Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Estação de Solda Yaxun 702B+ (Ferro Não Aquece)

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Boas.

A quem puder me ajudar. Fico agradecido desde já.

Tenho uma estação de trabalho do modelo acima citado.

O ferro de solda quebrou e comprei um novo.

Ao colocar no lugar percebi que o mesmo não esquentava.

Fiz alguns testes e o ferro novo está bom, com a resistência e o sensor bons.

Eu abri a estação e desconectei o conector do cabo que vem do trafo e testei com o multimetro no conector e vi que a tensão de 24v está presente.

Coloquei um jamper no conector e o ferro esquentou. Mas ele esquentou muito ao ponto de ficar vermelho.

Sei que ele esquentou muito por que estava ligado direto, mas isso me tirou a dúvida se o ferro estava bom ou não. E se o conector do ferro, na frente da estação, estava com os pinos bons.

A placa não tem nada queimado ou com trilha rompida.

Quando ligo ela, o botão de regular temperatura funciona, o display mostra a numeração de temperatura mas logo em seguida apaga e fica só quatro traços nos display.

A parte de ar quente está funcionando normalmente.

Vi que com o ferro plugado não chega a tensão de 24v nele.

Mas no BT136 tem 21v no pino 01(um), 2,6v no pino 2(dois), 21v no pino 03(três).

Esses 2,6v do pino Dois é o que aparece na tomada do ferro de solda. Quando deveria ser os 24v.

E do trafo está saindo 24v (nesse aqui sai 26v).

Estou anexando algumas fotos 

P_20250822_230635_vHDR_On.jpg

P_20250822_173424_vHDR_On.jpg

P_20250822_173622_vHDR_On[1].jpg

P_20250822_174859_vHDR_On.jpg

Editado: por CRISANTO
adição de mais informações
  • Joinha 1
Postado (editado)
21 horas atrás, Edmilson Goncalves Preza disse:

Olá @CRISANTO, boa noite. Você tem o esquema?

O que aconteceu exatamente com o ferro original?

Boa noite querido, só vi hoje sua mensagem.

Obrigado pela atenção.

Bom, o ferro Original num determinado dia não quiz mais esquentar, quando abri ele, vi que a resistência estava queimada.

Comprei uma resistência nova e coloquei, só que o ferro não esquentava.

Modifiquei a ligação dos terminais pois alguém na internet falou que tinha resistência que tinha os cabos invertidos.

Fiz a inversão e nada.

Acabei comprando um ferro novo porém, ele também não funcionou. Foi aí que entendi que tinha algo errado com a estação.

Abri ela mas não vi nada queimado, e aparentemente não encontrei curto. Fiz esses testes que estão aí no tópico.

Eu não tenho um multímetro analógico para testar o TB136 para saber se ele está armando. Mas vi que ele está com a mesma tensão de 21v nos pinos 01 e 03, e no pino 02 a tensão de 2,6v.

Postado

Boa tarde @CRISANTO . 

• Podemos marcar para as 20:00 horário Brasília?
  • Pra começar, você tem que ter a certeza de que os fios da tomada para o ferro estão na posição correta.
  • Quanto aos pinos 1 e 3 apresentarem a mesma tensão, pode ser curto entre eles, você pode pegar no multímetro digital mesmo.
  • Confirmado o curto ou permanecendo dúvida sobre o BT136, sugiro que você "tome emprestado" o BT136 do soprador e o instale no lugar do BT136 do ferro e veja se vai funcionar.
Postado
2 horas atrás, Edmilson Goncalves Preza disse:

Boa tarde @CRISANTO . 

• Pra começar, você tem que ter a certeza de que os fios da tomada para o ferro estão na posição correta.
  • Quanto aos pinos 1 e 3 apresentarem a mesma tensão, pode ser curto entre eles, você pode pegar no multímetro digital mesmo.
  • Confirmado o curto ou permanecendo dúvida sobre o BT136, sugiro que você "tome emprestado" o BT136 do soprador e o instale no lugar do BT136 do ferro e veja se vai funcionar.

Boa tarde querido.

- Os fios da tomada, tanto na estação quanto no ferro (que é o novo) estão na posição certa.

- No multimetro digital não a´resentou nada mas aferi com o componente na placa. Vou retira-lo e fazer o teste.

- Independente do resultado da aferição vou fazer o que você sugeriu e trocar o BT136.

