Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Lenovo G50-80 / ACLU3 ACLU4 NM-A362 / Não liga

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

@Gabriel Sene, o problema vai está na linha 3.3v depois do jumper. Agora você tem que detectar onde estar esse componente em curto. Atente-se para a linha da tensão +3VALW_PCH que alimenta alguns blocos da PCH. Verifique se ainda existi pontos de oxidação. 

Postado
6 minutos atrás, LEONTEC disse:

@Gabriel Sene, o problema vai está na linha 3.3v depois do jumper. Agora você tem que detectar onde estar esse componente em curto. Atente-se para a linha da tensão +3VALW_PCH que alimenta alguns blocos da PCH. Verifique se ainda existi pontos de oxidação. 

Sim, esse curto está bem escondido, bem difícil de encontrar.

Uma dúvida, o UA1 que estava oxidado, está fora da placa e o pino 38 (JSENSE) está dando um pouco mais de 2v em condução reversa.
Estou achando muito estranho isso, porém o 3VALW não está relacionado com esse pino e sim com o pino 24.

Postado
1 hora atrás, LEONTEC disse:

@Gabriel Sene, realiza as aferições da forma habitual. Se o jumper PJ303 estiver aberto, não vai existi tensão nessas malhas depois do jumper.

No caso sem a PR301 e alimentando o PJ303 do lado que tem o consumo (curto), essas tensões vão aparecer nesses outros setores que recebem 3VALW, certo?

Postado

@Gabriel Sene, não mexe mais no PR301 . Foi confirmado a malha 3VALW depois jumper com problema. Injeta tensão nessa malha somente. O foco agora é achar o culpado que estar derrubando a linha 3VALW e fazendo a tensão da entrada do carregador oscilar.

Postado

@Gabriel Sene, lembrando que nessa linha 3VALW não pode ultrapassar os 3V. Faz uma varredura em toda placa, pra confirmar se ainda tem oxidação. Vai abrindo os jumpers que estiverem nessa linha pra isolar o circuito defeituoso. 

Postado (editado)

Estou achando que você não entendeu o meu raciocínio sobre analisar o circuito injetando tensão isoladamente. Com o jumper da linha 3VALW aberto, as tensões antes do jumper não vai oscilar mesmo mano. O curto estar depois do jumper. Injetar tensão depois do jumper, veja se vai ter consumo de corrente na fonte, se sim, abri um jumper de cada nas ramificações da malhar 3VALW pra confirma qual jumper vai cessar a corrente ao ser aberto. 

Editado: por LEONTEC
Postado
1 minuto atrás, LEONTEC disse:

Estou achando que você não entendeu o meu raciocínio sobre analisar o circuito injetando tensão isoladamente. Com o junper da linha 3VALW aberto, as tensões antes do junper não vai oscilar mesmo mano. O curto estar depois do jumper. Injetar tensão depois do jumper, veja se vai ter consumo de corrente na fonte, se sim, abri um jumper de cada nas ramificações da malhar 3VALW pra confirma qual jumper vai cansar a corrente ao ser aberto. 

Ah, eu tinha entendido no comentário #63 que era para fechar o PJ303 e ir abrindo e fechando cada um.
Vou refazer esse teste com o jumper do 3VALW aberto, sendo alimentado pelo lado do curto.

Postado

Certo! Vamos lá. Você fechou o jumper PJ303 e abriu todos os jumpers mencionados. Depois disso, você achou a linha que estav fazendo a tensão  nos mosfet da entrada? 

Postado
2 minutos atrás, LEONTEC disse:

Certo! Vamos lá. Você fechou o jumper PJ303 e abriu todos os jumpers mencionados. Depois disso, você achou a linha que estav fazendo a tensão  nos mosfet da entrada? 

Não, a tensão no mosfet ficou estável, mesmo abrindo todos.
Estava alimentando antes do fusível com 19v, PR301 na placa e PJ303 fechado.

Agora preciso abrir o PJ303 e alimentar pelo lado do curto, e abrir novamente esses jumpers que passam 3VALW, certo?

Postado

Fecha todos os jumper, coloca os resistores no lugar, alimenta a placa com 19v pela entrada, e verifique se vai ter as tensões presentes 19v sem oscilar, 3.3v e 5v sem oscilar.

