Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Como usar a nanobios ?

Featured Replies

Postado

Comprei esse gravador de BIOS e não sei como usar, comprei o adaptador soip e não sei tb cm usar, o lado correto de encaixar ele. Ja procurei no youtube e não encontrei nenhum video mostrando como usar, alguém poderia me ensinar ou me direcionar algum video ou tutorial?

Editado: por Jakers Binder

Postado

Normalmente no gravador vai ter uma indicação de qual é o pino 1, no chip o pino 1 é o que tem o pontinho, basta vc colocar na posição e plugar no Gravador, o meu não é igual o seu, mas acredito que o principio seja o mesmo:

Baixe o arquivo da BIOS, abra o programa do gravador selecione o chip que vc está usando por exemplo 25L8005M2C ou W25X16 essa informação va pega no chip, após selecionar o chip manda reconhecer, no programa tem que aparecer o numero correto do chip caso contrario dá erro, após o chip ser reconhecido pelo programa, vc apaga ele no botão erase, pega o arquivo ROM da BIOS que vc baixou abre ele com o programa e manda gravar com o botão Write, ai é só esperar e correr pro Abraço, espero ter ajudado.

Leandro Marcel Lancieri

Postado

Antes de apagar o conteúdo do chip faça a  cópia da bios atual,

Bem aventurados são os pessimistas, pois eles fizeram backup.

Postado

use o botão read.

Postado
  • Autor

A minha veio sem o programa, ainda não consegui achar ...alguem tem o link

Postado
  • Autor

cara interessante que não consigo prender o ci no adaptador ...

Postado

Verdade esqueci desse detalhe, é sempre importante fazer o Backup da BIOS antiga, qual o Chip vc está usando numero ?? E qual adaptador ?? tem como mandar uma foto ??

Abraço

Postado

nesse link tem a foto dele!

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

Primeiro de tudo, voce vai identificar o pino 1 do chip da bios, normalmente fica um furo na parte do pino 1, dai voce vai colocar o pino 1 na parte onde circulei da imagem do adaptador.

Para encaixar o chip no adaptador, voce tem que pressionar, ai a mola dele vai descer, depois disso coloca o chip e verifica se ficou bem encaixado.

adaptador-zif-soic8-sop8-para-dip8-200-mil_MLB-O-3002758401_082012.jpg.c1d9df7f3ede1027eb5c8aa69d944986.jpg

Postado
  • Autor

muito obrigado pelas dicas , mas como encaixar o chip, ja tentei de algumas maneiras e nada

Postado

quando vc aperta ele para baixo (a parte de cima do adaptador  vc observa que as garrinhas as 8 abrem mais a boca nessa hora, com pinça vc coloca o CI flash e solta  parte de baixo  sobe e abocanha o Ci fica preso, deve estar com as 8 perninhas bem limpa de solda ou resina. agora existe o mesmo adaptador de 150 MILs para flash e eeprons menores aí nesse  fica folgado demais,

o certo é ter os 2 adaptadores o 150 Mils e 200Mils. vai ver é isso que vc está sentindo.

Postado
  • Autor

ja tinha observado isso, mas parece que é pequeno essa adaptador, não consigo prender as pernas do CI

Postado
  • Autor

acredito que esse ci seja maior, vou ter que comprar um adaptador maior, muito obrigado amigos!

Postado

antes de ter adaptador eu soldava 8 fiozinhos num soquete de 8 pinos DIP8  cortava eles a 1cm de altura acima do soquete e ali soldava a flash ou eprom  e colocada no Programador fiz isso por anos, era meio chato

mas resolvia, depois comprei os 2 tamanhos de adaptadores e facilita muito. os fiozinhos são de desmanchar um fio multipernas finos e maleaveis memso...

Postado
  • Autor

Comprei o adaptador 200 a 208 , acredito que resolva, mas muito obrigado por tudo!

Postado

O meu adatador tmb é menor e normalmente eu dou uma dobrada nas pernas do CI pra ele caber, cara, esse chip que vc passou é de 512KB, normalmente esse Chip não é a BIOS principal que costuma ter no minimo 1024KB, dá uma procurada na placa pq deve ter outro chip.

Abraço

Leandro

Postado
  • Autor

Acabei de achar um outro marcado aqui, é um mx25l3203d seria esse?

Postado

Com certeza é esse, funciona assim, por exemplo:

25l40 ou W25x40 = 512KB

25l80 ou W25x80 = 1024KB

25l16 ou W25x16 = 2048KB

25l32 ou W25x32 = 4096KB

As menores BIOS tem 1024KB pelos menos das que eu vi até hoje.

Abraço

Leandro

• 3 anos depois...
Postado

Tópico bloqueado pela moderação » O autor foi banido!

Evite responder este tópico.[/b]

Para receber ajuda mais rápida e eficiente, abra um novo tópico.

eletronicabr.png

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.