Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Fonte ATX C3 Tech DSA-500VE - linha de 12V baixa

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Oi, boa tarde amigos, estou começando a mexer com fontes atx e peguei essa que me deixou com uma baita pulga atrás da orelha.

Todas as voltagens estão normais, exceto a de 12v, que está marcando apenas 11.8v

Pesquisando eu vi todo mundo falando que seria problema com os capacitores eletrolíticos ou com a malha de feedback

Os eletrolíticos estão bons e testando a malha de feedback, todos os resistores estão com seus valores corretos

Por curiosidade eu removi os 2 capacitores smd da malha de feedback e a voltagem subiu de 11.6v para 11.8v, um dos capacitores estava aparentemente danificado, e o outro que está ali mas não conectado talvez esteja ruim pois ao colocar ele de volta na malha a voltagem volta para 11.6v

Alguma ideia do que pode estar acontecendo?
As voltagens no TL431 são de 2.5v no pino 1.

E  8.5v no pino 3.

IMG_20241028_161319.jpg

IMG_20241028_161232.jpg

IMG_20241028_161312.jpg

Editado: por Alguém L
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci de dizer, já troquei o TL431 e o optoacoplador.
Já substituí os 2 capacitores smd e a voltagem cai para 11.6v com eles, acredito que o problema não eram os capacitores smd, mas é curioso ver a voltagem cair em 0.2v com eles.
Todos os resistores da malha de feedback parecem estar ok, acredito ter testado todos e nenhum está dando diferença, retirei eles para fazer o teste.

Editado: por Alguém L
Complementação
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico tem mais repostas e a solução do problema, mas você precisara fazer login para visualizá-las.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...