As 20hs não sei se vou conseguir, mas vou deixar aqui o resultado desse teste antes disso.

Muito obrigado pela atenção.

Postado
4 horas atrás, Edmilson Goncalves Preza disse:

Boa tarde @CRISANTO . 

Boa noite Edmilson.

Eu fiquei feliz quando você deu a idéia de trocar os componentes.

Mas, infelizmente não deu certo. E pelo que vi, o BT136 está bom, pelo menos não está em curto.

Segue um vídeo com o resultado do teste.

Postado (editado)
Em 03/09/2025 às 10:19, Edmilson Goncalves Preza disse:

Bom dia @CRISANTO . O amigo já resolveu o tópico?

Boa noite amigo.

Não consegui resolver o problema.

Mesmo sem saber o que é, comprei um LM324N e três MOC3023.

Vou trocar estes componentes para ver como fica.

Creio que semana que vem eles chegaram.

Tem algo interessante que acontece que é: Se eu inverto a posição dos fios do sensor o ferro esquenta incontrolavelmente. No display aparece um valor de 0016C°. O led Heater não ascende.

Se eu volto eles a posição normal, o ferro não esquenta. O display fica com aqueles traços, e o led heater também não ascende.

• 2 semanas depois...
Postado (editado)

Boas.

Colocando vocês a par da situação, tudo continua na mesma.

Troquei o BT136, o LM324N E 2 MOC3023 e nada.

O ferro continua apresentando os mesmos sintomas acima citados.

Já não sei mais o que fazer.

Postado
7 horas atrás, CRISANTO disse:

Boas.

Colocando vocês a par da situação, tudo continua na mesma.

Troquei o BT136, o LM324N E 2 MOC3023 e nada.

O ferro continua apresentando os mesmos sintomas acima citados.

Já não sei mais o que fazer.

dá uma olhada nos resistores de 10k nas posições 24, 28, 45, 48 e 49, 59, 60 para ver se não tem nenhum aberto ou alterados ok

Boa Sorte    :)

Postado (editado)

@Maru 

Boa noite querido.

Eu agradeço muito por seu interesse em me ajudar.

O ruim é que estou sem um multímetro analógico, até comprei um mas devolvi porque nem zerava  o galvômetro, tenho um digital que não é bom também. Mas vou tentar de novo.

A minha estação é uma 702B+ e a placa é uma só, diferente da 702.

Vou postar uma foto da área que é do ferro e um vídeo também, para você dar uma olhada na região e na posição dos componentes.

P_20250919_182259_vHDR_On.jpg

P_20250919_182238_vHDR_On.jpg

Postado
17 minutos atrás, CRISANTO disse:

@Maru 

Boa noite querido.

Eu agradeço muito por seu interesse em me ajudar.

O ruim é que estou sem um multímetro analógico, até comprei um mas devolvi porque nem zerava  o galvômetro, tenho um digital que não é bom também. Mas vou tentar de novo.

A minha estação é uma 702B+ é a placa é uma só, diferente da 702.

Vou postar uma foto da área que é do ferro e um vídeo também, para você dar uma olhada na região e na posição dos componentes.

P_20250919_182259_vHDR_On.jpg

P_20250919_182238_vHDR_On.jpg

então, os resistores que comentei acima são os circundados na imagem abaixo

image.thumb.png.e85afefa6bf8fa0fe8e84a72de337812.png

Se algum deles estiver alterado ou mesmo aberto não vai funcionar mesmo o ferro de solda ok, estes são de 10KOhms ok

Postado
31 minutos atrás, Maru disse:

Se algum deles estiver alterado ou mesmo aberto não vai funcionar mesmo o ferro de solda ok, estes são de 10KOhms ok

Tá certo.

Vou verificar e falo depois.

Obrigado

Postado (editado)
Em 19/09/2025 às 19:04, Maru disse:

Amigo, dos que você falou, só encontrei umas diferenças no R25=10K que está dando 3,35k; R30=1K dando 303 Ohms.

Os R45=10K dando 1,94k; R48=10K dando 3,48k; R50=10K dando 3,01k. Sendo que estes três últimos ficam perto do VR3 e não sei se tem a ver com a parte do ferro de solda.

Eu testei eles na placa, depois vou levantar eles e testar de novo.

Os outros resistores deram uma medida normal.

