Jump to content
  • Content Count

    120
  • Avg. Content Per Day

    0.05
  • Joined

  • Last visited

  • Credit

    23
  • Country

    Portugal

Community Reputation

3 Neutral

About FHS

  • Rank
    Membro Pleno

Personal Information

  • Sexo
    Masculino / Male
  • Location
    Aveiro Portugal

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Olá pessoal. Espero que esteja tudo bem com vocês. Estou com a board deste portátil na bancada pois ele liga e desliga passado 1 ou 2 segundos e depois esta sempre em loop. No entanto se eu remover a memoria ram ele liga e fica sempre ligado. Fiquei a pensar que seria algo relacionado com a alimentação da ram fui analisar e tem 1.5v no entanto eu tenho uma memoria de 1.35v e a board não faz a mudança. Quando o pc se mantem ligado sem memoria o pch aquece mesmo muito mal se consegue tocar com o dedo chegando a atingir rapidamente 60º Graus. Andei a procura de mais possíveis problemas e vi que na PL10 +VCC_GFX esta a 0v mas alguns cpu só ativam certas alimentações mas não tenho certeza se é o caso se alguém souber por favor informem. As restantes voltagens esta tudo bem aparentemente. Penso que esta board esta condenada devido ao pch mas queria tentar perceber como forma de aprendizagem se o pch pifou por ele mesmo ou se terá sido algo que desencadeou isso. A bateria carrega direitinho e para já não detetei qualquer curto na board. Agradeço desde já qualquer ajuda.
  2. boas pessoal uma vez que não consegui progredir mais neste portatil e como a suspeita principal é o pch falei com cliente e vai ser devolvido equipamento. agradeço a todos que tentaram ajudar. abraços
  3. após arranjar maneira de remover o dissipador do cpu para poder fazer algumas medições e não sobreaquecer o cpu vi que as bobines e o pch aquecem mesmo muito. parto do principio que sera ssim pois o dissipador do cpu tambem arrefece as bobines e pch logo são componentes que aquecem. mas o calor gerado por estes componentes aquecem a board que é uma coisa absurda. com o osciloscopio vi o sinal na entrada das bobines e fico com duvidas em relação ao mesmo, deixo aqui algumas fotos para poderem ver. pode alguem com mais experiencia conseguir analisar e poder dizer se parece normal
  4. @adrianopluz logo após criar o post removi os condensadores de tantalum e os tres estavam com capacitancia de cerca de 310uf. estive a medir alguns que tenho aqui e escolhi tres com cerca de 333uf e substitui e eis o resultado. uma linha mais direitinha no entanto assim que aparece o login para o windows fica um nadinha mais tremida mas muito melhor do que anteriormente. o problema é que o zumbido mantem e o problema de arrancar permanece. algo que me esta a intrigar é as voltagens que aparece no cpu atraves de software pois na placa tem constante 1.8v.
  5. @py2eb Ola pessoal Então é assim um pouco a correr para tentar aprender um pouco mais e mais uma vez tentar perceber o que se passa com esta board comprei um osciloscópio baratinho para fazer alguns testes. Verifiquei a linha de 3.3v; 5v; 1.35v; 0.8v; 1.05v; 1.8v. Todas as linhas tinha uma linha muito direitinha menos a linha de 1.8v do vcore que oscila um pouco. No entanto por baixo do cpu tem dois condensadores de tantalum um com 1.3v muito certinho e outro com 1.8v que oscila tal como os condensadores que substitui. Como so hoje adquiri o equipamento o único termo de comparação são mesmo estas linhas mas aparentemente o vcore oscila um pouco.
