Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Mini System Samsung Mx-Fs8000 - Liga sem áudio

Featured Replies

Postado

@ohmPreciso de um help, já fiz tudo que tava ao meu alcance e não consegui encontrar o defeito, esse aparelho liga, mas a tensão pvdd fica em 27v+ e 27-, mas tbm a tensão de 12v e -5 não estão presentes.

Dentro da minha linha de raciocínio cheguei aos 2 ci´s.

icm801 o vcc fica em 9v, esse mesmo vcc vai pro ics801, e ao meu ver está baixo, deveria haver entre 14v ou 15v. Troquei o fotoacoplador pc802s tava ruim, e o capacitor cm811 por desencargo, além disso resoldei a etapa do circuito do icm801

Editado: por Átomos

Postado

Olá,

@Átomos o defeito  do pvdd (26,2v) provável que  você trocou o tl431 e colocou um que a referência de 1,25v. Procure um tradicional. Ou, os resistires do pino 1 do tl431 estão alterados.

Sobre o assunto defeito, como esta a tensão no capacitor cm880?

Postado
  • Autor

@ohm não querido, eu tenho aqui o de 2,5v....e o defeito já existia antes disso. Aí é apenas o relato completo do que foi efetuado.

Postado
2 horas atrás, Átomos disse:

eu tenho aqui o de 2,5v....e o defeito já existia antes disso.

Entendi. Comentei porque o valor é  a metade do esperado. E, aconteceu comigo, um dia inteiro pra descobrir.

2 horas atrás, ohm disse:

Ou, os resistires do pino 1 do tl431 estão alterados.

Enfim,  temos claramente uma falha no feedback. A tensão baixa na alimentação do pwm não influencia dessa forma na tensão de saída. Comece removendo os resistores do pino 1 do ics802, confira eles e aproveite e renova/limpe a cola que fixa eles na placa.  Qual a tensão entre pino 1 e 2 desse tl431?

2 horas atrás, ohm disse:

como esta a tensão no capacitor cm880?

Nesse ponto, confirma o valor pra seguirmos o raciocínio.

Editado: por ohm

Postado
  • Autor
17 horas atrás, ohm disse:

Entendi. Comentei porque o valor é  a metade do esperado. E, aconteceu comigo, um dia inteiro pra descobrir.

Enfim,  temos claramente uma falha no feedback. A tensão baixa na alimentação do pwm não influencia dessa forma na tensão de saída. Comece removendo os resistores do pino 1 do ics802, confira eles e aproveite e renova/limpe a cola que fixa eles na placa.  Qual a tensão entre pino 1 e 2 desse tl431?

Nesse ponto, confirma o valor pra seguirmos o raciocínio.

5,3V estável.

Troquei novamente o tl431, mesma coisa.

A tensão dos capacitores de filtro fica em apenas 280v o que eu acho estranho. Não deveria ser 390v ?

Removi, testei todos os resistores do ics801, removi a cola fixada na pcb, todos normais.

Troquei cm806 e o vcc do icm801 estabilizou em 14v.

E agora  

Postado
8 horas atrás, Átomos disse:

A tensão dos capacitores de filtro fica em apenas 280v o que eu acho estranho. Não deveria ser 390v ?

Está correto, essa fonte não tem fator de correção de potência (pfc) e terá o valor do pico da tensão ac da rede elétrica.

Removi, testei todos os resistores do ics801, removi a cola fixada na pcb, todos normais.

ótimo.

5,3V estável

Indica que está tudo correto com a fonte stand-by.

E agora ?

passou despercebido um detalhe do esquema, o pino 19 do conector cn801 influencia diretamente no divisor resistivo do feedback do pvdd. 

Faremos o seguinte teste. Fonte fora do aparelho (na bancada)

_no pc802 uma o pino 3  e 4 com solda e ligue a fonte. Deverá surgir 52v no pvdd.

_se não surgir 52v diga a tensão do pino 1do tl431 que trocou.

Postado
12 horas atrás, ohm disse:

o pino 19 do conector cn801 influencia diretamente no divisor resistivo do feedback do pvdd. 

complementando, influencia aumentando o valor do pvdd. O normal é 52v, nunca menor que isso. So terá   63v quando o micro enviar os comandos "VARI_PC_A" e "VARI_PC_B" .

Postado
  • Autor
14 horas atrás, ohm disse:

Está correto, essa fonte não tem fator de correção de potência (pfc) e terá o valor do pico da tensão ac da rede elétrica.

ótimo.

