Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Dell N4030 DJ1 Capella UMA MB 10212-1 48.E4k19 Não Reconhece Fonte Original da Dell.

Featured Replies

Postado
Em 18/12/2024 às 17:56, James Walker disse:

O mais bizarro que mesmo limitando o clock o processador está esquentando muito e chega a desligar após alguns minutos.

Além de testar com outro processador, eu analisaria a alimentação dele.

Veja o Caso IV - Há tensão e o processador "frita" deste artigo:

Postado
11 horas atrás, James Walker disse:

Alguma ideia do que pode estar causando os desligamentos?

Antes a placa ligava, permanecia ligada, entrava no sistema, mas não carregava correto? Agora a placa não entra mas no sistema desligando rapidamente? Testou com outro processador? 

Sobre o equipamento não reconhecer a fonte não impossibilita o equipamento de ligar e permanecer ligada, entretanto deixara o sistema lento e não vai carregar a bateria. 

Postado
  • Autor

@LEONTEC Sim, foi testado com outro processador. O i3 380m e um P6100. O teste com a fonte que nao reconhece o processador estava aquecendo muito. Mas com a fonte boa parece ter estabilizado a questão da temperatura, mas temos os desligamentos.

Antes tava conseguindo inicializar o sistema, mas com o clock limitado e também já chegava a desligar. Mas levava um tempo e era de forma bem intermitente.

@py2eb Vou tentar dar uma olhada no circuito Vcore.

Postado
  • Autor

@py2eb O artigo diz para medirmos a linha de +1.05V. Medi aqui no pino 15 e 18 (+1.05V_RUN_SL585_IO) do U701 sem oscilações. Medi também no  PR4723 (+1.05V_VTT) mesmo resultado.

Fiz aferições com multímetro digital, analógico e osciloscópio.

O artigo diz para checar os eletrolíticos das fases do processador. Essa  placa tem capacitores de tântalo no lugar deles. 

Postado

Pela esquema dessa placa, tem um chip exclusivo de monitoramento de temperatura e controle de fans (EMC2102). Era bom dar uma olhada nele, já que é ele que envia o sinal de desligamento. Andei dando uma olhada no datasheet dele, mas não entendi muita coisa. Depois dou uma olhada melhor no datasheet

Postado
  • Autor

@toniu-massa Descoberta interessante. Poderíamos tentar burlar o chip, mas existe os momentos que o aquecimento é real... Então não seria uma boa ideia. Visto que é somente um controlador de sensor, não parece ser ele o problema nesse caso. A não ser se ele estiver com alguma falha capaz de fazer o processador realmente esquentar e desligar o sistema.

Postado
  • Autor

@toniu-massa Bom dia!  Conseguiu verificar sobre o chip? Eu ainda não consegui desvendar o motivo do desligamento aqui... 

No inicio pensei que pudesse ser aquecimento, mas essa minha conclusão era somente com base ao tocar o dissipador após o desligamento. Quando verifico com a câmera térmica, vejo que não está tão alto assim a temperatura. Fica em torno de 60C ao redor do processador e embaixo da placa.

@LEONTEC Alguma dica nesse caso?

Postado

@James Walker O sinal "SYS_SHDN#" no pino 12 quando em nível baixo ativavará o desligamento. Sugiro que monitore o q3903 e veja se o dreno está com 0v. Tente usar o +3.3V_RUN do gate para o dreno pra ver se o problema é resolvido. 

Postado
  • Autor

@Gilson Macedo Deixei-me ver se entendi. Está sugerindo um jumper entre gate e dreno no Q3903 para burlar a proteção e fazer com que esse desligamento pare?

Postado
  • Autor

@Gilson Macedo Fiz mais mais um testes na placa. Apesar da câmera térmica indicar algo em torno de 60C. Entre toda a intermitência, teve um momento que a placa ligou e permaneceu tempo razoável ligada. Nessa ocasião estava usando o Pentium P6100 para o teste. O cooler estava a 100% e o processador casa dos 80C graus. Então podemos pressupor que realmente está quente...

Notei que o o tubo de cobre do dissipador está quente somente no inicio. Vi há uns anos um caso de dissipador com defeito. Fiz um gambi... digo recurso técnico para o teste.

Coloquei meu dissipador de calor de testes e um delta de 12v soprando levemente a 7.6V.  E um processador LGA 775 no PCH como dissipador.  Mantive o cooler original conectado. Religuei a maquina. Não houve desligamento e a temperatura caiu para 20C e não subiu mais. O cooler original não ficou mais em 100%. Maior parte do tempo desligado.

Então, será que tenho um dissipador com defeito ou um avaria que faz o processador esquentar mais? Se for a primeira posso tentar arranjar um dissipador similar e operacional e fazer o teste. Se for a segunda... Devo achar uma forma de colocar um dissipador de 500G de cobre no notebook como solução?...

472795212_594923109837814_8767721272265878230_n.jpg

474836395_1834579547370203_1287954435790113619_n.jpg

Editado: por James Walker

Postado

@James Walker, esse inicio de ano está sendo bem corrido pra mim mano, peço desculpas por não responder seus chamados de ajuda. Tem chances sim do cooler está danificado e provocando o desligamento do equipamento.

Editado: por LEONTEC

Postado
  • Autor

@LEONTEC Fiz um teste adaptando um dissipador de notebook aqui. O processador ficou estável em carga máxima em aproximadamente 62C. Segundo site da Intel, o P6100 desliga a 85C. Vou realizar mais uns testes com o processador original do notebook. 

Postado

@James Walker Em algum momento você regravou o bios dessa placa? Em muitos casos arquivo corrompido pode causar esse defeito. Essa semana fiz um upgrade de processador a placa ligou normal, só que desligava após 30 minutos mais ou menos. Regravei o chip e tudo resolvido.

Postado

Pior que eu iria sugerir de olhar o tubo de cobre do dissipador, mas pensei que não deveria ser isso e que não seria uma dica boa...deveria ter falado mesmo assim, talvez vc já teria resolvido.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.