Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Samsung 300E Placa Scala 3-14CRV REV.1.2 Não liga nem os leds sem tensão alguma

Avalie este tópico:

Edinaldo Oliveira

Posts em destaque

boa tarde galera bom eu estou com duas maquinas dessas na minha bancada Samsung 300E Placa Scala 3-14CRV REV.1.2

ambas não ligam ja Ressoldei o I/O e nada fui para as medições as mesmas estão passando os 19 volt, nos contatos da bateria eu só

encontro 1.4volt no mosfet comutador também medir as bobinas de 3 e 5 volt as mesmas estão totalmente zeradas nenhum componente aquecendo  peço ajudar aos amigos se alguém já pegou essa bronca eu peço algumas dicas pois o cliente tem pressa no equipamento.

obs:bios do equipamento ja foi regravada em outra assistência a mesma também esta zerada não encontrei os 3,3 volt o que de fato ok.

Plcaca_Samsung_300E_2.jpg.d43115f3ff243e3df830b27a84f02976.jpg

Plcaca_Samsung_300E.jpg.3515298d2929f9e74bda57fd08637e48.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom amigo no primeiro fet do lado esquerdo encontrei os 19volt normal no segundo que fica ao lado dele

o fet se encontra-se zerado nada de tensão ja no 3 fet também zerado e no 4 e 5 também nada de tensão os mesmo nem oscilam

ja no CI que vc citou aparece a tensão de 1.4 volt e 0,1 volt e nos transistores ou diodos não dar para saber o que são pois eles estão sem serigrafia na placa também se encontram zerados alguma dica......

Link para o comentário

Bom amigo no primeiro fet do lado esquerdo encontrei os 19volt normal no segundo que fica ao lado dele

o fet se encontra-se zerado nada de tensão ja no 3 fet também zerado e no 4 e 5 também nada de tensão os mesmo nem oscilam

ja no CI que vc citou aparece a tensão de 1.4 volt e 0,1 volt e nos transistores ou diodos não dar para saber o que são pois eles estão sem serigrafia na placa também se encontram zerados alguma dica......

Você tem q sacar eles da placa (atentando para as posições) e fazer o teste de chaveamento. Com certeza o problema está bem ai nos fets de entrada.
Link para o comentário

Amigo como esta chegando os 19 V no fet citado voce pode medir a saida deste fet se não der nada desative a saida de tenção dele e veja o que acontece se aparecer tençaõ nas pernas ou filamentos de saida ai tem curto nos componentes depois da saida deste fet ou pode ser o proprio fet do lado que esta em curto. Depois deste teste se nao der tenção de saida remova este fet e faça o teste de chaveamento mas eu acho que e curto em algum componente vai vendo voce deve achar ele deve ser um fet!!!

Link para o comentário

Bom dia Edinaldo Oliveira, como está?

Vamos lá,

primeiro passo sem dúvida seria verificar curto na placa, pelo que entendi poucas tensões foram encontradas.

Para isso, multímetro na escala de 200 ohms, ponta preta no terra e ponta vermelha meça todas as bobinas da placa (se apresentar em alguma delas valor igual ou inferior a 6 ohms, então temos um curto).

Caso a placa não esteja em curto, ou seja, as bobinas estejam apresentando resistências normais, então somente alimente a placa, plug a fonte no jack e faça as seguintes medições (estou levando em consideração que a fonte e o jack já foram testados e também não foram encontradas tensões nas bobinas L11 (5V) e L10 (3.3V)):

CI U530:

Terminal 16 (Alimentação do CI - VIN):

Terminal 23:

Terminal 6:

Terminal 1:

Terminal 17:

Terminal 18:

Vale lembrar que essas medições devem ser feitas com ponta agulha do multímetro para não danificar o componente.

Poste o resultado para continuarmos com a análise.

Link para o comentário

Amigo o jamper e uma otima ideia mas primeiro tem que ver se tem curto na linha do fet senão va torrar tudo. pode tambem injetar tenção com uma fonte variavel o o ninja fumegation e ver se esquenta alguma coisa !! Mas acho que e melhor ir isolando os componentes ate achar o curto.

E tambem testar a frio na escala de homs para ver se acha curto!! Se ajudar da um joinha

Link para o comentário

• 8 meses depois...

Amigo testa esses componentes que sinalizei ai na imagem. VÊ se estão todos ok, chaveando direitinho. Quase certo que algum deles está com problema. Testa tbm esse ci que sinalizei em azul.

Bom dia Amigo, desculpe ressuscitar o tópico, mas é que estou com uma placa idêntica aqui morta, nos componentes que vc pediu pra medir o único que está estranho é o fet da direita, olhando a foto nos que estão em par, sem ser o da borda da placa, mais no centro, ele do lado esquerdo chega 3.3v mas do lado direito do fet está zerado, o que pode ser?

Link para o comentário

Amigo testa esses componentes que sinalizei ai na imagem. VÊ se estão todos ok, chaveando direitinho. Quase certo que algum deles está com problema. Testa tbm esse ci que sinalizei em azul.

Bom dia Amigo, desculpe ressuscitar o tópico, mas é que estou com uma placa idêntica aqui morta, nos componentes que vc pediu pra medir o único que está estranho é o fet da direita, olhando a foto nos que estão em par, sem ser o da borda da placa, mais no centro, ele do lado esquerdo chega 3.3v mas do lado direito do fet está zerado, o que pode ser?

Opa amigo será um prazer te ajudar mas antes crie um tópico com o problema que a ajuda será inclusive maior. Fico no aguardo.

Link para o comentário

Opa amigo será um prazer te ajudar mas antes crie um tópico com o problema que a ajuda será inclusive maior. Fico no aguardo.

Amigo fiz o tópico, dá uma olhada lá por favor

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

obrigado

Link para o comentário

• 3 meses depois...

Amigo, antes de fazer um jamper no fet que chega 19 V para o outro lado dele no sorse. injeta tenção depois dele com um ninja fumegation com lampada de farou de carro . Ai se nenhum curto for encontrado faça o jumper no fet para passar os 19 V para o outro lado dele !! Este fet que chega 19V deve estar com defeito ou então o circuito de proteção dele mas se você fizer o jamper ja da pra funcionar a placa

Injeta tenção primeiro so pra ver se algum componente esquenta demais ai se não esquentar pode faser o jamper. Ai se ele funcionar voce testa o fet se o fet estiver ok voce tem que pegar o esquema e medir todo o circuito de proteção do fet ok pra achar o culpado eu ja arrumei algumas placas assim no inicio eu deixava o jamper mesmo mas agora eu troco o componente defeituoso

Link para o comentário

• 1 mês depois...

Bom dia amigo

Normalmente eu resolvo esse problema ressoldando os indutores perto do DC Jack da placa. Se você medir com o multímetro perceberá que um deles apresenta de um lado 19v e do outro entre 3V e 6V isso devido ao mal contato da solda, então ressoldando os mesmos você terá a tensão de 19V na saída dos dois indutores.

Espero ter ajudado :)

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...