Postado 13 de Junho de 2024 1 ano TV quando desliga não tem o standby, o CI que é responsável pela geração da tensão de standby não possui a tensão de enable, consequentemente não gerando os 5.6v em sua saída. Cheguei até um divisor de tensão do primário na qual está tendo quedas de tensões entranhas do resistore R7396 até o R7399, já os retirei e limpei a cola, aparentemente todos estão bons. A tensão que entra no R7396 é de 96v e sai 31v, enquanto que no restante dos resistores tem uma queda muito mais abaixo que isso. Todos os resistores são de mesmo valor (2.2M). Na saída do R7399 tenho 0.34v, insuficiente para fazer o mosfet Q7313 conduzir corretamente. Alguma ajuda?
Postado 14 de Junho de 2024 1 ano Ola, @MarceloRibeiro94 talvez a falha nao seja nesse divisor de tensão que monitora a rede ac. Provavelmente q7202 esta saturado, são dois transistores em um invólucro. Ele monitora a tensão no capacitor grandão do primário através de um divisor resistivo e diodo zener. _confira zener d7207 (fuga nele causa isso) _o próprio q7202 _confira também os resistores r7140, 7241, 7242, 7219, 7243 (remova um de cada vez para nao troca-los)
Postado 14 de Junho de 2024 1 ano Autor @ohm Boa noite. Obrigado pela ajuda, a placa resolveu funcionar do nada agora 😅 precisa ter 1.41v no gate daquele transistor para que o opto conduza corretamente. Retirei o diodo zener e o duplo transistor, ambos parecem estar bons. Retirei os resistores e limpei a cola também, todos estão bons. Agora é esperar pra ver se ela vai dar crepe de novo.
Postado 15 de Junho de 2024 1 ano Divisor de tensão que trabalha com valores elevados e componentes smd são absurdamente sensíveis a falhas. As vezes só uma limpeza já resolve. Obs- teste bastante ela, mas acredito que tenha resolvido.
Postado 15 de Junho de 2024 1 ano Autor OK, vou deixar ela em teste por bastante tempo e dou um retorno aqui.
Postado 15 de Junho de 2024 1 ano Autor @ohm Boa noite. Depois de umas 6h ligada ela se desligou e não quis ligar mais, passou-se uns 20 minutos e tentei ligar de novo, ai ela ligou. Na minha resposta anterior quando eu disse que ela se ligou do nada, foi antes de eu verificar os resistores e o transistor, inicialmente retirei o zener e coloquei um de 1W, ai a placa funcionou o standby, mas ao recolocar o original smd ela funcionou também. Então creio que não tenha sido a troca do zener que fez ela funcionar. Mesmo com ela funcionando o standby eu retirei o transistor e os resistores para verificação. Infelizmente ela continua se desligando 😕 Editado: 15 de Junho de 2024 1 ano por MarceloRibeiro94
Postado 16 de Junho de 2024 1 ano vamos tentar isolar a malha que esta causando o defeito. Liga ela sem o diodo d7202 e veja se o defeito apresenta. Editado: 16 de Junho de 2024 1 ano por ohm
Postado 16 de Junho de 2024 1 ano Autor @ohm Boa noite. Retirei o diodo e a fonte voltou o standby, mas novamente ao colocar o componente de novo o standby permaneceu. Só ligar a fonte fora da tv sem armar ela o defeito demora para aparecer (eu acho, nunca testei) ou pode nem aparecer, conectando na TV pode aparecer rápido, tem aparecido bem rápido depois das 6h ligada. Se eu entendi direito sua reposta, era só ligar a fonte na rede sem armar ela ou conectar a TV. Editado: 16 de Junho de 2024 1 ano por MarceloRibeiro94
Postado 16 de Junho de 2024 1 ano Testar a fonte na tv, mas sem o diodo pra ver se o defeito apresenta.
Postado 16 de Junho de 2024 1 ano Autor @ohm Mas vai funcionar? Quando tirei aquele diodo percebi que algumas tensões ficaram "descontroladas", a dos 177v foi uma, ela ia a 210v oscilando. Desculpa a ignorância, é só por duvida mesmo, aquele diodo não é responsável por setores importantes da fonte e sem ele a TV vai funcionar corretamente? Novamente, desculpa qualquer coisa. Editado: 16 de Junho de 2024 1 ano por MarceloRibeiro94
Postado 16 de Junho de 2024 1 ano 30 minutos atrás, MarceloRibeiro94 disse: ela ia a 210v oscilando Isso no capacitor eletrolítico grande do primário ? 31 minutos atrás, MarceloRibeiro94 disse: Desculpa a ignorância, é só por duvida mesmo, aquele diodo não é responsável por setores importantes da fonte e sem ele a TV vai funcionar corretamente? Pelo contrário, estamos todos aprendendo. volte o diodo e me fale a tensão em cada pino dele em relação o gnd do primário. Obs- Sempre muito cuidado pra não fechar algum curto manipulando a fonte.
