Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

SOM Kita - INSM249 - Áudio distorcido

Featured Replies

• Respostas 91
  • Visualizações 7,5k
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Most Popular Posts

• Edmilson Goncalves Preza
    Edmilson Goncalves Preza

Pode também  ser insuficiência da fonte de alimentação em sustentar a potência das saídas de áudio quando se abre o volume do som, causando a distorção.

Edmilson Goncalves Preza

@MarceloRibeiroF94 , topa alterar experimentar alterar a polarização de entrada do 4558 para tentar melhorar a qualidade do som? 

Edmilson Goncalves Preza

Boa tarde @MarceloRibeiroF94 . O seu problema pode estar na etapa de pré-amplificador, no caso o 4558D e componentes associados.

Imagens Postadas

Postado
1 hora atrás, MarceloRibeiroF94 disse:

Sim, é uma caixa que aceita pendrive, cartão SD e também tem entradas de microfone.

13 minutos atrás, MarceloRibeiroF94 disse:

@JoeRob Não, só tem esse CI mesmo. 

Nesse caso o melhor caminho a seguir é o sugerido pelo colega @Edmilson Goncalves Preza , injetar um sinal de nível baixo na placa amplificadora e ver se o problema ocorre.
Faça o teste sem que o conector CN8 esteja ligado para que a placa do painel não interfira nos resultados. A entrada do TDA2030 é no pino 1, você pode começar injetando o sinal nele. Use um potenciômetro como mostrado na figura abaixo para ajustar o nível do sinal, comece com o potenciômetro no lado do GND, e vá aumentando aos poucos. Faça o teste em um TDA de cada vez.

image.png.2ba9872bfc8562f6feafb8b2b5b21b7f.png

• 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
Postado
  • Autor

@Edmilson Goncalves Preza Boa tarde. Desejo o mesmo para ti :). Não cheguei a solução, eu comprei um DSO-TC3 que é um gerador de sinais, testador de componentes e tem osciloscópio também para poder chegar a solução. Injetei um sinal de 1khz na entrada dos TDA2030A, em cada TDA a intensidade do sinal de áudio no auto falante é diferente, um é mais alto, outro é normal e o último é baixo. O que eu gostaria de saber é como vou saber se o problema de distorção está nessa placa ou na placa frontal com esses testes de injeção de sinal. Abraços.

Postado

Bom dia @MarceloRibeiroF94 .

• Pra isolar o problema você deve, inicialmente, testar somente a placa do amplificador, para isto você deve desconectar a placa frontal de CN8(?). A injeção do sinal deve acontecer "de trás frente" ou seja começa pelo pino 1 do CI e vai recuando pelo caminho do sinal até o ponto da entrada (CN8?) do sinal proveniente de outra placa.
  • Você injetou sinal de áudio diretamente nos pinos 1 de cada CI?
  • Saída para 3 autofalantes?
  • Verifica os capacitores de acoplamento (geralmente são menores e de baixa capacidade em uF e baixa isolação).
Postado

@MarceloRibeiroF94 , após olhar novamente para esta foto, notei que tem alguns pontos frágeis de solda que sugiro que você os refaça, e até algum outro que não notei, principalmente algum que esteja com aparência mais escura, sem brilho, opaca. Muitas vezes quebramos a cabeça procurando a causa e ela pode ser mais simples e óbvia do que aparenta.

image.thumb.png.24c84c2ec6a1815aa1a16f8c37ae7aad.png

Editado: por Edmilson Goncalves Preza

Postado
Em 01/12/2023 às 16:36, Edmilson Goncalves Preza disse:

@MarceloRibeiroF94 , de onde vem estes 3 fios conectados em CON6? 

Em 01/12/2023 às 22:44, MarceloRibeiroF94 disse:

@ohm @Edmilson Goncalves Preza Boa noite. Desculpa pela confusão, eu tenho os -5v e 5v no OP-Amp. Os conectores do CON6 são para entrada RCA. 