Postado
2 horas atrás, LEONTEC disse:

Fecha todos os jumper, coloca os resistores no lugar, alimenta a placa com 19v pela entrada, e verifique se vai ter as tensões presentes 19v sem oscilar, 3.3v e 5v sem oscilar.

Sintomas mudaram.

Tensão na entrada não oscila mais, tenho 3 e 5v.

Nada acontece após o power.

Consumo de 0.012ma na fonte.

Postado

@Gabriel Sene, certificou que todas os jumpers que foram abertos estão fechados? Verifique se esse sinal PBTN_OUT# vai está com 3.3v e zera quando você aciona o botão de ligar. 

Lembra de fechar todos os jumper e alimenta a placa com 19v pelo entrada do carregado. Coloca o resistor no lugar.

Postado
Agora, LEONTEC disse:

@Gabriel Sene, certificou que todas os jumpers que foram abertos estão fechados? Verifique se esse sinal PBTN_OUT# vai está com 3.3v e zera quando você aciona o botão de ligar. 

Lembra de fechar todos os jumper e alimenta a placa com 19v pelo entrada do carregado. Coloca o resistor no lugar.

Olhei para ter certeza que todos estão fechados, o resistor PR301 está na placa.

Vou verificar esse sinal.

Postado (editado)
Em 14/06/2025 às 11:17, LEONTEC disse:

PBTN_OUT# pino 86 da SIO, zera quando pressiono o power.

Pino 110 da SIO (ON/OFF) também zera quando aperto o power 

Outro detalhe é que agora tenho um led acendendo na placa.

PXL_20250615_125322201.jpg

Editado: por Gabriel Sene
  • Joinha 1
Postado
Em 15/06/2025 às 12:06, Gabriel Sene disse:

Outro detalhe é que agora tenho um led acendendo na placa.

Certo! Coloca a memoria RAM no slot e ligue a placa, depois meça a tensão em todas as bobinas em seguida post aqui.

Postado
Em 16/06/2025 às 14:43, LEONTEC disse:

Certo! Coloca a memoria RAM no slot e ligue a placa, depois meça a tensão em todas as bobinas em seguida post aqui.

Somente as bobinas de 3v e 5v estão com as tensões ok.

Com a bateria conectada também tenho os dois leds acesos (laranja e branco).

Achei estranho que o notebook chegou a dar vídeo algumas vezes, mas agora parou.

Tentei alimentar pela fonte assimétrica, com a bateria conectada começava a consumir os 4a e derrubava minha tensão de 20v para 16v +/-, de pouco em pouco tempo acontecia isso.

No carregador sem a bateria conectada ele fica com o led aceso, mas não liga. Quando conecto a bateria, o carregador começa a fazer um barulho tipo um "tic tac".

Postado
14 minutos atrás, LEONTEC disse:

Verificou se existe tensões nas bobinas ao pressionar o botão de ligar?

Sim, o notebook agora liga e dá vídeo, já entrei até no Windows.

Porém, notei que a bateria não carrega, não aparece o ícone do carregador conectado.

Já tentei dar um choque com a fonte assimétrica, ela está consumindo normal.

Postado

@LEONTEC @vado Estou tentando solucionar o problema da bateria agora.

Observei que PU308 não tem tensão no gate (pino 2 e 5).

PQ309 está com 13.78 no gate

PU301

ACOK (Pino 5) - 5.97v

ACDET (Pino 6) - 1.83v (Abaixo do que deveria).

REGN (Pino 16) - 6v

Nos pinos da bateria de 3.3v

O que também percebi é que quando a bateria está conectada, ela está fazendo o caminho "reverso", meus mosfets de entrada começam a receber a tensão dela de 14v, como se um mosfet estivesse permitindo essa tensão voltando.

PU308 não tem tensão no gate para colocar a PU309 em low.

Não consegui identificar qual pino do EC é responsável por mandar o sinal para o gate de PU308.

Postado

@Gabriel Sene, testou com outra bateria? 

Verifique direito esse pino ACDET, ele deveria está em 2.5v. Verifique a resistência dos resistores que forma o divisor ligado nesse pino.

Verifique também o nivel de tensão na saída ACIN desse circuito da imagem abaixo;

Capturadetela2025-06-23112958.jpg.79af1a463808bff6604c1762e5149295.jpg

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...