Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Estudo do chip OZ8602

Featured Replies

Postado

Olá.

Sabemos que esse chip é comumente encontrado ruim nas placas dos notes baratos, e também que não existe datasheet para ele. Por isso resolvi fazer um estudo dos pins dele baseado no esquema para , talvez, clarear a visão de quem possa interessar.

 

o OZ8602 é um charger simples, de 16 terminais:

CHip.png

 

Pino 1 - Iset --> I = corrente Set = ajuste. Recebe sinal do SIO (cng_i), indicando a corrente de carga e ser enviado para a bateria.

chg_i.png

 

Pino 2 - Cells --> Recebe sinal do SIO(set_v), indicando a quantidade de células ( tensão) da bateria conectada.

setV.png

 

Pino 3 - Iout --> ADpt_I -->corrente do adaptador externo - Informa ao Sio a potencia do Carregador externo

adpt_i.png

 

Pino 4 - charger vset - seguindo o esquema é ligado com CHG_HI_VOLT# , sensor de sobre voltagem da fonte externa

 

Esses 4 primeiros pinos indicam a ligação direta do Charger com o SIO, que por sua vez também é interligado com os pinos de dados da bateria, então, entende-se que o SIO "observa"  a potencia da fonte externa ( via Oz) capacidade , nível de carga e tensão nominal da bateria e assim indica ao Oz o comportamento que deve ter ao carregar a bateria.

 

Pinos 5, 6 e 7 e 8 --. ? :'(

 

Pino 9 --> Vac - tensão Ac - alimentação do CI, via fonte externa.Logo após DC_in, temos uma derivação via d3 agora chamada de chg_vcc, ligada ao Mosfet da bateria e tambem ao pino de alimentação do OZ

chg_vcc.png

Vac.png

 

 

Pino 10 --> hdr --High driver --> PWM para o Driver do controlador de carga de bateria

hdr.png

 

pino 11 -- ?

 

Pino 12 --> AcAv - Adaptador Ac AValiable --> Adapt(ador)_in --> informa ao SIO a presença do adaptador de AC ligado e valido, deve existir nível alto com o carregador conectado.

 

Pinos 13 e 14 - Ichp e Ichm - I= corrente; ch = charger - corrente de carga/descarga da bateria, obtido através de derivação de resistor shunt.

ICHm.png

 

Pinos 15 e 16 - Iacm e Iacp - I = corrente; Ac = adaptador - sensor de corrente e potencia do adaptador externo, obtida através de derivação do resistor shunt.

iacp.png

 

Principio de funcionamento dos Sensores de corrente baseado no esquema A14hv6:

 

É comum, ao queimar o OZ8602, o rompimento dos resistores dos pinos 15 e 16, bem como a falta do nivel alto no pino 12.

 

olhando por esse esquema, vemos na pagina 34 o Oz8602 bem como os pontos do DC_IN_B e DC_IN na pagina 29.

 

Observe-mos então que ambos sinais recebidos pelo OZ vem praticamente da mesma linha, separados tão somente por um resistor, convenientemente chamado no esquema de Rsense, sendo esse resistor de valor bem baixo.

 

Baseando nessas afirmações, posso concluir que o resistor Rsense é um resistor de shunt (na duvida google It :) )  e os terminais 15 e 16 são os sensores de corrente (ou sobre corrente) do OZ.

 

  Continuando a analise, podemos deduzir a Razão de não existir nível Alto no Pino 12 ( sinal de indicação ADAP(tador)_IN) com quando os resistores ligados ao pinos 15  16 estão abertos: O OZ não reconhece a corrente de consumo e desliga o circuito para proteção!.

 

  Outra dedução a fazer é a razão dos resistores de 10R ligados ao pino 15 e 16 abrirem quando o Oz queima:

o resistor shunt do circuito(r262) tem uma resistência bem baixa, muito menor que a oferecida pelo circuito interno do Oz nos pinos 15/16 , então, por razões físicas quase a totalidade da corrente do circuito circula pelo shunt , e apenas uma pequena parcela pelos resistores de 10R.

  Porém, com o Oz danificado e possivelmente em curto , a resistência interna dele cai a próximo de 0 , fazendo com que a corrente seja dividida entre o shunt e os resistorezinhos, como não são feitos para dissiparem tanta potencia se rompem.

 

10r.png

 

 

 

Postado

Bom dia @Perciva,

 

 

Acredito que os pinos 5, 6 e 7 e 8 sejam:

 

5 = COMP - é um circuito RC ligado ao terra. COMP, geralmente tem a ver com um amplificador de erro. Já vi isso em outros CIs.

 

6 = GND - Ligado ao 0V da placa.

