Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Placa mae Positivo modelo POS-EIBTPDC -15KB3-01 - V.1 - Alimentação da Bios só com cabo de Alimentação!

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Olá Amigos, peguei essa placa com o seguinte problema: Liga normal porém o bios não salva, mesmo com Bateria RTC nova, medindo o pino 8 da bios percebo 1.8V, quando retiro a alimentalão da fonte de bancada, a tensão some.

Não tenho o Squema nem o BoardView dela, se alguém tiver ajudaria muito, ou alguma diga do que pode ser.

Não tenho certeza de onde vem o 1.8V, pois na saida do transistor prox. a bateria sai 3v normal quando tiro a fonte e fica só na bateria, chega no SIO os 3v mas não sei de onde é gerado tal tensão, aguardo algum dos amigos pra me dar um norte.

Postado

Se a tensão de 1.8V desaparece ao remover a alimentação da bancada, pode haver um problema no regulador de tensão ou no transistor próximo à bateria. O ideal seria verificar se há algum curto ou falha nesses componentes.

Postado

@luiz10576 Quem alimenta o CI do BIOS é uma tensão provinda da fonte de alimentação, que por sua vez alimenta a placa e que por sua vez alimenta o CI, não da bateria de RTC. Qual o CI do BIOS? Acredito que essa placa tem o CI que trabalhe com 3V mas posso estar enganado. Tens que conferir o diodo duplo ali geralmente perto da bateria, ele que faz essa função de chave ao alimentar o circuito de C-mos quando a placa esta desenergizada.

Postado
1 hora atrás, Elioneto disse:

Se a tensão de 1.8V desaparece ao remover a alimentação da bancada, pode haver um problema no regulador de tensão ou no transistor próximo à bateria. O ideal seria verificar se há algum curto ou falha nesses componentes.

Nesse componente D3 Ao medir a tensão nos anodos dá o seguinte:
Com o adaptador da fonte plugado dá 3,2v nos dois e no catodo sai 3.1v
Ao Remover o adaptador, some a tensão de um dos anodos, mas a tensão no catodo se mantém.

Dessa forma acredito que esse diodo duplo estejá bom.

Porém la no na alimentação do bios, a tensão some ao remover o adaptador.

Por isso não entendo de onde vem a tensão.

WIN_20250613_13_09_14_Pro.jpg

Postado
1 hora atrás, Elioneto disse:

As vezes tem solda fria no conector do sockete da bateria , e fica passando pouca tensão

Obrigado pela dica, mas a tensão da bateria não some na saida do diodinho ao tirar a alimentação, ela só não chega até o CI do Bios que por acaso é de 1.8V

Postado
1 hora atrás, Rods disse:

@luiz10576 Quem alimenta o CI do BIOS é uma tensão provinda da fonte de alimentação, que por sua vez alimenta a placa e que por sua vez alimenta o CI, não da bateria de RTC. Qual o CI do BIOS? Acredito que essa placa tem o CI que trabalhe com 3V mas posso estar enganado. Tens que conferir o diodo duplo ali geralmente perto da bateria, ele que faz essa função de chave ao alimentar o circuito de C-mos quando a placa esta desenergizada.

Como não tenho o schematic, supunho que seja este o ci do Bios, e a tensão no pino 1 e no 8 com o adaptador é 1.8V, a placa liga normal porém só o problema de perder a hora e data sempre que tira o adaptador.

WIN_20250613_13_33_31_Pro.jpg

Postado

ola amigo essa tensao da bateria rtc ela a muito tempo nao vai para bios, muitas placas hj em dia so tem alimentaçao na bios depois do start as placas q usam os 3.3v da bateria sao aquela q tem bios do super io. essa tensao rtc q sai do diodo duplo vai pro pch ele q faz essa funçao junto com o cristal de 32khz. Entao como o diodo duplo esta ok seu problema ou esta no cristal ou pch

• Joinha 1
Postado

Boa tarde Amigos, peguei o cristal de outra placa e fixei em paralelo com o cristau da placa pra testar o funcionamento:

ainda não se ve tensão na bios sem o adapador AC ligado, porém a placa inicia bacana e não perde as configurações do Bios.

Acredito que o problema seja somente esse cristal, eu achava que deveria ter 1.8v alimentando o bios pela bateria CMOS, mas pelo visto não é bem assim, pois está funcionando de forma adequada mantendo o bios salvo, mas sem tensão nos pinos do CI de Bios.

cristal.jpeg

Postado

Sim amigo isso e q muita gente acha q a bios prescisa dessa alimentaçao pra salvar as configuraçao, mais como eu disse e o pch q faz essa funçao a alimentaçao da bateria cmos vai pro pch, ja peguei algumas placas com esse tipo de defeito q veio de outras assistencia q nao conhecia esse funcionamento e achava q o cristal so tinha a funçao para o ligamento da placa. Que bom q resolveu o problema.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...