Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

tutorial Teste de transistores para novatos em eletrônica

Avalie este tópico:

LaPaDa

Posts em destaque

Senti vontade de compartilhar isso com o pessoal que está começando no ramo de manutenção de placas mães assim como eu e que as vezes passamos batidos nesse teste e acabamos devolvendo ou não solucionando o problema de algumas placas mães. Nesse teste utilizaremos a escala de Diodo ou Continuidade.

--> Ponta Preta no Gate e Ponta Vermelha no Source, nesse teste não pode conduzir. Se conduzir tiramos o mosfet e testamos fora do circuito para comprovar realmente se está ou não bom.

Obs: Muitas vezes os mosfets não conduzem e achamos que está bom, porém deixamos por muitas vezes passar batido e ai vem um teste para podermos confirmar 100% se o mosfet está ou não bom. Vamos testar se ele está armando e desarmando corretamente.

--> Ponta Preta no Dreno e Ponta Vermelha no Source e ele não deverá conduzir, porém vamos testar se o mosfet está armando e desarmando normalmente, pra isso temos que manter a Ponta Preta no Dreno e Encostamos a Ponta Vermelha no Gate e voltamos novamente para Source e deverá conduzir, para desarmar o mosfet encostamos a Ponta Preta no Gate e voltamos para o Dreno.

Através desses testes podemos saber se o mosfet está ou não em perfeito estado, espero que isso possa ajudar muitos novatos a realmente testar de forma eficiente esses mosfets pra gente não ficar dando murro em ponta de faca.  ^-^

Valeu galera gente boa do fórum.

Editado: por FLAVIOTECH
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, só  complementando para os que estão começando, devemos primeiro definir a ponta de prova P (de positivo) e a N (de negativo).

Em multímetros analógicos a ponta P é a preta e a N é a vermelha. Pode-se comprovar isto testando um led (pode ser na escala de continuidade ou na x10), pois com a ponta vermelha no cátodo e a preta no ânodo, o led acende.

Em multímetros digitais a ponta P é a vermelha e a N é a preta. Pode-se testar um diodo na escala de continuidade para comprovar.

Caso  eu não esteja enganado, com o multímetro analógico com a ponta P no dreno e a N na fonte, sendo o MOSFET do tipo N, devemos retirar a ponta P do dreno e tocar no gatilho e voltar a ponta P pro dreno (onde ele deverá apresentar baixa resistência). Para MOSFET tipo P é o inverso.

Me corrija se eu estiver enganado.

Link para o comentário

Obrigado

, em multímetros analógicos eles possuem as pontas invertidas realmente, onde a preta passa a ser positiva e a vermelha negativa e sempre ficar atento se é PNP ou NPN, no caso do transistor ser PNP é só invertermos as pontas nos testes que citei. Mas na manutenção de placas mães eu costumo usar mais o Multímetro Digital, acho bem mais fáceis as leituras e bem mais prático encontrar um curto, mas isso vai de cada um.

Link para o comentário

• 6 meses depois...
  • 4 semanas depois...

uma duvida

eu estou começando e o teste que faço é o seguinte coloco a multímetro digital na escala de diodo - ponta vermelha em algum terra da placa e ponta preta no source e gate. algumas vezes meu multímetro mostra 00 e fica apitando continuamente, isso seria uma fuga no mosfet?

Link para o comentário

• 3 semanas depois...
  • 10 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...