Postado 21 de Dezembro de 2023 2 anos @ohmPreciso de um help, já fiz tudo que tava ao meu alcance e não consegui encontrar o defeito, esse aparelho liga, mas a tensão pvdd fica em 27v+ e 27-, mas tbm a tensão de 12v e -5 não estão presentes. Dentro da minha linha de raciocínio cheguei aos 2 ci´s. icm801 o vcc fica em 9v, esse mesmo vcc vai pro ics801, e ao meu ver está baixo, deveria haver entre 14v ou 15v. Troquei o fotoacoplador pc802s tava ruim, e o capacitor cm811 por desencargo, além disso resoldei a etapa do circuito do icm801 Editado: 28 de Dezembro de 2023 2 anos por Átomos
Postado 21 de Dezembro de 2023 2 anos Olá, @Átomos o defeito do pvdd (26,2v) provável que você trocou o tl431 e colocou um que a referência de 1,25v. Procure um tradicional. Ou, os resistires do pino 1 do tl431 estão alterados. Sobre o assunto defeito, como esta a tensão no capacitor cm880?
Postado 21 de Dezembro de 2023 2 anos Autor @ohm não querido, eu tenho aqui o de 2,5v....e o defeito já existia antes disso. Aí é apenas o relato completo do que foi efetuado.
Postado 22 de Dezembro de 2023 2 anos 2 horas atrás, Átomos disse: eu tenho aqui o de 2,5v....e o defeito já existia antes disso. Entendi. Comentei porque o valor é a metade do esperado. E, aconteceu comigo, um dia inteiro pra descobrir. 2 horas atrás, ohm disse: Ou, os resistires do pino 1 do tl431 estão alterados. Enfim, temos claramente uma falha no feedback. A tensão baixa na alimentação do pwm não influencia dessa forma na tensão de saída. Comece removendo os resistores do pino 1 do ics802, confira eles e aproveite e renova/limpe a cola que fixa eles na placa. Qual a tensão entre pino 1 e 2 desse tl431? 2 horas atrás, ohm disse: como esta a tensão no capacitor cm880? Nesse ponto, confirma o valor pra seguirmos o raciocínio. Editado: 22 de Dezembro de 2023 2 anos por ohm
Postado 22 de Dezembro de 2023 2 anos Autor 17 horas atrás, ohm disse: Entendi. Comentei porque o valor é a metade do esperado. E, aconteceu comigo, um dia inteiro pra descobrir. Enfim, temos claramente uma falha no feedback. A tensão baixa na alimentação do pwm não influencia dessa forma na tensão de saída. Comece removendo os resistores do pino 1 do ics802, confira eles e aproveite e renova/limpe a cola que fixa eles na placa. Qual a tensão entre pino 1 e 2 desse tl431? Nesse ponto, confirma o valor pra seguirmos o raciocínio. 5,3V estável. Troquei novamente o tl431, mesma coisa. A tensão dos capacitores de filtro fica em apenas 280v o que eu acho estranho. Não deveria ser 390v ? Removi, testei todos os resistores do ics801, removi a cola fixada na pcb, todos normais. Troquei cm806 e o vcc do icm801 estabilizou em 14v. E agora Editado: 22 de Dezembro de 2023 2 anos por Átomos
Postado 22 de Dezembro de 2023 2 anos 8 horas atrás, Átomos disse: A tensão dos capacitores de filtro fica em apenas 280v o que eu acho estranho. Não deveria ser 390v ? Está correto, essa fonte não tem fator de correção de potência (pfc) e terá o valor do pico da tensão ac da rede elétrica. 8 horas atrás, Átomos disse: Removi, testei todos os resistores do ics801, removi a cola fixada na pcb, todos normais. ótimo. 8 horas atrás, Átomos disse: 5,3V estável Indica que está tudo correto com a fonte stand-by. 8 horas atrás, Átomos disse: E agora ? passou despercebido um detalhe do esquema, o pino 19 do conector cn801 influencia diretamente no divisor resistivo do feedback do pvdd. Faremos o seguinte teste. Fonte fora do aparelho (na bancada) _no pc802 uma o pino 3 e 4 com solda e ligue a fonte. Deverá surgir 52v no pvdd. _se não surgir 52v diga a tensão do pino 1do tl431 que trocou.
Postado 23 de Dezembro de 2023 2 anos 12 horas atrás, ohm disse: o pino 19 do conector cn801 influencia diretamente no divisor resistivo do feedback do pvdd. complementando, influencia aumentando o valor do pvdd. O normal é 52v, nunca menor que isso. So terá 63v quando o micro enviar os comandos "VARI_PC_A" e "VARI_PC_B" .
