Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito para motor de passo manual

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Oi gente. Boa tarde.

Algum de vocês teria um circuito para controlar um motor de passo do tipo em anexo para parar em 3 posições diferentes?

EX: Uma chave seletora ou um potenciômetro.

cada posição da chave o motor para em um ponto X.

Estou fazendo uma peça de ar condicionado pro meu carro velho e esse motor vai direcionar o vento pra cima, pro pé ou pra frente igual dos carros novos.

Abraço

WP_20150519_004.jpg.dde9f7c6a0887ab998bfd09cae3f0356.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

vc vai precisar de um microcontrolador e uma placa de potencia para controlar o motor, e provavelmente alguns sensores nas devidas posições.

Ao menos é o que eu faria.

o circuito de potencia, vc pode usar os CIs, L297 e L298, um eh o controlador, o outro a potencia.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Tem placas prontas, baratinhas. Importando claro. NO ML tbm tem.

Aqui tem um projeto com o Arduino, o microcontrolador do momento.

Att,

Fábio

Link para o comentário

Em 19/05/2015 às 20:55, bismith disse:

Boa tarde,

vc vai precisar de um microcontrolador e uma placa de potencia para controlar o motor, e provavelmente alguns sensores nas devidas posições.

Ao menos é o que eu faria.

o circuito de potencia, vc pode usar os CIs, L297 e L298, um eh o controlador, o outro a potencia.

Tem placas prontas, baratinhas. Importando claro. NO ML tbm tem.

Aqui tem um projeto com o Arduino, o microcontrolador do momento.

Att,

Fábio

Não entendi como faria para parar o motor nas posições com uma chave seletora.

A placa pronta eu compraria mas não conseguiria controlar o motor.

Link para o comentário

Boa noite,

Até o momento, não conheço um circuito que faça isso que vc quer sem usar um µC (microcontrolador) Vc teria que criar um programa para esse µC.

O µC que controla o motor de passo. Nesse µC, vc conecta uma chave com 3 posições, 3 sensores, e os controles do motor de passo.

Algo desse tipo.

Vc conhece microcontroladores? como o PIC, ATMEL, Arduino....

Att,

Fábio

Link para o comentário

Com componentes discretos e algumas modificações, creio que este esquema possa ajudar:

Link para o comentário

Em 21/05/2015 às 01:31, hds-tec disse:

Com componentes discretos e algumas modificações, creio que este esquema possa ajudar:

Esse é interessante mas algo tem que dar os pulsos para o motor rodar.

Acho que farei com um servo desses de aeromodelo e um testador de servos. Pois o motor acompanha a posição do potenciômetro do testador.

Procede?

Link para o comentário

Sinceramente, sobre servo de aeromodelo não sei informar.

O conjunto do link que passei seria o setor de potência. Para o circuito de controle (pulsos) poderia, no meu ponto de vista, ser microcontrolado para ter precisão no movimento.

Como o

citou, um PIC resolveria o caso.

Mas, para fins de teste, poderia também usar o 555 mostrado no link.

Nesse caso, bastaria selecionar o sentido de giro com a chave no circuito principal e com os pulsos do 555 determinar a parada do motor.

Link para o comentário

Em 21/05/2015 às 14:30, hds-tec disse:

Sinceramente, sobre servo de aeromodelo não sei informar.

O conjunto do link que passei seria o setor de potência. Para o circuito de controle (pulsos) poderia, no meu ponto de vista, ser microcontrolado para ter precisão no movimento.

Como o

citou, um PIC resolveria o caso.

Mas, para fins de teste, poderia também usar o 555 mostrado no link.

Nesse caso, bastaria selecionar o sentido de giro com a chave no circuito principal e com os pulsos do 555 determinar a parada do motor.

Eu vou usar para comutar o ar que sai do ventilador e ar condicionado do carro, para cima, frente ou pés.. Esse motor será acoplado a uma tampa que mudará a direção do vento. No console do carro vai ficar um botão com 3 posições. Frente, pés ou ventar para o para-brisa. Por isso que o motor tem que parar nas posições certinhas como o botão manda.

Conseguirei fazendo assim:

Link para o comentário

Com esse testador de servos vai dar certo..

Esse potenciômetro varia o servo de 0 a 180º, no seu caso, basta fazer o seguinte:

Depois que o servo estiver montado no sistema de ventilação do AC, ajuste o potenciômetro na primeira posição, pés, com um multímetro meça o valor da resistência do pot, mas ele tem que estar fora do circuito. faça isso nas outras posições....

Mas pra que isso?

Assim, sabendo o valor da resistência para cada posição, vc usa uma chave de 3 posições e cada uma delas vai comutar um resistor( ou associação) eliminando assim o potenciômetro...

Tá ligado?

Att,

Fábio

Link para o comentário

Em 21/05/2015 às 17:02, bismith disse:

Com esse testador de servos vai dar certo..

Esse potenciômetro varia o servo de 0 a 180º, no seu caso, basta fazer o seguinte:

Depois que o servo estiver montado no sistema de ventilação do AC, ajuste o potenciômetro na primeira posição, pés, com um multímetro meça o valor da resistência do pot, mas ele tem que estar fora do circuito. faça isso nas outras posições....

Mas pra que isso?

Assim, sabendo o valor da resistência para cada posição, vc usa uma chave de 3 posições e cada uma delas vai comutar um resistor( ou associação) eliminando assim o potenciômetro...

Tá ligado?

Att,

Fábio

Hahhhhhh ai simm!!!!

Boa sacada! Valew pela dica.

Vou fazer isso mesmo!!!!

Link para o comentário

• 3 semanas depois...

Boa noite Leonardo,

Você concluiu o projeto ? Pergunto porque o seletor que muda a posição da ventilação é meio pesada e dependendo do servo, pode não aguentar. Qual servo pretende usar ? Não esqueça que ao usar um servo de aeromodelo no seu projeto ele estará sempre energizado gerando consumo e calor, para o qual não foi projetado. Sem falar do testador de servo. Sugiro repensar o uso do motor de passo que você apresentou no início.

Você vai precisar de um arduino + motor de passo + driver.

1001002-9.jpg

motor-de-passo-5v-drive-uln2003_mlb-o-3224399462_102012.jpg

Pesquisando um pouco vai achar estas peças por preços bem razoáveis e talvez equiparáveis ao de se usar servo + testador.

Usando arduino você poderá sempre melhorar seu código, seja usando chave seletora, botões tácteis, botões capacitivos ( até iluminados) tudo dependendo da sua imaginação.

Abcs.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...