Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Esquema da Mesa de Som Mixer LEXSEN PM 12ES

Posts em destaque

Boa noite Prezados;

Possuo uma mesa de som da marca Lexsen, modelo PM 12 ES, com 12 canais, possui efeito e tudo mais. Ela passou por um problema de alimentação há um tempo atrás (a fonte estava setada para 110v e ligaram em 220v 😔). Daí torrou o trafo (18 + 18 AC), torrou a placa interna da fonte, torrou o lm 317, torrou os 2 7805, torrou o 7815, e torrou o 7915, torrou 3 zener, e torrou 3 resistores... impedindo a leitura  e pra melhorar explodiu 6 capacitores deretendo o plastico com os valores deles.

Pois bem, apesar de ter feito uma fonte nova (Fiz um trafo novo, consegui recuperar a placa da fonte, com muita dificuldade, pois nao tenho o esquema, fui fazendo por tentativa e erro a posicao e o valor de cada componente, até chegar nos valores corretos de saidas dessa placa de fonte: (53vdc do Phantom Power, 3 saidas de 5vdc, uma saida de 15vdc e uma de -15vdc) tudo friozinho, dissipadores, capacitores funcionando ok,  sem carga, dando as voltagens corretas sem esquentar. Ou seja o sistema de alimentacao esta pronto.

Porem contudo todavia, assim que conecto essa placa de alimentacao na placa principal dessa mesa, o bico pega! alguns reguladores de tensao comecam a fritar, em coisa de segundos, assim que aciono a chave power da mesa. os leds ligam, mas o display do efeito acende e apaga logo em seguida, e a placa de alimentacao comeca a torrar!!! 

Eu preciso muito do esquema dessa mesa de som, ja fui nas autorizadas, e ninguem sequer tambem possui (ou nao quiseram me fornecer🙃)  , até a Proshows (representante da marca no Brasil, nao consegui falar.

Se eu conseguir o esquemário, talvez eu possa conseguir consertar essa mesa, preciso saber que linha de +b preciso desligar ate achar onde esta esse curto e em qual componente, seja ele discreto ou nao, de quais CIs eu preciso levantar a perna 4 e 8 ate achar o possivel que possa estar em curto!

Muito Obrigado Pessoal, Deus os Abençoe!

Esta é a foto dela! ATT!

Editado: por Edwards85
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

@Edwards85 áudio profissional é complicado achar esquema mesmo.

Consumo excessivo/curto é relativamente simples de localizar e as princípio da pra desembolsar sem esquema. Voce tem fonte de Bancada  ?

Agora vamos aos fatos e raciocínio lógico… os capacitores estouram principalmente por dois motivos: inversão de polaridade e sobre tensão. Infelizmente bem provável que terá semicondutor em curto/fuga devido a sobre tensão nas malhas de 5 e 15v (tomara até não seja componentes dedicados, micro controlador por exemplo).

Enfim, comece verificando a resistência entre a saída/malha e gnd dos 5v, 15 simétricos e saída do lm317.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico tem mais repostas e a solução do problema, mas você precisara fazer login para visualizá-las.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...