Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Lenovo Ideapad 1 15IAU7 / NM-E331 / desabilitar ram onboard

Avalie este tópico:

saleralon

Posts em destaque

Bom dia colegas do fórum, entrou esse equipamento bem novo aqui para assistência informando que veio com linux e não consegue instalar o windows nele.

Bom resumindo ele dá tela azul durante a instalação do sistema, e ao fazer teste de memória ele acusa diversos erros (isso tirando o pente do slot e deixando apenas os 8gb onboard na MB).
Eu ví em algum vídeo na internet um cara editando a BIOS por um software para desabilitar a ram onboard, depois ele gravava esse dump modificado e desabilitava a ram, e outras vezes eu já fiz em um outro lenovo alterando posição de resistores, mas não achei nada específico para essa placa mãe.
Algum colega já fez esse procedimento de editar o BKP da BIOS para desabilitar ? poderia dar uma dica ou disponibilizar o software ? Ou se alguém souber quais resistores necessários mover para desabilitar também já ajuda.
Qualquer dica será bem vinda.

Editado: por saleralon
cliente adquiriu placa nova para troca
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/01/2025 às 10:32, willianlopes disse:

@saleralon 

Tenta usar essa ferramenta para editar e desativar a RAM Onboard.

Fiz o teste com um arquivo do modelo da sua placa e ele reconheceu e limpou.

Expandir  

está alegando vírus nesses arquivos, não consigo abaixar pelo navegador que está logado o fórum aqui na loja 

• Joinha 1
Link para o comentário

Em 28/01/2025 às 13:19, willianlopes disse:

@saleralon 
Clica em Disable RAM, arrasta o arquivo para dentro da janela que vai abrir e depois em patch.

Expandir  

consegui fazer o procedimento, mas com a BIOS que ele cria depois do patch a máquina não dá vídeo, não sei se é porque esse note tem 2 cis de bios (8mb e 16mb) ele aceitou a de 16mb para fazer alteração. Mas já mandei o joinha pelo software parece ser bem interessante, vou testar em outros equipamentos depois. 
Será que se eu remover as memórias fisicamente da placa pode parar de funcionar ? Além do que essas placas da Lenovo os CIs vem com uma cola preta que dificulta muito o processo de remoção, não queria chegar a esse ponto.

Link para o comentário

Em 28/01/2025 às 17:33, saleralon disse:

consegui fazer o procedimento, mas com a BIOS que ele cria depois do patch a máquina não dá vídeo, não sei se é porque esse note tem 2 cis de bios (8mb e 16mb) ele aceitou a de 16mb para fazer alteração. Mas já mandei o joinha pelo software parece ser bem interessante, vou testar em outros equipamentos depois. 
Será que se eu remover as memórias fisicamente da placa pode parar de funcionar ? Além do que essas placas da Lenovo os CIs vem com uma cola preta que dificulta muito o processo de remoção, não queria chegar a esse ponto.

Expandir  

Esta tal cola preta é o terror dos técnicos, ela é a epóxi mais dificil de remover.

O único jeito e aquecer por baixo na estação e por cima com a estação de ar quente e usando aquele kit de lamina fina para remover cola, etc.

Quando chegar a temperatura de fusão da solda vai enfiando a lamina por baixo e levantando com muita calma o chip, para não levantar os pad e nem as trilhas.

Abs,

Roberto

• Joinha 1
Link para o comentário

@saleralon 

Sim é pra ser só isso.
Mas simulei aqui e depois conferi com outro programa e ele nao apaga tudo.

O da esquerda é o arquivo original e o da direito o arquivo _patched com o programa que passei e vc usou.

image.png.03e0c8d988c7fc8fe4c69ecd0761594f.png

O colega @WJinformatica2016  vai te ajudar e se der certo confirmamos o problema de nao ter funcionado.

• Legal 1
Link para o comentário

Em 29/01/2025 às 12:03, willianlopes disse:

@saleralon 

Sim é pra ser só isso.
Mas simulei aqui e depois conferi com outro programa e ele nao apaga tudo.

O da esquerda é o arquivo original e o da direito o arquivo _patched com o programa que passei e vc usou.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

O colega @WJinformatica2016  vai te ajudar e se der certo confirmamos o problema de nao ter funcionado.

Expandir  

e como procede é só marcar tudo ? ou tenho que ver qual modelo dos módulos está na placa mãe ?  fiquei na duvida aqui 

Link para o comentário

é rapaziada não vai mesmo, ficou com sintoma parecido com o primeiro software, e o cliente está em cima cobrando, então falei pra ele de ir para a ultima alternativa que é remover os chips de memória, avisei sobre o risco do procedimento, mas o mesmo já está conformado e disse que poderia tentar sim, atualizo o tópico assim que tiver novidades boas ou ruins, agradeço a ajuda de todos até o momento.

Link para o comentário

Bom dia colegas, seguinte removi os chips da memória e ficou com o mesmo sintoma da bios modificada, mas a boa notícia é que tem essa placa no ML e o cliente topou trocar, vou encerrar o tópico como devolvido, agradeço a força de todos e obg pelos programinhas, vou testa-los nos próximos equipamentos vlw

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...