Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Tv lg plasma 42pj350 queimando 30f124 e 30j127

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Olá,

@heleno mota dos santos o modelo da tv é esse mesmo, não seria 42pj350?

Tv te plasma é necessário alguns procedimentos para tentar impedir queima desnecessária de componentes. Coloque lâmpada halogênia de 120w 220v em série com a saída da fonte vs e alimentação vs das placas Y e Z. Remova todos capacitores eletrolíticos da vs na placa Ysus e Zsus. 

Primeiras suspeitas sao as procedências dos igbts… Sao originais? Sucata ?

Com multímetro na escala de diodo confira se tem diodo entre coletor e emissor. Se tiver nem precisa colocar na placa.

Os igbts 30f124 são sus-down, tem o emissor ligado no gnd. Confira se o diodo damper não entrou em curto. Entre o coletor desse transistor e o emissor do 30j127 tem dois Mosfet’s (em algumas LG é assim, algumas são diodos) que é o de bloqueio de tensão negativa, confira eles.

Faça deste de isolação das placas Y,Z e buffer:

Teste de isolação da placa Zsus:

_Usaremos multímetro digital na escala de diodo, tv desligada da rede elétrica. Todas placas conectadas. coloque a ponta de prova preta no chassi e a vermelha no zout, os capacitores irão carregar com a tensão do multímetro e em seguida deverá apresentar “ol”, ou seja, infinito. 
_agora coloque a ponta preta no zout e a vermelha no vs. também deve apresentar infinito. Dessa forma restará os dois igbts da Zsus.

teste de isolação da Ysus

_ponta de prova preta no chassi e vermelha no Yout. Deverá apresentar infinito. Esse testa o igbt sus-down

_ponta de prova preta no yout e vermelha no vs. Também infinito deverá ser o resultado. Igbt sus-up.

_teste isolação de tensão negativa. Ponta de prova negativa no yout e vermelha no chassi. Novamente esperado infinito no multímetro. Esse testa diodo de bloqueio de tensão negativa, em algumas tv usam mosfet’s.

Teste fulga ic’s buffers.

_ponta de prova preta no yout e vermelha no outH(alimentação dos ic’s buffers). Deve apresentar infinito 

• Joinha 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@heleno mota dos santos Eu uso basicamente três métodos para identificar se ele é falso. segue algumas dicas:

01- o mais simples, pelo datasheet vejo se não tem diodo interno, normalmente eles não tem. Aí confiro com multímetro na escala de diodo se não apresente tal componente entre coletor e emissor. Se tiver é um mosfet “carimbado”, nem precisa colocar na placa.

02- tenho uma fonte de corrente constante de 250microAmperes que gera tensões elevadas. Uno com garras de jacaré o gate e emissor, ali será o negativo da fonte. No coletor o positivo. Seto a fonte em 1000v. Por ser de corrente constante ela estabilizará na tensão máxima de trabalho do igbt. Esse é o principal teste, a tensão de ruptura do componente. Já peguei igbt “carimbado” que deveria suportar 600v e pelo teste seria somente pouco mais de 400v. Ou seja, iria colocar e queimaria! Esse teste não danifica o igbt.

03 - o outro é com esses identificadores de semicondutores em geral. Alguns recomecem igbt, aí utilizo ele. O meu é um tc7, porém tem muitos falsificados também (vai da sorte na hora de comprar )

não é de hoje que percebo a dificuldade de técnicos em identificar se o componente realmente é falsificado, que na realidade é muito complicado mesmo! Está na minha lista, criar um post com algumas informações que adiquiri com o tempo de bancada, porém, falta tempo! Mosfet também tem uns pulos de gato que dá pra identificar falso… assunto pra outro tópico! 

Boa sorte na manutenção. 
Qualquer dúvida só chamar (pode marcar quantas vezes quiser @) que assim que tiver um tempinho respondo. 

Ah, confirma o modelo da tv.

