Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Que drivers instalar? Fabricante ou a mais atualizada?

Avalie este tópico:

Posts em destaque

É gente, hoje vim abrir um assunto que a muito me questiono, Qual driver instalar? Mais Atual? Ou a que o Fabricante colocou no site?

Já me deparei com alguns problemas em relação a instalar drivers do fabricante.

Eu normalmente instalo com o Driver Booster Pro Portable ou com o SlimDrivers (parceiro da microsoft) ou entao com o Driver Pack Solutions.

E vocês o que fazem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso sempre os do fabricante, qualquer problema é fácil achar a solução, já se você pegar algum problemas com um desses aí fica mais dificil de achar a solução.

A verdade é que drivers mais novos tendem a melhorar desempenho e resolver problemas, como também podem trazer novos bugs. Por experiência própria eu prefiro usar os do fabricante.

Link para o comentário

Bem, esse assunto é bem vasto, daria para escrever um livro..

Eu normalmente uso os drivers que o fabricante disponibiliza no proprio site, e sempre coloco o mais atual.

Já tive problemas de instalar o drive mais recente, e ter que voltar para uma versão anterior.

Se não tem no site do fabricante, ai uso o Drive Pack Solutions mesmo.

Eu usava o Driver Genius, mas tive alguns problemas com ele, talvez uma nova versão funcione.

É importante também, sempre que possível atualizar a bios, as vezes, os drivers podem não funcionar corretamente se a bios não estiver atualizada.

Abraço,

Fábio

Link para o comentário

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
eu utilizo um critério que até hoje nunca me deu problemas.

- Drivers do site da fabricante, pois foram devidamente testados e projetados para melhor compatibilidade;

- Drivers sempre com uma versão anterior a atual, geralmente todos os erros e falhas já estão corrigidos;

- Nunca uso drivers Betas;

- Nunca deixo as atualizações da Microsoft atualizar os drivers, geralmente da falhas;

- Fabricantes com grande problemas de Compatibilidade de Drivers, geralmente baixo umas 3 versões diferentes, as mais problemáticas na minha opinião, são: SiS, AMD e Realtek. Mas a SiS é campeã!

- Sempre testo um por um depois de instalado, Áudio, Vídeo, redes...

Essa é a forma que trabalho e nunca me deu problemas.

Link para o comentário

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, bem lembrado, uma atualização de bios chega a ser como uma placa mãe nova. Peguei varios dell com chipset e video intel que ao instalar o windows 8.1 ele fica com a tela preta e só funciona o monitor externo, isso se resolve com atualização de bios.

Link para o comentário

Em 31/10/2014 às 16:11, brunorivera disse:

O que eu faço é o seguinte coloco o Driver Booster pra rodar ai ele baixa e instala tudo direitinho e actual, ai depois vou reinicio, se der problema eu vejo qual que deu problema e baixo a do fabricante. O que acham? Faço bem ou acham que estou a fazer errado?

Aqui eu faço ao contrário... como disse nosso colega Lapada, os drivers do fabricante foram testados e aprovados para aquele equipamento. Utilizo o mesmo método dele e é aprovado.

Link para o comentário

Eu já tive vantagens e desvantagens com isso. Então, use o Drive booster mas antes de instalar crie um Ponto de Restauração, pois caso ocorrer algum erro ou algo não funcionar como deveria vc só restaura e pronto. Na maioria das vezes atualizar acaba resolvendo problemas de incompatibilidade e melhorando desempenho, mas tem vezes que piora, por isso o Ponto de Restauração é importante.

Link para o comentário

Se for um PC desktop de um usuário comum, que possua placa de vídeo, eu prefiro sempre baixar o driver de vídeo mais novo diretamente do site do fabricante do chip, pois há correções mais correntes e rápidas. Por exemplo, os drivers novos da AMD e Nvidia para as Radeons e GeForces, respectivamente, lançam atualizações para corrigir bugs, melhorar desempenho e adicionar perfis mais otimizados para os jogos em relação à placa utilizada.

Não descarto o Beta em casos especiais, pois já me ocorreram casos de os drivers estáveis, tanto de fabricante quanto da Nvidia gerarem instabilidade que o Beta solucionou, como, o do Powermizer (controle de energia das placas Nvidia) não funcionar, deixando o clock sempre no máximo, fazendo assim, a placa funcionar sempre quente por nada.

Em termos de AMD, prefiro baixar os drivers da fabricante, pois os chipsets AMD são muito chatos em relação a atualização de drivers direto do site dela. As atualizações de chipset são Ok, mas as de SATA/AHCI e RAID são bem problemáticas. De preferência, procure usar os drivers SATA/AHCI nos chipsets AMD que vieram com o Windows. São mais estáveis, e a performance é boa, e irá poupar a futura dor de cabeça de acontecer uma atualização da AMD e deixar o seu Windows não-inicializável. (Experiência própria)

Em termos de Intel, procuro baixar todos os drivers especiais do fabricante da máquina, e baixar o último driver de chipset e placa-mãe direto do site da Intel, pois atualiza os .INF do chipset (corrige bugs referentes ao chipset, USB, e afins), e vêm com atualizações do driver de vídeo (compatibilidade com Flash, jogos, e outros mais). Pra mim, a Intel tem um histórico de base de drivers mais estável do que a AMD. Fazem 10 anos que sigo este esquema nos computadores puramente Intel (tanto desktop, quanto notebook), e não vejo colateral algum.

Eu me atento também, quando há disponível, atualização de BIOS. Normalmente, faço isto somente em computadores modernos com DualBIOS, pois é mais fácil reverter para a BIOS anterior se der algo errado. Se olharem o site dos fabricantes, um upgrade de BIOS pode melhorar a compatibilidade de processadores e memórias, adicionar recursos novos, corrigir bugs, aumentar a estabilidade, entre outras coisas.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...