Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Som LG - CL88 - Não acende display

Featured Replies

Postado

Esse som inicialmente estava com um curto na linha de 14v e por isso não ligava, após retirar o IC305 que é um conversor buck MP2315GJ, o curto sumiu e ele voltou a ligar, encomendei um novo IC, mas aparentemente veio com defeito porque não estabilizava a tensão de feedback para controlar a tensão de saída, consequentemente um diodo (zener aparentemente) da linha de 5V (que é a saída) após a bobina fumaçou e entrou em curto. Retirando o diodo, injetei 5V diretamente na linha, mas o display não acendeu, notei que ele tem uma resistência de 25ohm em relação ao terra no F+ e 21ohm no F-, achei que era um curto no display, mas como F- tem resistores em paralelo com o terra e também  F+ e F- tem 3.8ohm de resistência entre si, faz sentido F+ ter 25ohm e F- 21ohm. O display tem todas as tensões, sendo F+ com os 5v injetados e consumindo 150mA, F- com 2.9v, VH com 31.5v, SW com 6.4v e VIN com 12v e VDD com 3.3v. Como não encontrei o esquema dele mesmo, estou utilizando o do CJ88 que é quase idêntico. Alguém tem alguma dica do que possa ser? O som funciona tudo, só não acende o display.  Os leds (demarcados na imagem abaixo) também não acendem, eles deveriam acender assim que o som é ligado. 

sg-11134201-22120-3d3tb7bltskvc6.jpg

Editado: por MarceloRibeiro94

Postado

Olá,

@MarceloRibeiro94 a válvula (display) utiliza os 5v além das tensões altas. Alguns filamentos são alimentados com osciladores de altura frequência. 

No esquema que achei não tem o ic305. O ic que alimenta o displasia está sendo alimentado correntemente? Talvez a malha de 5v abriu algum resistor 

Postado
  • Autor

@ohm Boa tarde. Você vai achar o IC305 somente na "foto" que existe da placa principal na página 74. Ele fica ao lado da bobina L304. O display não tem um IC para alimentar ele, o IC305 envia uma tensão de 5v diretamente para o F+ do display sem passar por nenhum resistor.  Na página 52 tem um esqueminha do circuito do display. Todas aquelas tensões SW, VH, VIN e VCC, além da F+ e F- estão presentes. Eu utilizei o esquema do CJ88

Postado
  • Autor

@ohm Perdão, me expressei errado. O IC que alimenta o display é o MP2315GJ, quando li sua resposta  interpretei errado e pensei que estavas se referindo a um IC que controla o display, nesse caso não tem um. Como o MP2315GJ não estabilizava a tensão de saída por conta do feedback, retirei ele e estou injetando 5v diretamente na linha e essa tensão está chegando ao pino do display. Novamente peço perdão pelo equívoco.

Postado

alimentação de 3,3v no pino 23 do display está correta? 

Quando alimenta os 5v com fonte externa você percebe se o filamento acendeu ? São linhas bem Fininhas que aquecem e fica incandescente.

por fim, se tiver isso tudo, confira se sem sinais vfd_do, vfd_clk, e vfd_stb (são pulsos )

Postado
  • Autor

@ohm Sim, a tensão de 3.3v existe no pino 23 do display. Quanto ao aquecimento dos filamentos eu não vi nada, a linha dos 5v consome 150mA, mas não percebi nenhum aquecimento nos filamentos.

Postado

IMG_3192.jpeg.0d81f334de85b83926fd9453cd38fc98.jpeg

Imagem ilustrativa do filamento aceso. É bem sútil. São esses fios finos de um lado ao outro. Em Alguns display percebe ele mudar de coloração ao ligar 

Postado
  • Autor

@ohm Boa noite. Sim, os filamentos acendem, retirei uma foto para demonstrar, quanto aos sinais vfd_do, vfd_clk, e vfd_stb eu tenho uma tensão de 3.3v com o osciloscópio, mas é uma corrente contínua e não teve pulsos, medi com o osciloscópio em 1v e 500ms. Eu estou com um CJ65 aqui que está tudo funcionando, inclusive o display e estou usando ele para comparações. Como os display são idênticos, posso comparar os dois, no próprio CJ65 não encontrei pulsos no vfd_do (utilizando 1v e 500ms no osciloscópio) mesmo se trocar de funções no som para fazer as informações do display mudarem. 

filamentos.jpg

Postado
Em 19/10/2024 às 18:02, ohm disse:

vfd_do, vfd_clk, e vfd_stb

São três pontos de teste. Tem que existir trem de pulsos. Verificou nos três ?

Postado
  • Autor

@ohm Boa noite. Em nenhum deles eu tenho pulsos, somente uma tensão de 3.3v. Abaixo tem uma foto do vfd_do que foi medido diretamente no pino do display.

PS: Notei que a tensão VH é alterada conforme aperta a tecla Function.  

vfd_do.jpg

Postado
  • Autor

@ohm Boa noite. Consegui achar os pulsos, eu tenho todos eles, tanto no vfd_do, vfd_clk, e vfd_stb. Ao aumentar ou diminuir o volume eles aparecem. 

Postado
  • Autor

@ohm Eu vi uns vídeos e essa linha CL tem aparentemente um problema crônico desse IC305 entrar em curto, podendo queimar ou não o display, como já confirmei que o display liga com fonte de bancada (baseado em um vídeo que olhei), podemos concluir que esse display está queimado mesmo? Tendo clock, data, VH, VCC, VIN, etc e mesmo assim não ligar só deixa uma alternativa. Achei a foto abaixo na internet, é do mesmo display. Tem como eu testar esse display? 

384750363_328037779737536_3184477279262409950_n.jpg

Postado
  • Autor

@ohm Quando peguei o CL88 inicialmente, o regulador de 5v (IC305) estava em curto entre o IN, OUT e GND dele, estou desconfiado que ele jogou os 14v de entrada diretamente no display e queimou ele... 

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.