• Joinha 4
Link para o comentário

1 hora atrás, ohm disse:

@heleno mota dos santos Eu uso basicamente três métodos para identificar se ele é falso. segue algumas dicas:

01- o mais simples, pelo datasheet vejo se não tem diodo interno, normalmente eles não tem. Aí confiro com multímetro na escala de diodo se não apresente tal componente entre coletor e emissor. Se tiver é um mosfet “carimbado”, nem precisa colocar na placa.

02- tenho uma fonte de corrente constante de 250microAmperes que gera tensões elevadas. Uno com garras de jacaré o gate e emissor, ali será o negativo da fonte. No coletor o positivo. Seto a fonte em 1000v. Por ser de corrente constante ela estabilizará na tensão máxima de trabalho do igbt. Esse é o principal teste, a tensão de ruptura do componente. Já peguei igbt “carimbado” que deveria suportar 600v e pelo teste seria somente pouco mais de 400v. Ou seja, iria colocar e queimaria! Esse teste não danifica o igbt.

03 - o outro é com esses identificadores de semicondutores em geral. Alguns recomecem igbt, aí utilizo ele. O meu é um tc7, porém tem muitos falsificados também (vai da sorte na hora de comprar )

não é de hoje que percebo a dificuldade de técnicos em identificar se o componente realmente é falsificado, que na realidade é muito complicado mesmo! Está na minha lista, criar um post com algumas informações que adiquiri com o tempo de bancada, porém, falta tempo! Mosfet também tem uns pulos de gato que dá pra identificar falso… assunto pra outro tópico! 

Boa sorte na manutenção. 
Qualquer dúvida só chamar (pode marcar quantas vezes quiser @) que assim que tiver um tempinho respondo. 

Ah, confirma o modelo da tv.

Modelo Tv LG plasma 42pl350

Boa idéia de criar um poste sobre este assunto, vai ajuda muito os colegas, obrigado.

• Joinha 1
Link para o comentário

Boa tarde pessoal, hoje tirei todos igbs para teste encontrei...

Q21,Q22  30f124 em curto,

Q12 30j127 em curto

Q11 30j127com fulga

Q31 k3667 em curto

Q41  k 3667 em curto

o que pode esta queimando esta quantidade de componentes?

estou a procura de uma loja confiável para comprar novos componentes!

pergunto  aos colega, a placa buffer  pode esta  afetando os mesmo?

Link para o comentário

6 horas atrás, heleno mota dos santos disse:

a placa buffer  pode esta  afetando os mesmo?

Em 12/11/2023 às 23:50, ohm disse:

_ponta de prova preta no yout e vermelha no outH(alimentação dos ic’s buffers). Deve apresentar infinito

confira os capacitores cerâmicos azuis que fica entre coletor e emissor dos igbts. Também os que ficam entre o “terra virtual”(saída Yout ) e gnd. As vezes solda fria, fuga nesses capacitores que mencionei que apresenta só em alta tensão. 

a queima pela segunda vez acredito que seja por causa dos componentes de procedência duvidosa. Os resistores de gate abriram ? Costumo tirar os drivers dos igbts e testá-los na bancada, alimentando e injetando onda quadrada e conferindo a saída… isso quando os resistores de gate abrem.

• Joinha 1
Link para o comentário

11 horas atrás, ohm disse:

confira os capacitores cerâmicos azuis que fica entre coletor e emissor dos igbts. Também os que ficam entre o “terra virtual”(saída Yout ) e gnd. As vezes solda fria, fuga nesses capacitores que mencionei que apresenta só em alta tensão. 

a queima pela segunda vez acredito que seja por causa dos componentes de procedência duvidosa. Os resistores de gate abriram ? Costumo tirar os drivers dos igbts e testá-los na bancada, alimentando e injetando onda quadrada e conferindo a saída… isso quando os resistores de gate abrem.

Ok, obrigado vou verificar...

Link para o comentário

• 3 semanas depois...
Em 12/11/2023 às 23:50, ohm disse:

Olá,

@heleno mota dos santos o modelo da tv é esse mesmo, não seria 42pj350?