Postado 23 de Dezembro de 2023 2 anos Autor 14 horas atrás, ohm disse: Está correto, essa fonte não tem fator de correção de potência (pfc) e terá o valor do pico da tensão ac da rede elétrica. ótimo. Indica que está tudo correto com a fonte stand-by. passou despercebido um detalhe do esquema, o pino 19 do conector cn801 influencia diretamente no divisor resistivo do feedback do pvdd. Faremos o seguinte teste. Fonte fora do aparelho (na bancada) _no pc802 uma o pino 3 e 4 com solda e ligue a fonte. Deverá surgir 52v no pvdd. _se não surgir 52v diga a tensão do pino 1do tl431 que trocou. Veja q interessante, conforme serigrafia o pc802 na placa está indicando na serigrafia errada. O vcc de ics801 caiu pra 2,,7v Pino 1 do tl431 ics802 2,5 e em loop cai pra 3v e volta e fica nesse ciclo com o jumper nos pinos 3 e 4 do pc802s, agora a fonte pvdd não se acionou, após remover o jumper também não acionou mais Editado: 23 de Dezembro de 2023 2 anos por Átomos
Postado 23 de Dezembro de 2023 2 anos O correto é o indicado acima no esquema. Na placa tem também o pcs802s não é esse. devera surgir alimentação do pwm na seta.
Postado 23 de Dezembro de 2023 2 anos Autor tem razão, peguei uma outra fonte que tá vísivel, e confirmei. Agora vou retificar os testes e já retorno
Postado 26 de Dezembro de 2023 2 anos Autor Bom dia @ohm Feliz Natal, fiz a troca de pc802s, pois qdo fiz o jumper a placa morreu. Após a troca e o jumper nele, surgiu vcc no ics801 porém não tenho pvdd na saída. A tensão do pino 1 do tl431 Editado: 26 de Dezembro de 2023 2 anos por Átomos
Postado 26 de Dezembro de 2023 2 anos Autor A fonte de 5.3v está em loop, constatei isso aferindo o pc801s. Mas isso acionando power on Editado: 26 de Dezembro de 2023 2 anos por Átomos
Postado 26 de Dezembro de 2023 2 anos Feliz Natal. Qual tensão no coletor de qm802 e emissor de qm801? 4 horas atrás, Átomos disse: A fonte de 5.3v está em loop O que quer dizer com loop, ela fica ligando e desligando rapidamente (soluçando)?
Postado 27 de Dezembro de 2023 2 anos Está meio confuso. Vamos atualizar as informações. Em 22/12/2023 às 11:27, Átomos disse: 5,3V estável. Só fica estável se não acionar a fonte? Se ele estiver soluçando isso causa interrupção momentânea na alimentação do ic pwm do chopper do pvdd repercutindo na queda na tensão de saída. 6 horas atrás, ohm disse: Qual tensão no coletor de qm802 e emissor de qm801? ? 5 horas atrás, Átomos disse: Então o pvdd está em chega em 37v? Esse circuito que você mediu é proteção ovp. De ambas fontes. Temos que concentrar na fonte de stand-by. Ela é a base de tudo, não pode flutuar.
Postado 27 de Dezembro de 2023 2 anos Autor Certo, amanhã cedo eu irei conferir, mas acho q vc tá interpretando equivocado. A fonte stby 5,3v só se altera qdo acionado powr on, aí ea fica ligando e desligando o power on, pq se deriva desses 5,3v com o jumper q fiz usando resistor de 33r
Postado 27 de Dezembro de 2023 2 anos Autor @ohmefetuei a troca de todos capacitores de filtro do vcc de cada ci, e acredite: não resolveu, pelo o contrário piorou. Pois o vcc q tava com 14v caiu pra 9v, aí ficou nesse ciclo. Coloquei de lado as duas fontes, e comecei agora a aferir as tensões em stby, e o vcc do icm801 é de 15v, enquanto o vcc de ics801 é de 18v e isso em stby. O que não ocorre como as outras duas placas. O que poderia tá causando essa falha ?
Postado 29 de Dezembro de 2023 2 anos @Átomos boa noite, Desculpa a demora, só agora consegui analisar o esquema novamente. Em 27/12/2023 às 17:21, Átomos disse: não resolveu, pelo o contrário piorou quando a qualidade do capacitor é inferior, principalmente o esr pode acontecer isso mesmo. Em 27/12/2023 às 17:21, Átomos disse: e comecei agora a aferir as tensões em stby, e o vcc do icm801 é de 15v, enquanto o vcc de ics801 é de 18v e isso em stby. sim, o valor esperado é esse, mas ao contrario, na hora de escrever ficou trocado. o icm801 (pwm stand by) terá em torno de 18v; o ics801 (pwm chopper potencia) terá 15v pois tem uma fonte de tensão regulada. Em 27/12/2023 às 17:21, Átomos disse: O que poderia tá causando essa falha ? esses testes são com a fonte na bancada, correto? ocorre falha no feedbak! _a falha a principio está no stand-by. troque Dm803 sem testar, _troque foto acoplador pc801s _coloque cm806 e cm811 de baixa esr _confira fuga cm810 _confira fuga dzm803 _confira dzm852 _por ultimo falha interna no icm801.
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.