Indica que está tudo correto com a fonte stand-by.

passou despercebido um detalhe do esquema, o pino 19 do conector cn801 influencia diretamente no divisor resistivo do feedback do pvdd. 

Faremos o seguinte teste. Fonte fora do aparelho (na bancada)

_no pc802 uma o pino 3  e 4 com solda e ligue a fonte. Deverá surgir 52v no pvdd.

_se não surgir 52v diga a tensão do pino 1do tl431 que trocou.

Veja q interessante, conforme serigrafia o pc802 na placa está indicando na serigrafia errada. O vcc de ics801 caiu pra 2,,7v

Pino 1 do tl431 ics802 2,5 e em loop cai pra 3v e volta e fica nesse ciclo com o jumper nos pinos 3 e 4 do pc802s, agora a fonte pvdd não se acionou, após remover o jumper também  não acionou mais

Postado

IMG_3924.thumb.jpeg.841eedb1902c32123077de7743b3e90f.jpeg

O correto é o indicado acima  no esquema.

Na placa tem também o pcs802s não é esse.

devera surgir alimentação do pwm na seta.

Postado
  • Autor

tem razão, peguei uma outra fonte que tá vísivel, e confirmei. Agora vou retificar os testes e já retorno

Postado
  • Autor

Bom dia @ohm Feliz Natal, fiz a troca de pc802s, pois qdo fiz o jumper a placa morreu. Após a troca e o jumper nele, surgiu vcc no ics801 porém não tenho pvdd na saída.

A tensão do pino 1 do tl431 

Postado
  • Autor

A fonte de 5.3v está em loop, constatei isso aferindo o pc801s. Mas isso acionando power on

Postado

Feliz Natal.

Qual tensão no coletor de qm802 e emissor de qm801?

4 horas atrás, Átomos disse:

A fonte de 5.3v está em loop

O que quer dizer com loop, ela fica ligando e desligando rapidamente (soluçando)?

Postado

Está meio confuso. Vamos atualizar as informações. 

Em 22/12/2023 às 11:27, Átomos disse:

5,3V estável.

Só fica estável se não acionar a fonte? Se ele estiver soluçando isso causa interrupção momentânea na alimentação do ic pwm do chopper do pvdd repercutindo na queda na tensão de saída. 

6 horas atrás, ohm disse:

Qual tensão no coletor de qm802 e emissor de qm801?

?

5 horas atrás, Átomos disse:

image.png.938c3a95551beb7c1f83cc021316c381.png

Então o pvdd está em chega em 37v? Esse circuito que você mediu é proteção ovp. De ambas fontes. 

Temos que concentrar na fonte de stand-by. Ela é a base de tudo, não pode flutuar. 

Postado
  • Autor

Certo, amanhã cedo eu irei conferir, mas acho q vc tá interpretando equivocado. A fonte stby 5,3v só se altera qdo acionado powr on, aí ea fica ligando e desligando o power on, pq se deriva desses 5,3v com o jumper q fiz usando resistor de 33r

Postado
  • Autor

@ohmefetuei a troca de todos capacitores de filtro do vcc de cada ci, e acredite: não resolveu, pelo o contrário piorou. Pois o vcc q tava com 14v caiu pra 9v, aí ficou nesse ciclo. Coloquei de lado as duas fontes, e comecei agora a aferir as tensões em stby, e o vcc do icm801 é de 15v, enquanto o vcc de ics801 é de 18v e isso em stby. O que não ocorre como as outras duas placas. O que poderia tá causando essa falha ?

Postado

@Átomos boa noite,

Desculpa a demora, só agora consegui analisar o esquema novamente.

Em 27/12/2023 às 17:21, Átomos disse:

não resolveu, pelo o contrário piorou

quando a qualidade do capacitor é inferior, principalmente o esr pode acontecer isso mesmo.

e comecei agora a aferir as tensões em stby, e o vcc do icm801 é de 15v, enquanto o vcc de ics801 é de 18v e isso em stby.

sim, o valor esperado é esse, mas ao contrario, na hora de escrever ficou trocado. o icm801 (pwm stand by) terá em torno de 18v; o ics801 (pwm chopper potencia) terá 15v pois tem uma fonte de tensão regulada.

O que poderia tá causando essa falha ?

esses testes são com a fonte na bancada, correto? ocorre falha no feedbak!

_a falha a principio está no stand-by. troque Dm803 sem testar,

_troque foto acoplador pc801s

_coloque cm806 e cm811 de baixa esr

_confira fuga cm810

_confira fuga dzm803

_confira dzm852

_por ultimo falha interna no icm801.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.