Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts em destaque

Postado (editado)

Estou com essa fonte caregador de baterias modelo (Mce chfb) na bancada, e preciso do esquema eletronico, ou dica para reparo.

chegou pra min apos outro colega ja ter abandonado o conserto!

estava com os mosfets IRF840 em curto, ja foi trocado, ci pwm UC3845 estava queimado ja trocado, os dois diodos zener 15v estavam alterados ja foram trocados.

dois operacionais lm358 foram trocados, porem estavam bons, todos os diodos foram verificados sem problemas.

os resistores tambem verificados, trocado os optoacopladores e tl431 só por desencargo.

a fonte tem alimentação 8v no pino 7 do 3845, existe pulsos de tentativa de partida ate o transformador, fica pulsando, nada na saida.

se alguem tiver um esquema de fonte com mosfets, transformador de pulso e ci pwm da linha 28xx,38xx e puder compartilhar agradeço.

ou o proprio esquema mce chfb.

desde ja agradeço a atenção de todos os colegas.

WhatsApp Image 2025-12-12 at 13.20.21 (1).jpeg

WhatsApp Image 2025-12-12 at 13.20.21.jpeg

Editado: por Gerson Alemãozinho
Postado
1 hora atrás, Gerson Alemãozinho disse:

Estou com essa fonte caregador de baterias modelo (Mce chfb) na bancada, e preciso do esquema eletronico, ou dica para reparo.

chegou pra min apos outro colega ja ter abandonado o conserto!

estava com os mosfets IRF840 em curto, ja foi trocado, ci pwm UC3845 estava queimado ja trocado, os dois diodos zener 15v estavam alterados ja foram trocados.

dois operacionais lm358 foram trocados, porem estavam bons, todos os diodos foram verificados sem problemas.

os resistores tambem verificados, trocado os optoacopladores e tl431 só por desencargo.

a fonte tem alimentação 8v no pino 7 do 3845, existe pulsos de tentativa de partida ate o transformador, fica pulsando, nada na saida.

se alguem tiver um esquema de fonte com mosfets, transformador de pulso e ci pwm da linha 28xx,38xx e puder compartilhar agradeço.

ou o proprio esquema mce chfb.

desde ja agradeço a atenção de todos os colegas.

WhatsApp Image 2025-12-12 at 13.20.21 (1).jpeg

WhatsApp Image 2025-12-12 at 13.20.21.jpeg

Já verificou estes pontos circundados, pois se pulsa e não firma o rele chega a bater?

image.thumb.png.bc674bceec81b64463b04fe0d43183aa.png

Se sim teste os trafos para ver se não esta com enrolamento aberto ou em curto ok

• Joinha 1
Postado

o rele nao fecha. somente quando alimenta a bateria.

os foto acopladores os 2 trocados pc817, os amplificadores operacionais lm358 trocados, o tl431 tambem trocado, os trafos TP e final não tem curto e não estao abertos.

essa fonte ja é conhecida pra min porem estou num beco sem saida. minha ideia é trocar todos os capacitores eletroliticos.

• Gerson Alemãozinho alterou o título para Fonte, caregador mce-chfb 12volts 10amper resolvido.
Postado
5 minutos atrás, Gerson Alemãozinho disse:

eu acho que nao sou o unico que nao ta conseguindo mudar a tag da postagem para resolvido.

nao da pra mudar.

WhatsAppImage2025-12-12at16_03_47.thumb.jpeg.f5dcc9e1149f2235edcdf7f828d9abe4.jpeg

sim, pois foi postado no lugar errado, neste caso somente o moderador da área ou o geral poderá efetuar  a mudança e somente depois mudar o status para Resolvido ok 

Postado

eu acredito que por se tratar de pedido de esquema esteja na area correta.

o que não esta nessa area é o topico resolvido, até alguem mandar o esquema que pode me ajudar bastante e ajudar aos colegas do forum.

16 minutos atrás, Maru disse:

sim, pois foi postado no lugar errado, neste caso somente o moderador da área ou o geral poderá efetuar  a mudança e somente depois mudar o status para Resolvido ok 

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...