Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Reballing BGA 216-0674026 DV5-1260br

Avalie este tópico:

gnu informatica

Posts em destaque

Caros, estou com um Dv5-1260br que fiz reflow e voltou a funcionar, pasosu 2 meses voltou o note. Tenho um conhecido que trabalha numa franquia de manutenção de notes, e ele me disse que lá não fazem o reballing desse chip pois é muito frágil e fácil de queimar, quando volta o reflow trocam o chip por 1 novo.

Em geral são os BGA pequenos Dv4, Dv5, Acer, etc.. todos parecidos.

Pergunto, vocês fazem tranquilamente o reballing desses chips?

Não consegui ainda fazer, consigo tirar ele tranquilamente, mas apanho para colocar as esferas nele, creio que minhas esferas não são de qualidade, pois sempre fica algumas no stencil ou muitas.

Pra reballing eu tenho tentando da seguinte forma:

1 - Tiro o chipset na IR6000

2 - Faço a limpeza do chip e placa com malha

3 - Faço a desumidificaçao da placa por umas 4 horas

4 - Coloco as esferas com estação de ar, passando um pouquinho de fluxo pastoso entre o chip e o estencil. Tiro o stencil com o chip um pouco quente, pois quando esfria fica grudado. (quente mas dá pra tirar com a mão).

5 - Alinho e coloco o bga com a IR6000 (passo uma leve camada de fluxo pastoso).

O problema maior é que acabo dando muito calor pra colocar as esferas por que sempre falta depois que tiro o stencil, um colega usou as esferas dele e ficou tudo, mas de outro tamanho de bga, creio que as minhas esferas não são de qualidade.

E o problema maior é que nunca funciona o meu reballing. Chip novo (lead free) já coloquei 2 e funcionou, mas reballing.. :(

Pra não apanhar muito em vão, por isso pergunto se esses chips pequenos dá pra fazer reballing tranquilamente.

Agradeço a atenção

Roberto Almeida

Depois das ajudas deu pra tirar bastante dúvida, até final do ano vendo minha IR6000 e vou pra Honton.

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo fiz 02 dv4 (AMD) esta semana e funcionou legal..mas tem critérios rigorosos a seguir..desumidificação pelo menos por 12 horas mínimo, preparo muito bem o chip para ser retirado retirando toda a resina e ai por diante e tb uso a honton r490 que me ajuda muito.. e neste chips reball é tranquilo..nunca tive problema.. passe qual é o chip.

Link para o comentário

Peguei aqui um dv5 com este chipset, acabei queimando ele na primeira vez, dai tinha uma sucata aqui com esse mesmo chip, removi ele e funcionou de boa, acho que queimei a primeira vez na hora de soldar as esferas, nessa parte ainda deixo a desejar. Mais enfim, achei esse 026 mais sensivel que os outros amd de inicial 216.

Link para o comentário

Careca, o chip é o 216-0674026 conforme tópico.

Obrigado.

Roberto

Em 14/03/2013 às 00:18, Careca disse:

Amigo fiz 02 dv4 (AMD) esta semana e funcionou legal..mas tem critérios rigorosos a seguir..desumidificação pelo menos por 12 horas mínimo, preparo muito bem o chip para ser retirado retirando toda a resina e ai por diante e tb uso a honton r490 que me ajuda muito.. e neste chips reball é tranquilo..nunca tive problema.. passe qual é o chip.

Link para o comentário

Em 14/03/2013 às 12:41, gnuinformatica disse:

Além da estufa de 12hs, alguma recomendação a mais?

Você faz estufa pra retirar o chip e depois pra colocar novamente?

A colocação das esferas como você faz? Na honton ou na estação de ar?

Grato a todos pela atenção

Roberto

Link para o comentário

Will, antes do procedimento quanto tempo vc faz de estufa?

Aplausos pelo vídeo. Ajudou bastante.

Pena não ter ainda uma Honton, vou pensar em vender minha recém comprada IR6000.... até o final do ano.. :)

Roberto

Em 14/03/2013 às 14:57, Wil...(Zumbi) disse:

Wil, essa base que vc usa pra soldar as esferas no chip, é uma pedra?

Obrigado

madeira !

Link para o comentário

Olá amigo!

A respeito das esferas que saem quando vc tenta soltar o stencil, acredito que normal acontecer. com o tempo vc ajusta a mão..., digo o soprador. ;D

Mas quando isso acontece comigo, uso uma lupa e pinça e vou colocando manualmente com bastante paciência.  já cheguei a colocar 10 esferas após e funcionar tranquilamente. molho a ponta de um palito de fósforo com fluxo e passo no ponto de solda do chip que se soltou e coloco a esfera com a ponta da pinça no local(muito pouco mesmo pois se passar muito a esfera vai se unir ao vizinho). as vezes nem precisa agarrar a esfera com a pinça. basta dar um toque com uma das pontas e a esfera gruda e ai vc coloca no chip  e repasso novamente o soprador. Claro e lógico que isso pode estressar o chip mas comigo sempre funcionou.

Link para o comentário

• 1 mês depois...
  Em 16/04/2013 às 00:35, robertoes disse:

Amigo faz com solda em pasta moleza, com minha hoston 490 nao desumidifico nada faço as centenas.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Valeu Roberto, seu video ficou muito bom, vou tentar fazer do jeito que você fez.

Me responde uma coisa tem como baixar o volume ar do pré heart da HT-R490?

ainda não fiz o curso e a minha esta queimando a placa por baixo.

Link para o comentário

Bom dia amigo, tem sim veja no manual a baixo, uma dica para os dv5 o chip fica muito perto do processador , isole bem em baixo para nao soltar o soquete , varios amigos fazem reball neste cara e nao da mais video, ai so trocando o soquete.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...