P_20250919_204512_vHDR_On.jpg

Postado (editado)
Em 19/09/2025 às 19:04, Maru disse:

@Maru boa noite querido.

Aproveitei a sua dica e aferi todos os resistores da placa.

Alguns, na placa, apresentaram resistência igual ao que corresponde com o resistor, já outros não.

Esses que apresentaram diferenças eu levantei um perna dele e aferi novamente e aí eles mostraram a resistência correta.

Fiz uma tabela com as medidas.

Se possível, depois me diga algo.

Grato desde já.

*Obs.: o R59 é de 10k e está dando 9,63k +/- (foi erro na digitação)

TODOS OS RESISTORES.png

• 1 mês depois...
Postado (editado)

Veja neste esquema que os componentes principais para controle do ferro de solda são:

1 - LM324

2 - Moc3041

3 - Triac BT136

Estes componentes são faceis de encontrar, trocar ou testar.

Veja também o valor de R2 na placa pq aqui a minha carbonizou.

Lembre-se sempre para o ferro de solda funcionar o sensor temperatura no ferro deve estar ok com resistencia em torno de 1 R e o sinal chegar ate o LM324 pino 12. Teste aí.

Abs,

Roberto

Ferro Solda.jpg

Editado: por Roberto275803
Postado
2 horas atrás, Edmilson Goncalves Preza disse:

Bom dia @Roberto275803 . 

Se esse diagrama corresponder ao modelo da estação do @CRISANTO , faz o upload dele pra nossa área de download, pra podermos auxiliar o colega (caso não haja resolvido).

Não. A do @CRISANTO é a 702b+ igual a minha e tem somente uma placa de controle, já a 702 tem 2 placas uma na frontal com os visores  e botões e outra de controle no fundo da estação.

Este esquema não bate a não ser por alguns componentes principais usados nas 2.

Por isto gostaria de saber o valor de R2.

Abs,

Roberto

Postado (editado)

@Roberto275803  

Boa noite meu querido. Desculpe mas só vi tuas mensagens hoje, agora.

Eu vi na internet o camarada que fez esse esquema oferecendo a venda.

Sem grana, não pude comprar.

Mas se você tiver ele e puder me vender por um valor menor, a metade, pelo menos. Eu ficarei muito grato, pois ainda não resolvi o problema da minha estação.

Agora, estou vendo que a pessoa que fez o esquema, ou esqueceu de colocar, ou a placa pelo qual ele se baseou é diferente da nossa.

Por que estou falando isso.

Na minha placa na grafia tem R2 como na sua. Mas, porém, no lugar ao invéz de um resistor tem um diodo. Vou postar uma foto da área para você ver.

Mas, infelizmente, o código do diodo está bem apagado (você verá na foto).

Agora, eu te peço encarecidamente que você entre em contato comigo pelo MP(mensagem pessoal) para que eu te passe meu email para você enviar

os pdf's e me informar um pix para eu passar o valor para você. (e dar meu joinha também)

Eu não reparei a estação ainda. E esses componentes que você falou, eu já troquei eles por novos e nada de funcionar.

Você falou: "o sensor temperatura no ferro deve estar ok com resistencia em torno de 1 R e o sinal chegar ate o LM324 pino 12".

Sim, a resistência está nesse patamar e o sensor também está bom já testei (o ferro é novo pois o anterior tinha queimado). Mas, confesso que não olhei o pino 12 do LM324 (vou verificar).

Obs.: o diodo dá 0,572 escala de diodo. Outra coisa o MOC aqui, os 3 são: MOC3023

Um abraço

(Aguardo seu retorno)

P_20251109_184612_vHDR_On.jpg

P_20251109_192537_vHDR_On.jpg

Postado (editado)

@CRISANTO Segue o link para download do esquema:

Obrigado pelas fotos!

A minha estava assum com a sua na parte do ferro de soldar, mas como eu disse antes este circuito é bem simples e facil de resolver. Como este equipamento é montado por chineses, geralmente tem muito ponto de mal conexão naqueles conectores, fio partido ou mal fixado no pino do soquete. Revise tudo isto com calma porque se o sinal do sensor de temperatura do ferro de soldar não chegar no LM324 o ferro não funciona.

Abs,

Roberto

Etapa_ferro.jpg

Editado: por Roberto275803
  • Joinha 4

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...