Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Técnica de Soldagem - SIO

Avalie este tópico:


Hélio

Posts em destaque

  • 1 ano depois...

Comprei essa solda em pasta pra esse tipo de serviço. Mas joguei foi dinheiro fora, nunca que eu consegui aplicar a solda dessa forma, a bicha era grossa e nunca saia dessa forma da seringa, melecava tudo.

 

olá amigo eu uso esta solda pra SMD como capacitores e resistores menores para I/O nunca usei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante e difícil de acreditar a forma que ele aquece o chip para remover, mas em relação a solda em pasta ela e ótima para ressoldar o I/O hoje soldei um em uma Board de um notebook e ficou perfeito, precisou nem remover excesso de solda, como o amigo

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
falou que não conseguiu, bom a solda que tenho também não é como a do vide-o é um pouco rígida, mas o que faço, aplico um pingo apenas e passo com o dedo mesmo só melando digamos assim os terminais do componente dai e só aplicar calor que vai da certo, fica a diga, se ajudar contribua com um joinha que vai me ajudar muito, abraço a todos

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera qual temperatura vocês indicam utilizar ao removers esses chips com o soprador térmico? Eu uso uma estação atten 8586, geralmente coloco em 400 graus com a velocidade do soprador no 5, sempre fico me perguntando se pode queimar um chip desses, ou componentes smds ao redor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Interessante e difícil de acreditar a forma que ele aquece o chip para remover, mas em relação a solda em pasta ela e ótima para ressoldar o I/O hoje soldei um em uma Board de um notebook e ficou perfeito, precisou nem remover excesso de solda, como o amigo

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
falou que não conseguiu, bom a solda que tenho também não é como a do vide-o é um pouco rígida, mas o que faço, aplico um pingo apenas e passo com o dedo mesmo só melando digamos assim os terminais do componente dai e só aplicar calor que vai da certo, fica a diga, se ajudar contribua com um joinha que vai me ajudar muito, abraço a todos

 

Eu nunca consigo alinhar os terminais aos pad, já tentei centenas de vezes, e sempre fica terminal torto em relação ao pad. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
ao meu ver o segredo estar em duas coisas, a primeira é o chip que será utilizado se os terminais dele não estão tortos e segundo é limpar com malha de soldadora os pads da placa onde irar receber este componente, os pinos estando normais e os pads limpos vai da certo sim, é só alinhar que vai ficar original digamos, tentar pegar uma placa sucata e faz do jeito que to falando que você vai ver, trabalhar com solda SMD é pratica.
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal, nessa parte de alinhar o chip eu faço o seguinte: alinho ele certinho, soldo dois terminais do chip (tipo o 1º pino e o ultimo) para que ele não saia do lugar com a força de vazão de ar da estação. assim quando a solda dos outros pads derreter ele vai fazer ele trabalho de "segurar" o SIO para não sair do lugar

 

outra coisa, aonde compra solda em "pasta"?? procurei no mercado livre não achei nada a respeito.

SIO.jpg.7925aa846db66772dd67d1f9600bfe87.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
ao meu ver o segredo estar em duas coisas, a primeira é o chip que será utilizado se os terminais dele não estão tortos e segundo é limpar com malha de soldadora os pads da placa onde irar receber este componente, os pinos estando normais e os pads limpos vai da certo sim, é só alinhar que vai ficar original digamos, tentar pegar uma placa sucata e faz do jeito que to falando que você vai ver, trabalhar com solda SMD é pratica.

 

Valeu pela dica, amigo. Mas depois na hora de soldar é outro trabalho de novo, alguns amigos falam em bola de solda em alguns terminais do canto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

recomendo o uso de preheater (por baixo a 170ºc) torna muito mais facil soldar, a solda fica bastante liquida e por muito fino que o ferro seja é facil soldar e mesmo retirar os curtos que por vezes ficam

 

Consigo soldar um I/O em menos de 10min

 

Mas usando a mesma solda que já tem nos pad??? Não entendi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

recomendo o uso de preheater (por baixo a 170ºc) torna muito mais facil soldar, a solda fica bastante liquida e por muito fino que o ferro seja é facil soldar e mesmo retirar os curtos que por vezes ficam

 

Consigo soldar um I/O em menos de 10min

 

Mas usando a mesma solda que já tem nos pad??? Não entendi.

 

uso fio de solda e vou soldando um a um

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

recomendo o uso de preheater (por baixo a 170ºc) torna muito mais facil soldar, a solda fica bastante liquida e por muito fino que o ferro seja é facil soldar e mesmo retirar os curtos que por vezes ficam

 

Consigo soldar um I/O em menos de 10min

 

Mas usando a mesma solda que já tem nos pad??? Não entendi.

 

uso fio de solda e vou soldando um a um

 

Eu não tenho preheater, amigo. Tem outra técnica?? Quero muito salvar uma placa gigabyte de uso pessoal. Comprei um I/0 novo, mas ficou uma porcaria. Quem sabe com alguma outra dica eu consiga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

recomendo o uso de preheater (por baixo a 170ºc) torna muito mais facil soldar, a solda fica bastante liquida e por muito fino que o ferro seja é facil soldar e mesmo retirar os curtos que por vezes ficam

 

Consigo soldar um I/O em menos de 10min

 

Mas usando a mesma solda que já tem nos pad??? Não entendi.

 

uso fio de solda e vou soldando um a um

 

Esse fluxo de solda amarelo, meio pastoso, é o melhor de todos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mesmo ficando algum curto, com a malha é fácil de remover, apenas da um pouco mais de trabalho..

 

E a técnica de deixar aplaca na vertical pra solda deslizar, é a melhor??

 

Nunca tentei isso, nao creio que a gravidade vai ajudar nesse caso.. rsrsr

 

Kk... É que tem gente que faz assim, inclusive até um professor que possui cursos em DVD ensina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
Em 12/10/2016 às 20:08, Humberto Souza disse:

Galera qual temperatura vocês indicam utilizar ao removers esses chips com o soprador térmico? Eu uso uma estação atten 8586, geralmente coloco em 400 graus com a velocidade do soprador no 5, sempre fico me perguntando se pode queimar um chip desses, ou componentes smds ao redor...

Tenho a mesma duvida! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...