Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Placa mãe H81M-K não liga, cooler gira e para

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Peguei esta placa e ela não liga, só gira o cooler apenas uma vez e nada faz, já regravei a bios e nada.

Fiz aquele esquema de jumpear direto pra ver se algum componente esquentava e esse capacitor estourou, fiz a troca. E continua..

com o 12v desconectado lá de cima do processador, continua o mesmo problema, so gira um pouco e para.

470uf 16v foi o capacitor que estourou. já troquei, e quando tento iniciar, o novo já trocado esquenta um pouco. Fica na mesma coisa. Alguém já pegou esse problema?

 

obs: já testei com outras memórias, fonte. 

image.thumb.png.bbfa8b3f118386540edbeb935295419e.png

Editado: por samwelsennen
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • samwelsennen alterou o título para Placa mãe H81M-K não liga, cooler gira e para
37 minutos atrás, Rogerio Nascimento disse:

@samwelsennen , postagens com CapsLock ativado é contra as regras do fórum. Corrige ai por gentileza.

Veja essa linha onde está o capacitor é um provável curto.

 

 

Já removi e testei todos esses capacitores, todos ok, e coloquei de volta, um deles é até smd, e também está em curto. Não achei ainda oque tá causando o curto neles...

 

image.thumb.png.deda810a975c4e291e9e2b36d66a6f68.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@samwelsennen , o curto está na linha, pode ser qualquer componente que esteja nela, não necessariamente um capacitor. 

Injete tensão na linha e veja se algum componente esquenta. Tens fonte de bancada? Não plugue a fonte ATX, assim qualquer capacitor que colocar vai estourar. Tem que achar quem está causando o curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Rogerio Nascimento disse:

@samwelsennen , o curto está na linha, pode ser qualquer componente que esteja nela, não necessariamente um capacitor. 

Injete tensão na linha e veja se algum componente esquenta. Tens fonte de bancada? Não plugue a fonte ATX, assim qualquer capacitor que colocar vai estourar. Tem que achar quem está causando o curto.

Bom dia, no momento sem fonte de bancada. A continuidade do outro lado desses capacitores está em 010.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@samwelsennen , sem a fonte fica mais difícil achar quem está colocando a linha em curto. Tu podes fazer uma fonte fumegation. Uma adaptação de fonte atx pra auxiliar nisso enquanto não tem uma fonte de bancada.

Procura aqui no fórum tem uns tópicos sobre o assunto e também no youtube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@samwelsennen , o processo é bem simples tem umas mais elaboradas, porém eu me virava com uma simples. Consiste em soldar no fio preto (terra) uma lâmpada de 12V, essas de farol de carro, fazer um curto no fio verde (good) e as saidas vermelha (5V), amarela(12V) e laranja (3V).

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@samwelsennen 

seu tópico foi movido para a área correta »

 

Como criar seu tópico na área correta?    

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Pela foto, ficou difícil de ter ctza mas acho que a serigrafia dessa placa marca a polaridade invertida, a marcação identifica o positivo e não o negativo desses capacitores, da uma olhada, tem varias ASUS que são assim.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Rods disse:

@samwelsennen 

seu tópico foi movido para a área correta »

 

Como criar seu tópico na área correta?    

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Pela foto, ficou difícil de ter ctza mas acho que a serigrafia dessa placa marca a polaridade invertida, a marcação identifica o positivo e não o negativo desses capacitores, da uma olhada, tem varias ASUS que são assim.

Pois num é mesmo amigo, eu tinha tirado uma foto antes de testar os capacitores, e recoloquei seguindo a serigrafia da placa que estava mesmo ao contrário. Vou recolocar pra ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de realizar a inversão dos capacitores e troca do que tinha estourado, e agora não aquece mais, porém ainda não liga, só dá uma girada no cooler e para. Fui testar a bios, e vi que ela apaga rapidamente, isso não é normal, com certeza com defeito. Tenho uma aqui não sei se é compatível gravei nela e nao foi.
A BIOS (chip) que tá nela é o GD25B64BPIG, a que tenho aqui é o 25Q64FVAIG. Será que esse chip que tenho aqui dá certo?

