Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

conta giros (tacometro)em led

Avalie este tópico:

baltar

Posts em destaque

Olá, pessoal boa tarde!

Alguém aqui já tentou fazer um conta giro em led pro carro ou moto.

No meu caso a minha não tem  este aparelho sendo assim vou ter que usar os pulsos da moto para pode liga-lo e o mesmo funcionar.

Mas como eu faço isso, neste arquivo a pessoa disse que  fez toda a ligação com em aranha, alguém sabe como montar isso (" em aranha"). Pois, a placa em circuito com as trilhas para imprimir não tem o arquivo.

Segue uma foto do circuito caso alguem tenha interesse em fazer o projeto.

Fico no aguardo gostaria muito de adaptar isso numa moto já que a minha não tem..

Abraços!

conta_giro_1.jpg.6f7ae0f5294aa3ae33afbbf2d80d98b6.jpg

tacometro.jpg.4b7e451f4e3fa455c9a475628bd98c6f.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @baltar, bem vindo.

Esta montagem que pretende fazer, seria mais viável fazer uma placa para ela.

Este processo que citou "em aranha" creio que seria soldar diretamente um componente no outro. Com 3 integrados no projeto, não ficará uma montagem pequena e a chance de erros é grande.

Use um software para fazer a placa. Existem diversos para isso, mas recomendo o Dip Trace, por ser fácil de usar e agora em nosso idioma.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Boa Sorte!

Link para o comentário

• 4 semanas depois...

Deixa ver se eu entendi, este esquema usa o sinal nativo do tacômetro para atuar nos leds, e a sua moto não tem o tacômetro para extrair o sinal e você quer usar os pulsos da bobina para tal, é isso ?

Independente do objetivo, esqueça a montagem em aranha. Vai na dica do hts-tec.

Abcs.

Link para o comentário

• 3 meses depois...

Este projeto com os CI 3914 é bem simples. Mas têm um porém importante a ser considerado. Por ele fazer a conversão dos pulsos para os Led's por tensão analógica é extremamente sensível a ruídos, mais ainda se for montado em aranha.

Para coletar as informações de RPM o sensor teria de ser indutivo ou capacitivo direto da bobina, pois sua moto não tem saída no cdi para tacômetro. Mas isto traz muitos ruídos para dentro do circuito e ele fica completamente "maluco".

Não perca tempo, recomendo você montar um conta-giros utilizando microcontroladores. Fica simples, com menos componentes e imune aos ruídos gerados pela alta tensão. Na internet existem muitos modelos disponíveis com código fonte aberto e até a placa.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...