Postado 16 de Junho de 2024 1 ano Autor @ohm Olá. Segue as tensões na imagem abaixo. Essas tensões são com o standby funcionando. Sobre a oscilação nos 177v, sim, ocorria no capacitor principal do primário. Editado: 16 de Junho de 2024 1 ano por MarceloRibeiro94
Postado 16 de Junho de 2024 1 ano Boa noite. Acredito que o defeito este na condução desse transistor. Por algum motivo, talvez a tensão no ponto indicado pela seta chegue ou passe de 7,5v. O normal é abaixo de 7v. Monitore a tensão onde indica na seta e na base do transistor no momento do defeito.
Postado 16 de Junho de 2024 1 ano Autor @ohm Boa noite. Você está corretíssimo, o defeito se encontra naquela trilha da seta onde você apontou. Com standby ali tem 2.4v, fui medir de novo com a TV ligada e ela se desligou e a tensão ali subiu para 7.5v como você disse. Na base do transistor com o standby ativo eu tenho 0v, e sem o stdby eu tenho 0.7v. O problema é que já verifiquei o diodo zener de 6.8v, ele não apresenta fuga, testei o DSO-TC3 e acusou um zener de 6.8v. Quando fui medir a tensão no catodo do diodo D7208 a TV desligou, qualquer coisa que eu encoste ali ela se desliga e a tensão vai a 7.5v, não tenho como medir a tensão ali com ela funcionando aparentemente. Editado: 17 de Junho de 2024 1 ano por MarceloRibeiro94
Postado 17 de Junho de 2024 1 ano Estamos progredindo. 11 horas atrás, MarceloRibeiro94 disse: não tenho como medir a tensão ali Tente medir no anodo do D7208
Postado 18 de Junho de 2024 1 ano Autor 19 horas atrás, ohm disse: Estamos progredindo. Tente medir no anodo do D7208 Boa noite. Desculpa a demora para dar um retorno. Desde a última edição da minha última mensagem acima a TV está ligada e funcionando. O que eu fiz que por um acaso deixou ela ligada até agora foi refazer a solda do diodo D7208 e retirar a cola do resistor de 4.7k que existe na mesma linha, a TV ainda desligava ao encostar algo metálico nessa trilha, mas então eu decidi deixar ela ligada para que quando apresentasse o problema eu pudesse verificar se realmente tinha 7.5v naquela trilha, já que os 7.5v eu encontrei quando eu desligava a TV ao encostar algo metálico, não quando ela mesma se desligava. Até o momento tá funcionando perfeitamente. Caso ela se desligue irei reportar aqui, muito obrigado pela ajuda até o momento Editado: 18 de Junho de 2024 1 ano por MarceloRibeiro94
Postado 19 de Junho de 2024 1 ano Autor @ohm Bom dia. Resolvi fazer um teste ontem e desligar ela por algumas horas e ligar novamente, hoje após passadas 8h ligadas de novo ela se desligou. Com ela assim no anodo eu tenho 2.88v e no catodo 7.5v, então realmente mesmo com ela se desligando ela fica com 7.5v no catodo do diodo. Com a TV funcionando eu consigo medir no anodo do D7208 e tenho 6.58v.
Postado 19 de Junho de 2024 1 ano troque o d7207 mesmo passando no teste (zener 6,8v). troque q7202 mesmo passando no teste. Se mesmo assim nao resolver, troque o r7231 de 100k para 10k. 9 horas atrás, MarceloRibeiro94 disse: no anodo eu tenho 2.88v significa que a falha nao esta sendo causada pelo divisor de tensão que monitora o pfc.
Postado 23 de Junho de 2024 1 ano Autor Em 19/06/2024 às 19:52, ohm disse: troque o d7207 mesmo passando no teste (zener 6,8v). troque q7202 mesmo passando no teste. Coloquei um zener de 1w para teste e já encomendei o IMZ1A, só vai demorar um pouco para chegar.
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.