Tv te plasma é necessário alguns procedimentos para tentar impedir queima desnecessária de componentes. Coloque lâmpada halogênia de 120w 220v em série com a saída da fonte vs e alimentação vs das placas Y e Z. Remova todos capacitores eletrolíticos da vs na placa Ysus e Zsus. 

Primeiras suspeitas sao as procedências dos igbts… Sao originais? Sucata ?

Com multímetro na escala de diodo confira se tem diodo entre coletor e emissor. Se tiver nem precisa colocar na placa.

Os igbts 30f124 são sus-down, tem o emissor ligado no gnd. Confira se o diodo damper não entrou em curto. Entre o coletor desse transistor e o emissor do 30j127 tem dois Mosfet’s (em algumas LG é assim, algumas são diodos) que é o de bloqueio de tensão negativa, confira eles.

Faça deste de isolação das placas Y,Z e buffer:

Teste de isolação da placa Zsus:

_Usaremos multímetro digital na escala de diodo, tv desligada da rede elétrica. Todas placas conectadas. coloque a ponta de prova preta no chassi e a vermelha no zout, os capacitores irão carregar com a tensão do multímetro e em seguida deverá apresentar “ol”, ou seja, infinito. 
_agora coloque a ponta preta no zout e a vermelha no vs. também deve apresentar infinito. Dessa forma restará os dois igbts da Zsus.

teste de isolação da Ysus

_ponta de prova preta no chassi e vermelha no Yout. Deverá apresentar infinito. Esse testa o igbt sus-down

_ponta de prova preta no yout e vermelha no vs. Também infinito deverá ser o resultado. Igbt sus-up.

_teste isolação de tensão negativa. Ponta de prova negativa no yout e vermelha no chassi. Novamente esperado infinito no multímetro. Esse testa diodo de bloqueio de tensão negativa, em algumas tv usam mosfet’s.

Boa darde, fiz todos procedimento de teste, porem quando coloco ponta de prova no diodo 41 e no vs

da sinal de curto testei a placa fora não achei nada dicas cerar bem vindo, estou com receio de queimar de novo

obs.estou sem esquema. aguardo , desde ja agradeço

Link para o comentário

Boa noite, este diodo  41 da z-suz ele  age na placa  como se estivesse em curto , tem 2 resistor em paralelo ,fiz todos os teste de isolamento ,ok.. a duvida e porque o teste que o amigo ohm mencionou  ,fica em curto , se alguém puder postar uma parte do esquema agradeço não conseguir baixar.

Editado: por heleno mota dos santos
Link para o comentário

Boa noite. 

@heleno mota dos santos 

9 horas atrás, heleno mota dos santos disse:

porem quando coloco ponta de prova no diodo 41 e no vs

Dará curto mesmo, por causa dos resistores em paralelo.  O que tem que observar é ao colocar a ponta e prova preta no z-out (conector de saída da z-sus)  e a  vermelha no Vs não pode apresentar curto. Esse procedimento testa igbt sus-up da zsus.  

3 horas atrás, heleno mota dos santos disse:

ohm mencionou  ,fica em curto

Explique direitinho como testou.

IMG_3557.thumb.jpeg.a1ac156f86630f2a53f7cf3b2e2740bc.jpeg

• Legal 1
Link para o comentário

12 horas atrás, ohm disse:

Boa noite. 

@heleno mota dos santos 

Dará curto mesmo, por causa dos resistores em paralelo.  O que tem que observar é ao colocar a ponta e prova preta no z-out (conector de saída da z-sus)  e a  vermelha no Vs não pode apresentar curto. Esse procedimento testa igbt sus-up da zsus.  

Explique direitinho como testou.

IMG_3557.thumb.jpeg.a1ac156f86630f2a53f7cf3b2e2740bc.jpeg

Bom dia,fiz desta forma, segue foto..