• CON6 não são para entrada RCA, são 2 saídas de áudio:

image.png.7d2b0930ba6621dd8b324ace3e78cbea.png

image.png.4d48133255de5df714bbe7e52eea056c.png

Postado
  • Autor

@Edmilson Goncalves Preza Sim, eu percebi depois que são saídas de áudio, inclusive elas estão boas, somente a saída de áudio do auto falante está ruim, somente o áudio que passa pelo OP-Amp está ruim, estou suspeitando do OP-Amp, comprei um e vou trocar. Eu fiz um seguidor de sinal e o áudio do RCA está OK. Vem três fios da placa frontal, um vermelho, amarelo e um branco. Em cada fio tem um áudio, sendo o vermelho e amarelo para a plaquinha do RCA e o branco é do auto falante. Com o seguidor de áudio o áudio sai OK no fio branco, mas ao chegar na entrada do TDA2030A ele sai todo errado. 

Postado
  • Autor

Praticamente desisti já, troquei o Amplificador Operacional e não resolveu, ai eu prestei mais atenção e creio que o alto falante principal seja um subwoofer, por isso ele tem mais batida e menos voz, já que o agudo é feito pelos outros dois TDA e sai pelas duas saídas de áudio RCA. Então essa "caixa" é um subwoofer ao meu ver. 

Postado
  • Autor

@Edmilson Goncalves Preza Oi, desculpa. Eu tô cheio de serviço na oficina, tanto é que postei sobre uma TV no fórum também que o cliente pediu urgência no conserto, e como o cliente desse som/subwoofer não tem pressa e me disse para fazer o serviço com calma eu acabei deixando um pouco de lado ele, eu vou mandar as fotos do interior.

Postado

Olá tudo bem? Já verificou os resistores associados a cada um dos integrados de potência? Meça-os fora da placa pois se estiver em paralelo com outros vai dar leitura "falsa."

Postado
  • Autor

@V5soundrestoration Olá. a "distorção" só acontece no áudio que vai para o alto falante grande, os outros dois TDA estão com áudio excelentes. Eu realmente tenho quase certeza que se trata daquelas caixas para computador, igual a da imagem abaixo. Mas como o cliente disse que ganhou de presente ela e não sabe de absolutamente nada a respeito dela, só me resta teorizar. 

unnamed (1).jpg

Postado

Vamos lá: Saídas já foram trocadas, o amp operacional também 4558 (cuidado que já comprei esse CI com defeito e penei com ele em uma mesa de som), as tensões + e - b estão OK. Veja o estado dos potenciômetros. Já peguei uma caixa amplificada que ao ligar fazia um ruído idêntico ao de saídas em curto e era o potenciômetro de médios que estava aberto. Injetando um sinal na entrada, com o osciloscópio em algum momento ele vai mostrar a deformidade na onda.

Postado

Boa noite.

Vou tentar resolver de uma vez seu problema!

Analisei as fotos da placa com calma e cheguei a seguinte conclusão.

_o ic4558 está relacionado somente com a saída do sub. Um dos amplificadores operacionais está na configuração de entrada não inversora com ganho de 45 (volte o resistor de 120k pois sua alteração deixou em ganho 13) e o outro AO como seguidor de tensão. O áudio do sub chega pelo pino 4 de minha legenda na foto. Em seguida entra no  4558 no pino 5, sai no pino 7, entra novamente no pino 3 e sai novamente no pino 1 para o tda2030 do sub.

_o áudio esquerdo e direito chegam pelos pinos 2 e 3 da legenda da foto e vão diretamente para os tda2030 (não passam pelo 4558)

_para saber se o áudio do sub está chegando distorcido, simplesmente renova o fio do pino 4 e faça um jumper entre 3 e 4 na placa. 

IMG_5052.jpeg.b03819a83eff6530e23991e1310ac928.jpeg

Postado

Não abriu o vídeo. Pode anexar diretamente no corpo da mensagem, fica do lado do clipe “clique aqui para escolher arquivos”:

Se realmente removeu o fio do pino 4 e fez o jumper na placa  entre 3 e 4 e continua roco, o defeito está na placa onde está a saída. Pode ser 4558, ou componentes que o “polarizam”, saída (tda), ou componentes que a polarizam. 

Editado: por ohm

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.