Postado 2 de Dezembro de 2024 1 ano Boa tarde Eletrônica BR! Estou com um notebook Samsung RV411 que trava ao iniciar qualquer tipo de sistema operacional. No Windows 10 ele entra em modo recuperação e apresenta algumas variantes de tela azul. No Linux ele simplesmente trava ao tentar carregar o sistema. Já fiz regravação de BIOS, testei três processadores diferentes e memórias, e apresentou o mesmo comportamento.
Postado 2 de Dezembro de 2024 1 ano Ja tive esse problema com alguns dessa linha RV da samsung e o defeito era o módulo Wifi. Tenta remover ele pra ver se o problema continua.
Postado 2 de Dezembro de 2024 1 ano 1 hora atrás, James Walker disse: Boa tarde Eletrônica BR! Estou com um notebook Samsung RV411 que trava ao iniciar qualquer tipo de sistema operacional. No Windows 10 ele entra em modo recuperação e apresenta algumas variantes de tela azul. No Linux ele simplesmente trava ao tentar carregar o sistema. Já fiz regravação de BIOS, testei três processadores diferentes e memórias, e apresentou o mesmo comportamento. Testa sem a placa wifi e caso não resolva, remova o chip de wifi dele. Ele dá boot por algum USB? Se sim pode trocar o cabo da conexão do HD sem medo e partir pro abraço. Esses modelos RV4** dão muito problema de compatibilidade UEFI também, dá uma mexida na bios, mude tudo para UEFI e formate seu HD em UEFI com um Pendrive exclusivamente UEFI, desabilita tudo relacionado a Legacy boot dessa bios. Ainda sim, se não resolver, tive um RV419 que não entrava nem na bios, simplesmente formatei o HD dele em outro notebook, em formato UEFI e pegou direto. Boa sorte e grande abraço amigo.
Postado 2 de Dezembro de 2024 1 ano Autor @willianlopesEsqueci de dizer... os testes foram feitas somente com a placa na bancada com nada conectado. @Eddie Martins Fiz testes com 3 SSDs e sistemas que tenho no meu pendrive. Varias distribuiçoes do linux. Kaspersky Rescue Disk, Wifislax e Windows 10 PE.
Postado 2 de Dezembro de 2024 1 ano 1 minuto atrás, James Walker disse: @willianlopesEsqueci de dizer... os testes foram feitas somente com a placa na bancada com nada conectado. @Eddie Martins Fiz testes com 3 SSDs e sistemas que tenho no meu pendrive. Varias distribuiçoes do linux. Kaspersky Rescue Disk, Wifislax e Windows 10 PE. Mas todos eles estavam em UEFI? Se estiverem, troca o super IO. Já tem esquema dele aqui no site?
Postado 2 de Dezembro de 2024 1 ano Autor @Eddie Martins Fiz testes em UEFI e Legacy. O resultado foi o mesmo. Tenho Boardview e diagrama dele aqui. Teria que ver se aqui já tem eles. Essa placa é bem especifica.
Postado 2 de Dezembro de 2024 1 ano 1 minuto atrás, James Walker disse: @Eddie Martins Fiz testes em UEFI e Legacy. O resultado foi o mesmo. Tenho Boardview e diagrama dele aqui. Teria que ver se aqui já tem eles. Essa placa é bem especifica. Única coisa que consigo te aconselhar sem esquema então é a troca do S-IO mesmo, mas antes mede os pinos dele, se não me engano o 60, 32, 38 e 16. Se eles estiverem com a voltagem correta é trocar ele mesmo, mas se possível manda o boardview aqui
Postado 2 de Dezembro de 2024 1 ano @James Walker essa placa usa capacitor do tipo Nec/Tokin para filtrar tensão do Processador. Verifica possível ripple com osciloscopio ou se nao tiver, troca ele.
Postado 3 de Dezembro de 2024 1 ano 10 horas atrás, James Walker disse: @willianlopes Foi feito. Comportamento persiste... Já bati meus limites de download de hoje. São 2 ou 3 capacitores Nec/Tokin? Uma vez peguei um Dell que tinha apenas um, adaptei mais 2 e funcionou perfeitamente.