IMG_20231210_103156754_HDR.jpg

IMG_20231210_103151553.jpg

IMG_20231210_103137838.jpg

Link para o comentário

19 minutos atrás, heleno mota dos santos disse:

IMG_20231210_103156754_HDR.jpg

IMG_20231210_103151553.jpg

IMG_20231210_103137838.jpg

Amigos ,troquei os componentes igbts diodo estão bons, pelo que eu vejo se tiver curto está na entre as duas placas zsus e ysus, como ter certeza qual das duas? A fonte está com todas tenções normal.

Link para o comentário

8 horas atrás, heleno mota dos santos disse:
21 horas atrás, ohm disse:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Mas o teste de isolação do igbt sus-up da placa z não é feito dessa forma. Esquece esse diodo. 

Os restante dos testes da mensagem #2 deram certo ? Se deu certo vamos montar a lâmpada em Série para ligar ela na rede elétrica. Se tiver alguma dúvida só perguntar, não liga sem a lâmpada série na vs e sem os capacitores eletrônicos. Tira foto por cima das placas que auxilio. 

Você tem osciloscópio?

Editado: por ohm
Link para o comentário

12 minutos atrás, ohm disse:

Mas o teste de isolação do igbt sus-up da placa z não é feito dessa forma. Esquece esse diodo. 

Os restante dos testes da mensagem #2 deram certo ? Se deu certo vamos montar a lâmpada em Série para ligar ela na rede elétrica. Se tiver alguma dúvida só perguntar, não liga sem a lâmpada série na vs e sem os capacitores eletrônicos. Tira foto por cima das placas que auxilio. 

Você tem osciloscópio?

não tenho... os teste deram certo , como disse  fiquei muito tempo afastado da eletrônica, vou providenciar os teste e retorno ,obrigado.

Link para o comentário

Em 10/12/2023 às 19:34, heleno mota dos santos disse:

não tenho... os teste deram certo , como disse  fiquei muito tempo afastado da eletrônica, vou providenciar os teste e retorno ,obrigado.

Boa tarde amigo , liguei uma lâmpada 150w e soltei uma perna dos cap. liguei a tv , som normal e lâmpada não acedeu, e um bom sinal ne? acho que posso liga os cap.??

Link para o comentário

29 minutos atrás, heleno mota dos santos disse:

Boa tarde amigo , liguei uma lâmpada 150w e soltei uma perna dos cap. liguei a tv , som normal e lâmpada não acedeu, e um bom sinal ne? acho que posso liga os cap.??

amigo desculpa.. tinha ligado com o conector desliga... conectei   e liguei deu um estralo fui verificar ,o resistor 607 abril,

Link para o comentário

@heleno mota dos santos Não desista!!!

O resistor r607 é 2r2 e vai ligado no mosfet que faz a rampa set-up (q31). Esse mosfet entrou em curto ? E ele não entrou em curto ou com fuga alguma coisa na malha da saída yout consumiu muita corrente.

confira novamente os componentes no retângulo vemelho, inclusive o c31. Também os transistores smd q605,q602,

IMG_3758.thumb.jpeg.3a0624219bc915dc8d61da280dd1f2fa.jpeg

• Joinha 1
Link para o comentário

19 minutos atrás, ohm disse:

@heleno mota dos santos Não desista!!!

O resistor r607 é 2r2 e vai ligado no mosfet que faz a rampa set-up (q31). Esse mosfet entrou em curto ? E ele não entrou em curto ou com fuga alguma coisa na malha da saída yout consumiu muita corrente.

confira novamente os componentes no retângulo vemelho, inclusive o c31. Também os transistores smd q605,q602,

IMG_3758.thumb.jpeg.3a0624219bc915dc8d61da280dd1f2fa.jpeg

ok.vou conferir ,obrigado

Link para o comentário

pessoal  bom dia,  mesmo com a lâmpada ligado no vs,  entrou em curto q 31 k3667 ,  q 21  30f 124 em curto,    607  2r2  aberto,

r 503 na placa tinha um de 2r2 no esquema ta marcado 1r

o cap, 31 não encontrei o que esta no lugar pelo esquema e e o 716 ligado ao d21

vou trocar  os componentes e fazer mais uma tentativa  , agradeço a todos pelas dicas.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...