee8340908c651583c2ce5de7a9.png

JSPI19pinose11pinos(Adaptador).thumb.jpg.fde90e88bce24543d202225b08d15326.jpg

JSPI1ASRockASUSMSI.png.0a59701637ecf6df763d41e5599a91fa.png

Editado: por William_R
  • Joinha 2
Postado

@kazuki yano Aqui nunca tive problema em atualizar a bios com o cabo na pinça jacare ou com os que eu fiz das msi e nem megaware, como essas da foto aqui que o conector fica bem perto do chipset e das portas sata dai o conector do lado é só por e ser feliz, alem de não ter calor perto de peças tao delicadas. Aqui sempre que dava eu retirar e soldava, mais os clientes quando vem ate mim ja é por que ja estao quase levando a placa para garantia e ja ocorreu de uma ter mesmo defeito e foi enviado para garantia e o cara que mecheu na placa antes de mim removeu a bios e eles retornaram a placa falando que a mesma estava sem garantia pois havia sido ressoldado o chip da bios, entao para evitar eu sempre uso a pinça aonde consigo.

image.png

• Joinha 2
  • 1 ano depois...
Postado

Desculpe reviver um tópico antigo, estou agregando informações novas, e reforçando algumas pela minha experiência. Em resumo, os cabos funcionam e são uma excelente ideia, eu e meus funcionários já usamos umas 20 vezes e vem dando certo, em placas que têm o conector para encaixar, desde que seu gravador forneça a tensão exata o tempo todo, o chip esteja bom e o cabo seja curto. Mais detalhes abaixo:

- BIOSTAR é a maior novidade. Não encontrei na internet cabo pra gravar dessa marca, nem o pinout do conector, então eu medi continuidade, e estou divulgando publicamente a ordem dos pinos. Testei numa placa Biostar H510, cabo de 20cm, e funcionou a gravação.

-PinoutSPIBiosAsusAsRockMSIBiostaradd.jpeg.2da9fd8e2be5896b341e6abf6023ddc3.jpeg

- Quanto mais curto o cabo, melhor. Eu venho usando de 20 cm porque já comprei desse tamanho, mas se fosse possível 10cm não deixaria dúvida. Quanto mais puro o cobre melhor, qualquer 1 ohm pode fazer diferença. Deixo link do que eu comprei, que não precisa fazer solda, apenas encaixe rápido.

- Atenção, nas placas Asus, MSI e Biostar o conector é 2,0mm e nos outros lugares o conector é 2,54mm. 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
Já em AsRock é 2,54mm dos dois lados, pode modificar um cabo de USB ou áudio frontal, foi o que eu fiz.

- Ignore o padrão MSI pequeno, use o cabo padrão MSI maior que também serve no padrão pequeno. Como existem 4 padrões diferentes atualmente, recomendo vc comprar ou criar 4 cabos diferentes, aí não precisa ficar mudando a posição toda vez. Identifique o pino 1 com esmalte / verniz vermelho ou algo assim.

- O alicate jacaré é uma ideia velha e ruim, porque é provável dar mal contato e desgasta com o tempo. Já esse cabo comprado encaixado fica muito firme.

- Isso só funciona em placas que vêm de fábrica com o conector do lado da eprom, elas são projetadas pra serem gravadas assim.

- Quando a placa não vem o conector de fábrica, é provável que ela tenha alguns resistores nas trilhas da eprom, o que faz a tensão diminuir e prejudica a gravação. Remova e grave fora.

- Quando vc grava usando o cabo e não dá certo, o chip eprom pode não estar 100%, ou ainda o seu gravador pode não estar fornecendo a tensão certa durante a operação. Para conferir, coloque fazer uma operação de leitura, e meça com um multímetro a tensão entre o pino 8 e o GND, se está 1,8v ou 3,3v conforme o caso.

- Tenha chips de reserva pra quando precisar trocar, de sucatas ou comprados da China.

- Se vai gravar com cabo, antes faz o DUMP / backup da original caso queira tentar recuperar informações como MAC, UUID ou algo assim.

Segue foto dos 4 cabos que eu montei e uso junto com os funcionários, usando os fios comprados no link acima.

4cabosgravarbiosnaplaca.thumb.jpeg.912c495199d1c728e00f73b3f6d39052.jpeg

Eu derreti a superfície dos plásticos pra eles ficarem grudados na posição certa. Se precisarem de mais dicas podem pedir.

• Joinha 2
  • 2 meses depois...
Postado

Acrescentando novas informações:

- Também existe um conector Asus "TPM" maior, acrescenta 4 pinos que não serão usados, pode manter o mesmo cabo, fiz o teste.

- Nas placas AsRock modernas o conector agora se chama SPI_TPM_J1 e os pinos são menores, de 2.0mm de largura. Fiz o teste gravando por cabo numa H570M PRO4 e funcionou.

- Eu uso CH341A e software NeoProgrammer 2.2.0.10 upgrade 30_12_2023.

- Em alguns lugares recomenda-se tirar toda a alimentação da fonte ATX, e até a própria pilha CR2032, para não ter nenhuma outra fonte de energia na placa (que pode ativar o Write Protect do chip).

-PinoutSPIBiosAsusAsRockMSIBiostarAsRocknovo.thumb.png.c216f763fb58ba92ca8150fa19ac082b.png

Postado

é bom lembrar, mas muitas pessoas esquecem, sempre reforce a tensão de alimentação, pois muitas das vezes a posta usb não libara sempre s 5 volts  dependendo da qualidade da fonte utilizada no PC ou mesmo notebook ok

Boa Sorte    :)

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...