Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Som Sony MHC-GPX7 - Entrando em proteção E03

Avalie este tópico:

Posts em destaque

• 1 mês depois...

@ohm Boa noite. Desculpa te incomodar, só queria relatar que quando o som funciona, na trilha do anodo do zener D1408 eu tenho 0.16v, mas quando da protect E03 eu tenho 3.5v mais ou menos, eu já verifiquei e a tensão não está vindo do catodo dele, já que em funcionamento eu tenho 6.4v e com protect e03 a mesma coisa. Ele é um zener de 6.8v. Interessante é que no esquema diz no Q1402 que tem 3.5v ali, mas com ele em funcionamento eu não tenho essa tensão e nem devo, será que essa é a tensão que ativa a proteção que o esquema está mencionando? Faria sentido já que realmente eu tenho mais ou menos essa tensão com protect E03.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O símbolo "/" no inicio /amp-sd significa que é ativado amplificador shutdown em nível baixo, ou seja, amplificador desligado em zero volt.

Nao podemos ter 3,5v na base (anodo d1408). Se a tensão no cátodo ficar acima de 6,8 é ativado a proteção por falha na fonte. Se o anodo do d1408 esta em 3,5v, catodo abaixo de 6,8v significa que o q1460 ou q1475 estão conduzindo ou com fuga.

Link para o comentário

34 minutos atrás, ohm disse:

Qual o valor da tensão em cada terminal de cada um deles em relação ao gnd.

Só consegui medir a base do Q1460, que deu 4.78v, desceu até -1.15v e subiu a 0v. Depois quando fui medir o emissor do Q1460, ao colocar a ponteira do osciloscópio e ligar o som, ele ligou... Que eu lembre não é a primeira vez que isso acontece, que eu vou medir e o som liga, acho que foi nesse emissor mesmo ou na base do Q1402 que eu medi ontem e o som ligou também, mas ai apresentou protect E01 depois, e hoje depois do Please Wait, o som apresentou E01 também, ele tá sem aquela bandeja que coloca os discos, pode ser por isso o E01?   

Editado: por MarceloRibeiro94
Link para o comentário

Em 26/06/2024 às 20:34, MarceloRibeiro94 disse:

desceu até -1.15v e subiu a 0v

Na base dele, transistor pnp tem que ter próximo da tensão do emissor. Por isso a proteção está sendo acionada. 

Confira d1409 e a tensão seu anodo (relação ao gnd). 

Confira q1401 também 

Editado: por ohm
Link para o comentário

1 hora atrás, ohm disse:

Confira d1409 e a tensão seu anodo (relação ao gnd). 

Confira q1401 também 

Olá, boa tarde. Muito obrigado por me ajudar :) é a primeira vez que pego um som da Sony desse estilo, então tá sendo bem complicado para mim. Em relação ao D1409, em seu anodo tem -7.75v, no Q1401 , em seu coletor tenho o mesmo comportamento da base do Q1460, tensão sobe a 4.8v, desce a -1.15v e sobe a 0v novamente. Na base e emissor do Q1401 tem -52.22v. 

Link para o comentário

10 horas atrás, MarceloRibeiro94 disse:

Não estou entendendo uma coisa, essa tensão de 4.9v que tem nessa trilha do Q1401 até a base do Q1460 não vem do coletor do Q1401, correto?

Não. A tensão de 4,9 vem do emissor do q1460.

10 horas atrás, MarceloRibeiro94 disse:

Se ambos, base e emissor tem a mesma tensão, então não tem como o Q1401 conduzir.

correto. ele esta em corte.

Em 28/06/2024 às 13:33, MarceloRibeiro94 disse:

Em relação ao D1409, em seu anodo tem -7.75v,

é suficiente paro o d1409 conduzir, deveria ser abaixo de -6,8v. Ele conduzindo fará com que a tensão no coletor do q1402 (transistor lado esquerdo) tende ao zero ou tensão negativa, que por sua vez surgirá tensão no coletor de q1460 e consecutivamente polarizando a base do transistor q1402 (lado direito) jogando o sinal /amp-sd-fast ao nível baixo ativando a proteção.

Enfim, veja porque a tensao no anodo do1409 esta maior que -6,8v.

Link para o comentário

@ohm Boa noite. Retirei os três diodos (D1444, D1449 e D1443) para testes com o multímetro analógico, estão todos bons, na placa eles conduzem levemente na polaridade inversa, mas fora não. Pelo que olhei no esquema, são eles que estão conectados ao D1409, e como estão bons eu não sei o que pode ser, o D1449, D1443 e D1444 estão com seus anodos na trilha do D1409, então pelo que sei não deveria vir tensão do lado oposto, então dá onde está vindo essa tensão negativa? 

Link para o comentário

29 minutos atrás, MarceloRibeiro94 disse:

então dá onde está vindo essa tensão negativa? 

essa tensão negativa vem dos divisores de tensão que monitoram -VL, -VH e fonte de -5v.

Confira com atenção os resistores que irei passar a referência. Se for smd limpe a cola. Remova um por vez da placa para não misturar. Se for smd não demore muito na solda.

r1744

r1447

r1710

r1711

r1707

r1706

Por fim, confira tensão de -5,1v no capacitor 1437.

• Joinha 1
Link para o comentário

@ohm Retirei todos e limpei a cola, estão todos bons, exceto pelo R1711 que teve um dos pad's arrancados quando retirei, acredito que ele estava bom também, o local na qual ele está soldado é muito ruim para usar soprador por conta do conector plástico dos fios que vem da fonte (não tem como retirar ele, é preso infelizmente). A minha fita laranja anti calor é muito ruim, é só de aplicar calor na região que ela já descola, então tive de retirar com o ferro de solda mesmo. Já encontrei outro de 150k que está OK, mas em relação aos outros, todos bons. 

Link para o comentário

22 minutos atrás, ohm disse:

Voce continua tendo falha no monitoramento da tensão negativa. Nesse ponto nao pode ser superior o -6,8v. 

Oi, bom dia. Sim, provavelmente ainda tenho a falha, não coloquei os três diodos e o novo resistor no lugar ainda para verificar. Minha dúvida sobre o transistor da pergunta acima é porque ele que é responsável por alimentar o pino 5 e 6 dos IRS, e como eu tive E01 algumas vezes também eu estou suspeitando dele. Já tinha verificado e quando o som funciona eu tenho PWM em todas as saídas, ou seja, é aleatório esse E01, podendo ser falha naquele transistor. Só para não restar dúvidas para mim, esse falha da tensão negativa causada na trilha do D1409 pode acionar a E01 também?  

Link para o comentário

@ohm Recoloquei os três diodos e o resistor no local. O som ligou sem dar protect e tá ligado no momento e funcionando. Agora a minha dúvida é: Será que eu não coloquei algum componente que foi retirado antes incorretamente, como os resistores e isso tá desabilitando a proteção, ou realmente essa retirada e soldagem resolveu o problema. Pelo que vi eu soldei corretamente os componentes. 

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
Em 04/07/2024 às 15:42, MarceloRibeiro94 disse:

ou realmente essa retirada e soldagem resolveu o problema. Pelo que vi eu soldei corretamente os componentes. 

A cola interfere muito em componente smd. Basicamente são divisores de tensão que trabalha com tensão próxima de 50v. Sim, só remover e limpar pode resolver. 

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...