Postado 3 de Dezembro de 2024 1 ano @James Walker Poxa que pena. Estou ficando sem sugestões para continuar tentando te ajudar. A maioria sempre foi a placa Wifi (que é só desparafusar da placa mae e trocar) , defeito na tensão do processador. O próprio processador ou módulo de memoria ruim. Você consegue ver o código de erro da tela azul?
Postado 3 de Dezembro de 2024 1 ano Autor @Eddie Martins Costumo usar 4 SMD de tântalo de 330uf. Mas ontem antes de fazer de fato a substituição fiz o teste soldando externamente.
Postado 3 de Dezembro de 2024 1 ano @James Walker Soldar em paralelo nao é um teste conclusivo se não tiver osciloscópio. Capacitores com ESR elevado podem gerar instabilidade no PWM e nos pulsos dos MOSFETs, e compromete o circuito todo. Outra detalhe importante é a tensão nominal do capacitor instalado. Não deve ser maior que 2.5V . Fiz bastante manutenção em PS3 Fat com defeito nesses Nectokin.. no inicio soldava em paralelo para tentar identificar se era eles . Na maioria das vzs o erro continuava, e qdo eu realmente trocava, resolvia o defeito. A troca preventiva é muitas vezes mais eficaz em capacitores que tem um histórico de ser problemático.
Postado 3 de Dezembro de 2024 1 ano Autor @willianlopes Tenho osciloscópio. Você disse para medir o ripple, certo? Vou postar uma foto da medida. As telas azuis estão aparecendo de forma bem variantes.
Postado 3 de Dezembro de 2024 1 ano Autor @willianlopesFiz duas aferições. Uma em AC para o ripple e uma outra em DC. O que acha dos valores que obtive com o osciloscópio? Editado: 4 de Dezembro de 2024 1 ano por James Walker
Postado 4 de Dezembro de 2024 1 ano https://eletronicabr.com/forums/topic/108582-como-identificar-se-o-problema-é-no-nektokin/#comment-599507
Postado 4 de Dezembro de 2024 1 ano https://eletronicabr.com/forums/topic/4676-toshiba-trava-ou-congela
Postado 4 de Dezembro de 2024 1 ano @James Walker nesse tempo de amostra (50mS) parece estar certo. Eu uso a configuração em µS voce ja tentou alternar os slots de memória? programa do tipo memtest para ver se esta OK? Se possível, mande uma foto dos 2 lados da placa
Postado 4 de Dezembro de 2024 1 ano Autor @willianlopes Estou correndo o Memtest x86 nesse momento. Assim que terminar, posto o resultado.
Postado 4 de Dezembro de 2024 1 ano Autor @willianlopes O memtest x86 não chega a iniciar de fato. Trava e a maquina congela. Notei ao encostar no dissipador que está aquecendo fora do normal. Vou postar a filmagem térmica. Será controlador de memória? Edit: Pensando bem o controlador de memoria está no processador. E já testei outros dois. Dificilmente será isso... 20241204-225511.mp4 Editado: 4 de Dezembro de 2024 1 ano por James Walker
Postado 4 de Dezembro de 2024 1 ano @James Walker a temperatura esta muito alta .Parece q seu dissipador esta com problema.
Postado 4 de Dezembro de 2024 1 ano @James Walker Coloque os capacitores de tântalo no lugar do Nectokin independente do problema ser ele ou não. Tudo que relatou nos leva a ele, inclusive a alta temperatura. Nessas placas eu não hesito em troca-lo quando esta com esse sintoma. Mesmo se for outro problema, esse nectokin vai dar defeito e pode comprometer o resultado final do seu serviço, e para o cliente o reparo pode durar pouco tempo. A durabilidade do serviço infere diretamente na qualidade do serviço prestado!!!
Postado 4 de Dezembro de 2024 1 ano Autor @Rods Já imaginava que iria pedir isso. E já executei a troca. 😛 Mesmo comportamento... @willianlopes O interessante que o comportamento térmico parece estar bem oscilante. Não é toda hora que está quente assim.
Postado 5 de Dezembro de 2024 1 ano Autor @willianlopes Então... O que acha? Tem mais alguma coisa que podemos fazer em questão de aferição ou testes?
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.