  6. @py2eb sim tenho capacimetro mas não testei aqui pois estar a testar um a um é como encontrar uma agulha no palheiro. ou posso não saber de alguma tecnica mais rapida e eficaz.
  7. @adrianopluz ola. hoje testei dar um pouco de temperatura pois a primeira vez que liguei o portatil não gerou imagem mas o teste não surtiu qualquer resultado pois o portatil nunca gerou imagem. tive de ligar e desligar 2 vezes para so depois arrancar passado muito tempo.
  8. @adrianopluz sim substitui os condensadores de tantalo e ceramicos do vcore, tambem já testei outro processador. por caso estava a agora a verificar se continua o zumbido e ele esta la, no entanto estava a tentar perceber de onde bem exactamente o que não é facil mas o zumbido é mais intenso na zona do processador e tambem da grafica. estava aqui a lembrar fazer esse teste de temperatura mas testo amanha que aqui já e quase 01h am
  9. @py2eb não tenho osciloscopio infelizmente, para breve irei comprar um daqueles baratinhos só para começar a prender um pouco mais e depois evoluir. no entanto penso que esteja bom pois inicialmente injetei na board os 19v para ver se existia algum consumo e a board não tem qualquer consumo. as fontes de 3v e 5v estão sempre disponiveis sem qualquer problema aparente.
  10. @adrianopluz boas. estive a verificar e em ambos esta com 3.1v. algo muito estranho que so hoje me apercebi pois demorei mais tempo a encontrar o cmos_clr1 e tinha ligado a board foi que mesmo quando não da imagem se esperar muito tempo até o cpu aquecer e as ventoinhas ligarem nesse momento o portatil começa a dar imagem. umas vezes um pouco antes das ventoinhas ligarem outras um pouco depois, ja fiz imensas vezes hoje e quase em todas elas acontece isto. parece impossivel.
  11. @adrianopluz boas. então é assim só hoje tive oportunidade para testar isto mas os dados não são conclusivos pois uma vezes a board arranca bem outras não. e nas vezes que arranca bem desligo o portatil e se ligar de imediato liga bem, se aguardar uns minutos acontece o mesmo o portatil liga mas não gera imagem
  12. @adrianopluz boas. sim tem 5v no pino 13 e 14 eu é que escrevi mal. verifiquei no meu apontamento e esta correto.
  13. @Jhones boas. hoje fiz o me e permaneceu tudo igual. depois substitui condensadores da fonte do cpu e tudo igual. neste momento acho que vou mesmo desistir pois já não sei mesmo o que fazer mais.
  14. @Jhones amanha irei ver com atenção o artigo. quanto aos condensadores substituo os ceramicos ou tambem os de tantalum? aqui deixo o resultado dos controladores: q63_ 1/2/3 - 1.06v 4 - 14.1v 5/6/7/8 - 1.06v q186_ 1/2/3 - 19.3v 4 - 3.2v 5/6/7/8 - 19.3v u38_ 1 - 3.3v, 2 - 3.3v, 3 - 3.3v, 4 - 5v, 6 - 10.2v, 7 - 3.3v, 8 - 3.3v u37_ 1 - 5v, 2 - 5v, 3 - 3.3v, 4 - 5v, 6 - 10.5v, 7 - 5v, 8 - 5v u34_ 1 - 3.3v, 2 - 3.3v, 3 - 3.3v, 4 - 5v, 5 - 3.3v, 6 - 3.3v, 7 - 3.3v, 8 - 3.3v, 9 - 3.3v, 10 - 8.6v, 12 - 8.6v, 13 - 3.3v, 14 - 3.3v u35_ 1 - 5v, 2 - 5v, 3 - 3.3v, 4 - 5v, 5 - 3.3v, 6 - 3.3v, 7 - 3.3v, 8 - 3.3v, 9 - 3.3v, 10 - 8.6v, 12 - 8.6v, 13 - 3.3v, 14 - 3.3v u57_ 1 - 5v, 2 - 5v, 3 - 0v, 4 - 5v, 5 - 3.3v, 6 - 3.3v, 7 - 3.3v, 8 - 3.3v, 9 - 3.3v, 10 - 8.4v, 12 - 0v, 13 - 0v, 14 - 0v isto foi enquanto não dava imagem e so mesmo com com memoria, cpu, grafica, monitor e ventoinhas obrigado
  15. @Jhones aparentemente estão bons já tinha verificado e nada em curto. o pch esta perto do cpu mas não da para ver bem pois está com o dissipador colocado. o que é me? problemas destes aleatorios e complicado, mas vou ver se consigo ver as voltagens para ver como estão

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...