 

7 = LV - tem a ver com Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. . kkkk

 

Falando sério, muitos CIs tem internamente reguladores de tensão, e precisam de um capacitor externo para filtragens, acredito que seja isso.

 

8 = REF - Como o nome sugere, é uma referencia de tensão para o CI.

 

 

 

Abraço,

Fábio

Postado
  • Autor

Bom dia @Perciva,

 

 

 

6 = GND - Ligado ao 0V da placa.

 

 

Abraço,

Fábio

 

esse eu já sabia. huhuh

o resto deve ser por ai mesmo, resolvi não escrever pois seria uma suposição

Postado

Obrigado. Estava precisando de algo assim, já li e vou guardar para possíveis dúvidas. Muito bom

  • 2 semanas depois...
Postado

Gostei Perciva vou estudar detalhadamente obrigado

Postado

muito grato pela atenção e ajuda a todos nós , valeu !

Postado

Parabens Perciva, excelente material, legal que da pra extrapolar o estudo desse chip pra vários outros.

Postado

Perciva parceiro, preciso de um resumo assim do funcionamento do CI OZ815..iria ajudar muito :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :):-* :-* :-* :-* :-* :-* :-* :-* :-*

Postado
  • Autor

@smaylle, em qual placa usa (esquema , e posição por favor) não tem datasheet disponivel tb?

Postado

@Perciva, A placa é: I4XSIX REV:02 6L, posição U15 CI OZ815ln, não tem 5 volts, não entendo muito bem o funcionamento deste ci, a plca não tem curto pelo menos não achei.

Esquema nnão achei no forum.

 

Postado

@Perciva, A placa é: I4XSIX REV:02 6L, posição U15 CI OZ815ln, não tem 5 volts, não entendo muito bem o funcionamento deste ci, a plca não tem curto pelo menos não achei.

Esquema nnão achei no forum.

 

a alimentação de 5v e 3.3v sao provenientes do oz8602 verificar alimentação de 19v de entrada e checar as tensoes secundarias
Postado
  • Autor

@israelsilva, Não amigo. a função do Oz8602 tá bem descrita neste post, nao tem relação direta com o 3 e 5 V da placa

Postado

@israelsilva, tenho as tensões de entrada CI OZ8602 também foi substituído, o CI OZ815LN que é o CI responsável por gerar os 5 volts, essa tensão de 5 volts vai para outro ci U16 APL1084 que gera então os 3,3.

Nessa placa não tenho as tensões primárias somente a tensão VIN 19 volts.

Postado
  • Autor

@smaylle, para evitar off topic, crie um tópico para seu problema , ok?  mais tarde vou apagar as mensagens relacionadas ao outro chip que não seja o Oz8602

  • 1 mês depois...
Postado

Excelente Perciva!!! tinha duvidas em rela;'ao a esse e outro, mas deu pra entender beleza :-*

  • 4 semanas depois...
Postado

Show, estou com um note com defeito neste ci e não estava me entendendo com ele. Vou avalia-lo novamente com esta explicação. Obrigadooo

  • 2 meses depois...
Postado

@Perciva,

 

Muito boa explicação, da para clarear as idéias de muitos profissionais.

 

Aqui mesmo temos pego muitos notes que não ligam com esse OZ8602 queimado, e realmente esses componentes sitados na sua grande maioria vem abertos, se olhar com microscópio, dá para ver um furinho nos resistores de 10 ohms.

 

Quanto ao OZ8602, eu já tenho como referência o pino 12, se ao energizar a placa, vou direto nesse pino, tem que ter nível alto ali, normalmente cerca de 3V, se tiver em nível baixo, zero volts, troco esse carinha, é batata.

 

Joinha garantido!

 

Atte. Mamtrix.

  • 8 meses depois...
  • 1 ano depois...
Postado

Perciva você é muito bom, gostei de como descreve o funcionamento do circuito do 0z862 perfeito, sou novo neste ramo e o seu tópico foi muito esclarecedor guardarei para futuras consuntas. Obrigado

  • 1 mês depois...
Postado

Belo Amigo Valeu muito este pino 12 realmente matou a duvida e estes resistores do 15  e 16 também

Segue muitos joinhas penas que só posso dar um

Editado: por EvandroEJCS

  • 5 meses depois...
Postado

Vou te dar um joinha só porque não é permitido dar mais 10! Estava com um Positivo Sim+ 1565M e outro Positivo Unique S1520 parados  e teu estudo esclareceu minha mente e resolvi os problemas dos dois Notebooks

Outros fabricantes de Notebooks de baixo custo que usam placa mãe originalmente da Shuttle  Inc utilizam  este CI OZ8602image.png  

  • 1 ano depois...
Postado

Obrigao, consegui resolver o problema(pisca luz vermelha e não starta) depois da simples substituição do C.I.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.