Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Solda Componente Jumper

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Olá amigos, primeiramente agradecer a todos pela a ajuda desde já

estou tentando fazer um jumper neste componente da placa, com fio de telefone, como está em vermelho, eu tenho noção básica de solda, não sou nenhum expert, por isso venho pedir a ajuda de vocês, amigos.

desde já novamente mt grato pela ajuda

abraços

marcos

Obs: modificando pq esqueci de colocar a foto.

10808100_10205230585713044_77723064_n.jpg.90ffb6fe1149a0e841d440cb2ed12b2a.jpg

Postado

ok...

Partindo da base de que voce sabe qual componente é este e como ele trabalha.... qual é a duvida em si ?

Fazer jumpers como meio de teste nao é algo muito anormal, logicamente desde que haja sido verificada a integridade do circuito que será alimentado.

Postado

Se for isso mesmo apenas faz isso que vc falou pega um fio de telefone ou um dos fios daqueles que tem de cabo de internet mesmo e faz o jumper. Solda um terminal com uma solda pequena e no outro tbm. Se tiver duvidas de como soldar veja no youtube como fazer solda com estanho e pasta de solda

Postado

oi meu amigo, obrigado pela ajuda, estou pra comprar a pasta de solda, com o ferro de solda acho que por ter a ponta mt grande, não estou conseguindo, acho que com a pasta e a estação de solda pode dar certo... assim q tentar postarei o resultado mt obrigado pela ajuda RRRM, e ja mandei um joinha. abs!

Postado

Ola amigos, então, tentei fazer o jumper com ele na placa e não consegui, tirei ele da placa, e quando soldei a primeira perna do jumper, acabou quebrando a perninha do CI... :(

Alguém sabe aonde posso arrumar outro, isso é mosfet ou transistor?

desculpa a demora e obrigado pela atenção

Postado

Sim, eu acho que é esse

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

eu devo ter 2 placas mães de notebook de sucata, vai ser meio difícil achar...

achei o pdf do site do fabricante

é um mosfet

teria q substituir por um idêntico ou pelas referências posso encontrar um parecido?

Postado

Aconselho a substituir pelo mesmo componente, é um power switch que tem incorporado em si um mosfet do tipo N mas não é exatamente um mosfet, ele tem um pino de controle que ao receber sinal aciona o componente em si para chavear, mas se isto tudo começou porque não havia tensão na saída dele verifique se não há curto subsequente na linha que ele alimenta antes de soldar um novo.

Postado

Se vc não achar no Brasil vai demorar um pouco pra chegar. Essa máquina é de cliente? se for tenho bastante sucata aqui e posso ver se consigo para vc mas tem que achar o problema no circuito para poder colocar o novo sem o risco de queimá-lo. 

Postado

estação de solda 868d++ YaXun

eu acho que a ponta do ferro de solda e a solda eram muito grandes, acho q foi isso q errei...

eu fiz um curso de manutenção de notebook aonde pratiquei bastante mas não peguei algo parecido...

grato pela atenção amg

amigo neofln, eu resolvi usando a dica do ralf nesse post, q por sorte não foi para os casos resolvidos hehehe (ainda não tenho acesso)

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

fiz o jumper com um alicate e a imagem voltou ao normal e não ficou mais branca, será que seria esse o mesmo problema amigo warley? assim seria mais fácil de encontrar o problema...

desde já extremamente grato pelo tempo dedicado aqui nas respostas, não vejo outra forma de retribuir tamanha gentileza se não for compartilhando da minha humilde ignorância para ajudar todos aqui tb...

abraços a todos, uma boa noite e um bom feriado....

Postado

Que bom que resolveu. A dica do Ralf resolve mas é um paliativo, bom seria se vc conseguisse identificar o pq do não funcionamento deste ci para resolver em definitivo. Pratique soldar em suas duas placas de sucata não tem mistério. Três coisas que precisa prestar atenção na hora da solda:

1 Limpeza: componente e placa devem estar isentos de gordura e sujeiras.

2 Temperatura: Cuidado para não esquentar demais o componente.

3 Igualar temperatura: A temperatura da placa deve estar igual a do componente para que a solda flua por igual na placa e no componente e assim fixe o componente com ótimo contato elétrico.

Qualquer coisa que puder ajudar é só falar.

Postado

Bom se pinçando os pontos ele funcionou eliminamos que haja curto subsequente na linha, seria só substituir o componente, para que o conserto fique 100% isso seria o ideal, mas neste caso a perna do componente que quebrou não impede que você faça o jumper... Ele seria feito entre as duas trilhas e não especificamente sobre as perninhas do componente, você pode raspar o verniz das trilhas e estanhar se o espaço para solda for pequeno demais, o jumper continuará funcionando, pois sua finalidade é deixar acionado constantemente está parte do circuito interligando as duas trilhas ok?

Você pode acordar com o cliente de deixar o jumper até que o componente chegue para a substituição do mesmo... ;D

Té+

Postado

Amigo Neofln, mt obrigado pelo esclarecimento, tem sido de extrema importância e gentileza, me restou apenas uma duvida, entre a trilha In e Out tem uma trilha q é ligada ao EN, como na foto, poderia fazer essa raspagem sem problemas?

novamente agradecido pela atenção amg

abraços

IMG_20141121_143642.jpg.0b403a7f6f5961bc88378cf61e6e643c.jpg

Postado

Amigo do jeito que esta ai eu não veria problema em fazer a solda, mas se julga necessário mais espaço pode raspar sim em volta do in e do out só mantenha aquela trilha entre ambos intacta... Pra lhe dar uma ideia do que eu faria, eu soldaria um daqueles componentes parecidos com resistores, pretinhos escrito 000 em cima eles nada mais são que jumpers... ;D

• 4 semanas depois...
Postado

Ola amigos, desculpe a demora, soldei de novo o componente mesmo com o terminal faltante e consegui fazer o jumper com um fio de telefone, ficou show

Novamente MT agradecido pela disposição de todos forte abraço e vamos a luta!

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...