Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido All In One Dell Optiplex 3011, Placa Mãe 12064-1 Faltando Tensão no Chip da Bios

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Boa Noite Amigos, Estou com um All in One Optiplex 3011 da Dell modelo da placa é a 12064-1, o problema é que não liga, porem ao fazer a analise básica, temos alimentação primaria 5 e 3 volts nas bobinas, porém não está chegando tensão na Bios, porém analisando e fazendo testes algumas vezes conectando e desconectando a placa da da fonte de alimentação a maquina voltou a ligar, ao desligar e verificar a tensão na bios a mesma estava presente, porém com pouco tempo já entrava em falha novamente, não consegui esquema eletrico da placa e não consigo baixar por aqui pois ainda não tenho creditos. queria verificar o circuito que alimenta a bios porém estou sem recursos e faltando tambem um pouco de conhecimento! conta com ajudo dos amigos de bancada!!! 

Editado: por Luan_kak
Correção do Tópico
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Luan_kak disse:

Boa Noite Amigos, Estou com um All in One Optiplex 3011 da Dell modelo da placa é a 12064-1, o problema é que não liga, porem ao fazer a analise básica, temos alimentação primaria 5 e 3 volts nas bobinas, porém não está chegando tensão na Bios, porém analisando e fazendo testes algumas vezes conectando e desconectando a placa da da fonte de alimentação a maquina voltou a ligar, ao desligar e verificar a tensão na bios a mesma estava presente, porém com pouco tempo já entrava em falha novamente, não consegui esquema eletrico da placa e não consigo baixar por aqui pois ainda não tenho creditos. queria verificar o circuito que alimenta a bios porém estou sem recursos e faltando tambem um pouco de conhecimento! conta com ajudo dos amigos de bancada!!! 

Antes de mexer em qualquer coisa, tentou atualizar  e ou reparar o BIOS dela, pois já pegamos duas máquinas iguais a sua e com este mesmo problema, e primeiramente fizemos a atualização do BIOS e o problema foi resolvido.   No seu caso não custa tentar antes de sair mexendo em tudo. abaixo segue o link do BIOS para poder fazer uso nesta reparação

Boa Sorte   :)

Editado: por Maru
Link para o comentário

Mauru, é uma das primeiras coisas que faço é regravar a Bios, mais acho que não vem ao caso, pois como citei na minha pergunta a placa está com uma ausencia de tensao na Bios então acho que é perca de tempo regravar a bios, e a mesma quando chega a tensao no chip da bios liga com imagem!! obrigado pela dica!!! 

@Luan_kak @Maru @Maru é uma das primeiras coisas que faço é regravar a Bios, mais acho que não vem ao caso, pois como citei na minha pergunta a placa está com uma ausencia de tensao na Bios então acho que é perca de tempo regravar a bios, e a mesma quando chega a tensao no chip da bios liga com imagem!! obrigado pela dica!!! 

Link para o comentário

• Luan_kak alterou o título para All In One Dell Optiplex 3011, Placa Mãe 12064-1 Faltando Tensão no Chip da Bios

@Luan_kak , obrigado em ajudar a manter o forum organizado! Mano, não tem esquema disponível pra esse equipamento, então, tem que analisar seguindo os sinais de start do equipamento.

Pelo seu relato, esse chip BIOS só vai receber alimentação mesmo quando a placa ligar. A placa só tem um chip BIOS correto? Veja se o SIO dessa placa pode ser regravado. Qual o modelo de super I/O dessa placa?  

Editado: por LEONTEC
Link para o comentário

12 horas atrás, LEONTEC disse:

@Luan_kak , obrigado por ajudar a manter o forum organizado! Mano, não tem esquema disponível pra esse equipamento, então, tem que analisar seguindo os sinais de start do equipamento.

Pelo seu relato, esse chip BIOS só vai receber alimentação mesmo quando a placa ligar. A placa só tem um chip BIOS correto? Veja se o SIO dessa placa pode ser regravado. Qual o modelo de super I/O dessa placa?  

Veja também se o Super I/O tem os 3 volts dele, pois se ele não o tiver também não irá funcionar ok.

Boa Sorte    :)

Link para o comentário

Em 15/07/2024 às 21:22, Luan_kak disse:

o problema é que não liga

Aqui você informa que a placa não liga, e que não chega tensão no chip BIOS. Se a tensão que alimenta o BIOS_MAIN só vai subir depois do start da placa, não vai adiantar regravar esse BIOS. Se a placa estivesse ligando permanecendo ligada sem vídeo, geralmente regrando o BIOS-MAIN resolver o problema do vídeo.

Em 15/07/2024 às 21:22, Luan_kak disse:

conectando e desconectando a placa da da fonte de alimentação a maquina voltou a ligar, ao desligar

Pode ser somente um problema no circuito de entrada. Antes de realizar esse procedimento de regravação do BIOS, analise o problema quando a placa não ligar. Pelo Ci do circuito das fontes 3.3v e 5V e pelo SIO, já conseguimos entender os sinais de start iniciado pelo botão liga e desliga. 

• Joinha 1
Link para o comentário

@LEONTEC reparo finalizado com sucesso!!! Créditos a um Técnico lá da cidade de Sao José do Egito -PE, Paulo o nome dele, peguei uma dica de um reparo que ele postou, estava com o mesmo Problema em um notebook e com auxilio do osciloscópio achou a falha em 2 capacitores de filtro no circuito que alimenta o c.i da bios. Fiz o teste no All in One e deu super certo!!!! 

IMG_2624.jpeg

IMG_2625.jpeg

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...