Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Asus Rampage Extreme - Não arranca

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Olá

Como diz o tópico estou com problemas nesta board e resolvi postar para ver se consigo alguma ajuda.

Para que seja mais fácil para todos digo já que o problema é mesmo da board e não de outros componentes pois foram todos testados.

O problema esta na voltagem do power ou seja apenas chega 0.53v.

Os meus conhecimentos a nível de eletronica são muito basícos e estou a tentar aprender um pouco mais, tentei encontrar o esquema desta board mas sem sucesso. Entretanto com o multimetro em continuidade tentei seguir o circuito para saber onde esta o problema e não consegui encontrar a continuidade do mesmo.

Entretanto tentei encontrar algum componente que tivesse a mesma voltagem de 0.53v e encontrei um transistor WA8A, em anexo coloco a imagem dele.

Este componente tem as seguintes voltagens, G: 3.3V/ D: -1.8V/ S: 0.53V.

Tentei seguir a pista do dreno parta descobrir de onde bem o sinal negativo e não consegui e é aqui que preciso da vossa ajuda. A pista não tem continuidade e na traseira da board também não consigo perceber por onde segue

Qualquer ajuda séra bem vinda, e aproveito desde já para agradecer a vossa ajuda.

DSC_0012.jpg.8150b347a3cd07b8f872fb3700a8a7fe.jpg

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

I/O Winbond W83667HG-A já andei a procura e aparece muitos links mas depois na verdade nenhum é este.

Não troquei o cristal porque como não tenho muitos conhecimentos não quero estar simplesmente a trocar componentes sem saber o funcionamento dos mesmos e testar.

Qual é exactamente a função do cristal, e como testar o mesmo? Estive a medir os dois pontos do mesmo e não tem qualquer corrente neles.

A board apenas liga os leds da board e não liga mais nada pois não chega corrente ao switch de power para a board poder arrancar.

Link para o comentário

@FHS, amigo citei a troca do cristal, pois peguei uma placa que não ligava e eu também não encontrava curto nela, ao que vi esse cristal cilindrico gera pulso para o I/O saber que a placa está com alimentação e assim o I/O pode dar partida, Bom não sei se serve ao seu caso, mas nenhuma placa das que eu conheço, liga se este cristal não estiver ok, mas observe que ligar não é necessáriamente "startar".

Link para o comentário

lapada - actualmente a board tem 0.53v no SW POWER.

jcleyton - não sei se será propriamente o i/o com problema pois do pequeno transistor WA8A (esta na imagem inicial), sai a corrente que vai para o i/o e so depois segue para    os dois switchs. No entanto vou ver se tenho alguma board por aqui que tenha o mesmo i/o e em ultimo caso testar a substituição.

raimundoleao - a board não faz mesmo o start pois não tem a corrente no switch para isso, a ventoinha do cooler nem sequer da sinal. Vou verificar a situação do cristal e depois posto.

O que me deixa mais intrigado é que não deveria estar a chegar uma corrente negativa do transistor wa8a que é de onde sai corrente depois para o i/o e não descubro de onde sai essa mesma tensão negativa.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Olá pessoal

Desde já peço desculpa por não ter dado noticias mas tenho andado ocupado com o trabalho e não tive tempo para voltar a esta board.

Entretanto estou de volta da board de um portatil ao qual vou abrir um topico de ajuda pois estou com alguns problemas e depois volto a esta board enquanto o dono da board não se importar dela ca estar :).

Obrigado a todos

Link para o comentário

• 3 semanas depois...
resultado.jpg
Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, o que aconteceu? Por favor, informe-nos sobre o resultado deste aparelho. Caso o prefixo do tópico não seja alterado em breve para RESOLVIDO ou DEVOLVIDO este será trancado e não poderá mais receber postagens.
Link para o comentário

• 3 semanas depois...
Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...