Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Caixa ativa-lexsen-lps15a-identificação de componente

Avalie este tópico:


Posts em destaque

@ohm esse caixa ao aumentar volume ela baixa o volume de uma vez,fica negando potência,investiguei e vi que é um J-FET em curto.porém eu n consegui achar outro pra colocar no lugar,na verdade pelo código eu n sei se realmente é um J fet ou um transistor,posso colocar qual no lugar dele???

 

IMG_1530.jpeg

IMG_1533.jpeg

IMG_1491.jpeg

Editado: por Testemusicasboas Teste
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm consegui trocar,o que estava era esse que circulei em azul…coloquei no lugar o circulado em vermelho…

 

ficou funcionando normal sem cai a potência do som agora…

 

porém a caixa ainda tinha um defeito que a cliente informou,ela fica com um chiado com o som no mínimo…pode ser operacional ou algum potenciômetro geralmente???

IMG_1559.jpeg

IMG_1560.jpeg

Editado: por Testemusicasboas Teste
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm o problema é que n tem esquema fica ruim de identificar o seguimento das trilhas…mas pelo jeito deve ter potenciômetro ruim,vou tirar-lós e testar  todos 

17 minutos atrás, ohm disse:

De uma conferida naquelas trilhas com indício de oxidação. Talvez tenha alguma rompida. 

Marca na imagem as trilhas que vc desconfia 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse aí é o chiado que falo..

 

até em modo bluetooth apresenta…..

 

esse chiado é percebido quando aumenta o volume geral da caixa que no caso é esse potenciometro marcado na imagem….justamente oque é ligado no J FET que foi trocado…

 

será que n era um jfet ou pode ser o potenciômetro ruim? Vou fazer a troca do potenciômetro…

Editado: por Testemusicasboas Teste
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra confirmar que o componente que eu informei do começo estava ruim…

 Estava dando continuidade entre esses dois terminais..source e dreno…

 

se ele fosse transistor npn ou pnp eles dariam continuidade pra esses dois pinos de um lado e do outro das ponteiras???

 

ele sendo jfet ele daria continuidade desses dois pinos também???

IMG_1533.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra informação que eu trago pra chegar na conclusão se a peça queimada era realmente um j-fet…

 

por aí dá pra vê que o Q3(componente não identificado)o seu dreno é ligado na carcaça do potenciômetro,seu gate vai em um resistor de 470k,e seu source vai ligado no emissor de um transistor 2n5551 (npn)

 

 

outra observação…

 

 

IMG_1568.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro detalhe,medindo com o multímetro em continuidade nos pinos do circuito da placa…esses dois pinos ligados em azul acendem esse ler circulado em vermelho…

é como se o componente que queimou é responsável pra controlar o limiter do som,

Isso dá pra chegar à conclusão que pra fazer essa função teria que ser um j-fet??

 

em amarelo é o potenciômetro que ao fazer a rotação (aumentar o volume)fica chiando mesmo no modo bluetooth….

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm a questão é só ter a certeza se a peça que estava queimada (circulada em azul na foto)é um jfet ou um transistor normal,npn ou pnp…

 

pois coloquei um jfet no lugar,se caso a peça defeituosa não seja um j fet e eu coloquei um jfet no lugar não poderia isso tá causando esse defeito????

 

 

só me fala isso,essa parte é essencial….

IMG_1491.jpeg

IMG_1533.jpeg

Editado: por Testemusicasboas Teste
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...