Editado: por samwelsennen
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Rogerio Nascimento disse:

@samwelsennen , tenta ligar a placa sem a alimentação do processador e veja se o cooler gira. Se sim, tem algo errado na alimentação do processador.

Sem a alimentação do processador a mesma coisa, gira e para. Acabei de encontrar esse mosfet em curto total, retirei, estou sem para repor, vou ver se consigo um.

image.png.a7269ec2ff2346223c803be7d5cc5771.png

 

 

 REF dele:

 image.thumb.png.e5f2f4c1fa2680694b2c4388d5723d63.png

 

 

Alguém já pegou com ele em curto, e se afetou outros componentes? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Rogerio Nascimento disse:

@samwelsennen , não havia visto que tinha testado sem alimentação dos 12V. Com relação ao mosfet, se ele foi a causa do curto, quase sempre só ele é afetado, mas precisa ver se tem mais algum outro. Veja se ainda continua o curto na placa após a remoção dele.

O curto não tem, só acusa o curto quando conecta a fonte de alimentação, entre o gnd e 3v, deve ser normal né? sem a fonte fica 057 de resistência o 3v.

Agora, samwelsennen disse:

O curto não tem, só acusa o curto quando conecta a fonte de alimentação, entre o gnd e 3v, deve ser normal né? sem a fonte fica 057 de resistência o 3v.

Com a fonte conectada fica 010 a resistência, entre gnd e 3v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@samwelsennen . Vamos ver uma questão aqui: O que você entende como curto? Pergunto isso pra poder traçar uma rota de analise junto com você sobre o problema.

Mas antes de receber sua resposta, adianto: num curto, digamos absoluto, toda a corrente que opera no circuito vai ser "drenada" por ele e com isso deixando o sistema inoperante. Então, curto não é normal em nenhuma linha de tensão. Baixa resistência não é um curto, mas dependendo do circuito e ou componente pode representar um curto, ou seja, um componente que deveria ter uma resistência maior e não tem, ele está causando o problema, drenando mais corrente que deveria.

Editado: por Rogerio Nascimento
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Rogerio Nascimento disse:

@samwelsennen . Vamos ver uma questão aqui: O que você entende como curto? Pergunto isso pra poder traçar uma rota de analise junto com você sobre o problema.

Mas antes de receber sua resposta, adianto: num curto, digamos absoluto, toda a corrente que opera no circuito vai ser "drenada" por ele e com isso deixando o sistema inoperante. Então, curto não é normal em nenhuma linha de tensão. 

Entendo, porém todas as fontes que vi até hoje possuem resistência baixa entre o gnd e 3v. Você mesmo pode verificar em qualquer uma. 021, 025.. ou mais ou menos isso. Então na placa sem a fonte dá uma resistência de 057, que pode não ser considerada curto, então ao conectar a fonte a resistência cai mais ainda.

Só corrigindo que a resistência cai mais ainda, ficando em 010, então seria viável analisar se esse valor seria ou não curto, já vi casos de componentes com resistência 007 não teria curto... 

 

Então continuando, você já pegou esse problema referente a esse mosfet? era só ele? ou atingiu chipset?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@samwelsennen . Você não pode verificar se um circuito está em curto ou não levando em consideração outro circuito. É o que está fazendo quando atrela a sua análise a fonte de alimentação. Bem na boa aqui: sugiro que procure mais um pouco de informação sobre circuitos, curtos etc.

Sobre a sua ultima pergunta: Mosfets dão defeitos, entram em curto e pode ou não afetar outros componentes. Então pra sua pergunta não há uma resposta, pois os defeitos em circuitos eletrônicos não seguem um padrão, são dinâmicos. O que eu digo é que existe sim sintomas iguais pra muitas causas deferentes e ai entra a analise da coisa.

Editado: por Rogerio Nascimento
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...