Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Pedido de calma e tolerância

Avalie este tópico:

Bruno Faria

Posts em destaque

Tenho visto muitos colegas que ao abordar um assunto tem sido bastante incisivos em suas afirmações.

Por exemplo, um colega posta uma informação um pouco equivocada, talvez por falta de experiência na técnica, e em seguida outros colegas vem adverti-lo sobre o risco de tal procedimento. Só que ultimamente as advertências tem sido passadas até de formas grosseiras.

Isto vem acarretando em um clima pesado e acaba criando desarmonia sem necessidade.

Não vou e nem gostaria que este tópico sirva para abordar qualquer aspecto do j-, pois está se tornando muito polêmico.

Não quero dizer que os colegas que postem dicas, tutoriais ou qualquer tipo de procedimento equivocado não devam ser alertados para o risco que aquilo envolve. Pelo contrário. Só estou defendendo aqui a harmonia.

Não precisa falar "cara, você é burro" ou "isso me dá arrepios"... estes tipos de comentário nós podemos ter no chat em uma conversa informal. Lembrem-se que um dia todos nós também não tínhamos experiência e por muitas vezes quebramos a cara até acertar.

Os comentários num caso de procedimento incorreto ou equivocado, podem ser intermediários. Nem passar a mão pela cabeça e nem ser extremo e ofender o colega. Basta solicitar que ele revise o procedimento e se for necessário, somente com a intervenção da moderação, retirar o conteúdo (lembrando que apagar conteúdo para evitar uma possível punição além de ineficaz é contra as regras) para não influenciar outros colegas menos experientes a começar a aprender de forma incorreta.

Então. Espero que todos pensem no próximo e vejam se gostariam de ser tratados de tal maneira que (espero que só até hoje) está acontecendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você encontra um amigo que não vê há algum tempo e rola algo do tipo "Ow seu filho da p.. vc sumiu rapaz! Por onde vc anda?!" é uma coisa...

Mas se vc está na escola/faculdade/trabalho e vem alguém que vc sabe que tem mais experiência e fala "seu burro"... olha a diferença... não precisa nem xingar pra ofender.

Link para o comentário

• 1 mês depois...

Para @todos:

Na minha família, assim como na de vocês, acontecem desentendimentos. Às vezes um fica de cara feia com o outro... mas temos que pensar que tudo passa e não vivemos sozinhos no mundo.

Ser homem não significa ser viril, pois viril até um pedaço de borracha, com formato de falo masculino, é! Não significa esbravejar, xingar, bater, matar!

Ser homem (homo sapiens sapiens) significa ser honrado. Fiel. Capaz de perdoar e ser perdoado.

Não é demagogia! Pensem por um instante alguém que você conheça que tenha estas qualidades! E veja por quanta coisa essa pessoa já passou... quantos sapos já teve que engolir e depois digerir!

E é com essa digestão que vem o aprendizado, o amadurecimento.

Cada um tem seu tempo. Um vai apanhar mais pra aprender, outros vão bater mais e apanhar dobrado pra poder aprender um pouco. Mas todos aprendem.

Não se trata de ser rico ou pobre, culto ou não. Trata-se de humanidade!

Nós (os ativos) fazemos este lugar de conhecimento (vulgo fórum) ser humano. Pois aqui temos nossas dúvidas embrenhadas nas cabeças de outras pessoas, que nos ajudam porque tem humildade e boa vontade! E por esse motivo ajudamos em troca.

Sabemos de longe o cara que chega pra sugar e ir embora, mas sabemos também os que estão aqui doando um pedaço do, já escasso, tempo para comemorar com os outros as conquistas diárias!

Imaginem se nós tivéssemos um resistor pra soldar na placa e não tivéssemos solda. O que seria dessa conexão? Nada! Agora imaginem se nós não tivéssemos onde comprar a solda, que tivéssemos que ir pro meio das pedras extrair os metais, processá-los, retirar cada um deles e misturar na proporção certa, transforma-los em fio, enrolar no carretel e daí soldar o resistor. Em cada um destes processos existem outras pessoas, que juntas fazem a nossa comodidade de comprar um carretel e soldar o componente. Sozinhos não somos nada!

Comecei e vou terminar falando de família: em toda família tem o que ajuda e o que só sabe ser ajudado. Tem o que agradece e tem o que não tá nem aí. Tem o falastrão e o calado. Mas todas elas são famílias e os membros estão juntos para aprender a conviver e perdoar.

OBS: Apenas um desabafo. Sem joinhas para esta mensagem, por favor.

Link para o comentário

Farinha peço licença pra escrever algo no tópico do seu desabafo.

Turminha o eletronicabr não é somente um fórum tbém é uma grande família.

Como tal sempre vai ter uma confusão aqui ou acolá, mas a calma e respeito devem sempre prevalecer.

Se recebeu um j- e acha que foi injusto clique no botão exclamação vermelho que  fica no final de cada post. 

Nunca mas nunca mesmo retribua o j-, o fórum não é um local pra vingança, não é justo o termo toma lá dá cá, então não o faça. Não perca seu direito de defesa agindo contra as regras.

Link para o comentário

Bruno Faria, concordo plenamente com você. Creio que o sentido de um fórum é justamente a ajuda mutua que faz com que todos cresçam. Como o eletronicabr segue por uma linha de acolher a todos que busquem o conhecimento, e não tornar-se um fórum elitista, então é natural que existam diferentes níveis de conhecimento. Eu mesmo entendo que estou  bem distante de ter o conhecimento que muitas feras tem aqui. Mas ao mesmo tempo percebo também que existem colegas com conhecimento ainda menor que o meu. Para uma convivência harmoniosa é necessário respeitar o tempo de cada um, e acima de tudo respeitar o ser humano. Infelizmente o que acontece é que assim como fomos crianças e nos esquecemos disso, também já tivemos um conhecimento bem pequeno, e também nos esquecemos disso. Temos que nos lembrar constantemente que o desconhecimento do meu colega já foi o meu desconhecimento no passado. Vamos nos respeitar, se não tiver nada interessante para dizer, que nos calemos, pois existem diversos modos de ajudar. Até nos calando estamos ajudando. O ideal, como você mesmo diz, é que tenhamos educação e cortesia na hora de expormos o nosso conhecimento sobre determinado assunto, que não sejamos arrogantes, mas intervirmos de forma cautelosa. Esse é meu ponto de vista.

Link para o comentário

• 1 mês depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...