Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts em destaque

Postado (editado)

Eu estou começando com manutenção de notebooks, o primeiro problema que encontrei eu mesmo causei, onde no meu amadorismo arranquei a parte a ponta azul do flat do botão power dos dois lados, tentei comprar sozinho o flat e recebi um completamente diferente em casa o detalhe é os dois tem o mesmo nome, como eu posso acertar a compra dessa vez ? 

A primeira foto é a comparação o menor é o flat correto que antes funcionava, o maior é o flat comprado errado. 

A segunda foto é o flat  comprado de forma errônea. 

Segue o nome que está escrito no flat menor: kotl e220709 rl awm 20798 80c 60v vw-1 ; já no flat maior: kotl e220709 rl awm 20798 80c 60v vw-1 

Cortar o cabo maior seria um caminho viável ? ou a troca seria a melhor ideia 

Modelo da placa: x451ca rev 2.1 (Segue fotos da placa e suas informações a seguir)

cabos_flats.thumb.jpeg.c19aa555b03b6b908b5526a29245f4e8.jpegflat_comprado.thumb.jpeg.e61493415aff6cde046fa9b9030273ec.jpeg  

placa_x451ac_informacoes.jpeg

placa_x451ac_informacoes_2.jpeg

placa_x451ac.jpeg

Editado: por m32pinto
Acrescentando modelo da placa e fotos da mesma e informações complementares facilitar a leitura e modificação no título de acordo com o moderador
  • m32pinto alterou o título para (asus x451ac - placa mãe) Uma ajuda com flats
  • m32pinto alterou o título para Asus X451AC|Rev 2.1|Ya4a194v0|E114139 - Ajuda com flats
Postado (editado)

@m32pinto Agora as informações estão aí, apesar que fora de ordem kkkk

Escreve exatamente como o amigo disse acima: Asus x451AC -Ya4a194v0 E114139 - Ajuda com flats

Editado: por MJVFC
Postado
Em 14/12/2025 às 22:30, m32pinto disse:

arranquei a parte a ponta azul do flat do botão power dos dois lados

Não se preocupe, é normal isso acontecer, ainda mais em equipamentos mais antigos.

Se ainda estiver com as pontas azul pode colar ela com uma gotinha de super bonder.

Dá até só pra encaixar mesmo, coloca o flat e depois a ponta azul e fecha a trava. Ela serve de calço pra ajudar a prender o flat e também para dar tipo uma pressão para fazer contato entre os pinos e as vias do flat.

Se tiver perdido as pontas o que pode fazer é pegar um flat da sucata ou um teclado que está danificado para usar essa parte azul deles. É só descolar e cortar do tamanho do flat, depois cola ou só encaixa direto mesmo.

Se algum dia precisar comprar um flat desse tipo olha também a quantidade de vias.

Nesse seu caso, se o flat que comprou tiver exatamente o mesmo espaçamento entre as vias igual do original, então dá pra cortar sim, funciona normal. Só tem que atentar se as vias não trocam de lado, se estão no mesmo lado do flat ou em lados opostos.

• m32pinto alterou o título para Asus x451AC -Ya4a194v0 E114139 - Ajuda com flats
Postado (editado)

@MJVFC

Bom, tudo certo o notebook até ligou, porém assim o flat menor estava com as pontas muito zoadas já, então eu usei o flat do mouse pad, cortei e igualei o número de trilhas, e chega tensão de 3v, e o notebook ligou depois de tentar varios ajustes na ponta que vai a plaquinha. Agora o notebook só não inicializa o windows 

Eu usei papeis no lugar do plástico azul. 

medicao_e_placa.jpeg

notebook_sem_inicializar.jpeg

Editado: por m32pinto
Marcando o ajudante. atualizando o resultado
Postado
Em 16/12/2025 às 11:11, MJVFC disse:

Só tem que atentar se as vias não trocam de lado, se estão no mesmo lado do flat ou em lados opostos.

Só toma cuidado pois o flat tem que ser de mesmo tamanho e com vias para o mesmo lado do original, se vc usar um flat diferente pode correr risco de ligar invertido.

Olhando pela foto que você postou as vias do flat não aparentam estar ruins, mas só por essa foto eu não consigo opinar.

Outra coisa que não entendi, você cortou o flat do touchpad pra fazer o do power? Ou cortou no flat novo que veio maior?

Enfim, as dicas são essas ai, o papel serve também mas eu recomendaria fazer com as pontas de um flat de sucata pq ai fica um serviço mais bem feito. Sobre o sistema operacional acredito que você consegue resolver, certo?

Postado

@MJVFC cortei o flat do mousepad que não funcionava há bastante tempo. 

sobre o sistema operacional, só fica a tela preta na tela do notebook, nem mostra a logo.

será algo na bios ? ou no hd ?

Postado

Bios acredito não ser pois a tela está ligando normalmente, geralmente quando dá problema de bios a tela nem liga, pelo menos nunca vi...

Remove o HD e verifica se consegue entrar no setup...

Já pega essa dica aqui: assim que o equipamento ligar conecta um teclado USB e verifica se os leds do CapsLock ou NumLock vão ligar.

Em uma situação dessa em que você não tem uma "resposta" na tela, ao usar essa técnica e tiver os leds do teclado USB ligando então significa que o equipamento está apresentando vídeo, porem só não sai na tela.

E eu até chutaria que essa tela ai está com defeito. Mas faz o teste do teclado USB.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...