Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

desvendando o pwm primario com osciloscópio

Avalie este tópico:

crazyfrog

Posts em destaque

galera algo que me chamava muito atenção nos pwm, era o fato de eu olhar os mosfets de alta e ficava pensando na minha cabeça, como que esse mosfet pode ficar saturado sendo que o valor que tem que sair na bobina é 5v( tem bobinas de várias tensões as vou levar essa em consideração) e  o dreno do mosfet é em média 19v, daí eu baixei um tutorial que explicava o funcionamento dos pwm do vcore e usei esse tutorial para entender o funcionamento do pwm primário(5v e 3v), então na minha humilde opnião o que eu entendi:

o CI PWM  irá mandar um pulso pwm para o gate do mosfet de alta logo então o mosfet de alta mandará 19v para o source durante o período "DUTY CICLE" porém no momento que o pwm  não mandar o pulso(periodo sem pulso eu não sei o nome técnico) esse tempo irá ser um período sem tensão, então será feito um calculo muito loko entre a indutancia da bobina e a capacitancia do capacitor que irá filtrar essa tensão, em outras palavras a bobina e o capacitor trabalhando juntos irão filtrar essa tensão atraves de uma média entre o DUTY-CYCLE E O TEMPO SEM PULSO no caso uma tensão sem ondulação (ripple)!!

minha dúvida também é a respeito do mosfet de baixa, no momento que ele é ativado e que ele é desativado!!

BOM ISSO FOI COMO EU ENTENDI,  mas como eu tenho uma mania de tudo que aprende tirar a prova gostaria que vcs que são mais entendidos do que falassem disso!!!

quero deixar um vídeo mostrando o que eu disse:

• Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O CI que gera os pulsos para os mosfets, envia um pulso positivo para o mosfet de alta e ao mesmo tempo, envia um pulso negativo para o mosfet de baixa.

Nesse instante, o mosfet de alta conduz e o mosfet de baixa fica em corte.

Logo em seguida, os sinais se invertem e o mosfet de alta entra em corte e o mosfet de baixa conduz.

Isso acontece milhares de vezes por segundo (KHz) dependendo do circuito e do CI usado para gerar os pulsos (PWM).

Nesse chaveamento, os 19V do dreno do mosfet de alta chega ao source dele por uma fração de segundo.

Logo em seguida, estes 19V no source do mosfet de alta é ligado ao terra pelo mosfet de baixa (aqui temos um curto, por uma fração de segundo).

Com esse processo, temos no dreno do mosfet de baixa uma tensão média.

Essa tensão média é a que foi projetada para o circuito (3, 5, 1.5 e etc).

No vídeo mostrado (que é do nosso amigo

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
) temos essa tensão antes e depois da bobina.

Antes da bobina, teremos os pulsos resultantes do chaveamento dos mosfets.

Depois da bobina (onde está ligado o capacitor) temos a onda já filtrada, livre de ripple.

Esse filtro é formado pela combinação da bobina + capacitor, que é um filtro passa baixa LC.

Realmente o circuito PWM é bastante complexo para ser descrito em poucas palavras, mas acho que pode ajudar na compreensão.

• Joinha 1
Link para o comentário

exatamente isso que eu pensava, vc explicou pra mim vai levar um joinha por isso!!

mas veja bem para lucidar as informações para encontrarmos o duty cycle do pwm deveríamos dividir a tensão de saída da bobina pela tensão do dreno do mosfet:

exemplo:

5/19 = 0,26315789473684210526315789473684  transformado em porcentagem fica 26,3157%

porém para encontrarmos o duty cycle do pwm que ao invés de receber no dreno do mosfet de alta 19v ele receba 12v da bateria( um exemplo pode ser outro valor) deveríamos fazer esse cálculo:

5/12 = 0,41666666666666666666666666666667 transformando em porcentagem ficaria 41,66%

a frequência no gate ficaria a mesma porém mudaria somente o tempo do duty-cycle

o fato do mosfet armar e desarmar faz a bobina trabalhar como se estivesse em uma corrente AC(Alternada) através do campo magnético produzida pela mesma? pois no circuito vcore( Ci do PWM do vcore, capacitores e demais componentes na area do vcore) as bobinas funcionam como se estivesse em uma fonte alternada pelo fato dos mosfets armarem e desarmarem?

Link para o comentário

Pergunta bem elaborada e uma boa resposta, estou a dias estudando o PWM, e detalhes ficam vago, para eu, complica aprofundar-me de como funciona o tal, por falta de ferramentas mais avançadas como o Osciloscópio. Talvez desses notebooks que tenho aqui, são coisas simples que resolver pode ser fácil, mas primeiramente tenho que entender a lógica do processo de funcionamento desses circuitos variados.

Apenas esse tópico já me ajudou muito a tirar algumas dúvidas de funcionamento, mas claro, sempre gera mais dúvidas como o estado 0 e 1 de cada bloco de funcionamento, os videos  tutorial do

foram um mão na roda, principalmente sobre o PWM.

No momento estou começando a achar os defeitos mais comuns, mas ainda não sei identificar as causas do mesmos.

ótimo tópico

Link para o comentário

Ignorante( estou apenas usando o seu nome do eletronicabr não estou te chamando disso)

eu me baseei nesse tutorial:

eu sempre ficava pensando umas coisas lokas tipo não me entrava na cabeça que o mosfet de alta deveria ficar saturando, mas depois de estudar um pouco comecei a entender porém como eu sempre gosto de estudar e tirar a prova real eu sempre  posto aquilo que estudo!!!

agora exatamente eu queria aprender como funciona a corrente no pwm!!!

Link para o comentário

Ignorante( estou apenas usando o seu nome do eletronicabr não estou te chamando disso)

eu me baseei nesse tutorial:

eu sempre ficava pensando umas coisas lokas tipo não me entrava na cabeça que o mosfet de alta deveria ficar saturando, mas depois de estudar um pouco comecei a entender porém como eu sempre gosto de estudar e tirar a prova real eu sempre  posto aquilo que estudo!!!

agora exatamente eu queria aprender como funciona a corrente no pwm!!!

Obrigado amigo pelo link, já baixei para estudar também, eu estudei essa apostila, gostei muito

Link para o comentário

Boas!

Já esta respondido às dúvidas ainda sssim pode dar uma olhada aqui tambem. Tem alguns exemplos com imagens de varias tensões para pwm.

Link para o comentário

Boas!

Já esta respondido às dúvidas ainda sssim pode dar uma olhada aqui tambem. Tem alguns exemplos com imagens de varias tensões para pwm.

A princípio sim, mas vou fazer um vídeo em flash pra galera entender, depois de colocar o vídeo eu coloco como resolvido, mas antes disso quero saber como é a corrente no pwm( se ela é aumentada se ela é diminuída se ela permanece igual e etc)!!

Link para o comentário

o fato do mosfet armar e desarmar faz a bobina trabalhar como se estivesse em uma corrente AC(Alternada) através do campo magnético produzida pela mesma? pois no circuito vcore( Ci do PWM do vcore, capacitores e demais componentes na area do vcore) as bobinas funcionam como se estivesse em uma fonte alternada pelo fato dos mosfets armarem e desarmarem?

Para ter uma corrente alternada, ela deveria subir até um limite, descer até 0V, inverter o ciclo até atingir o limite negativo e retornar ao 0V, para o processo se repetir.

No caso do PWM, ela não inverte o ciclo, então temos uma corrente contínua pulsante.

Isso pode ser visto no vídeo que postou.

Quanto ao Duty Cycle, acho que não é relevante para a reparação de placas.

No datasheet do CI gerador de PWM, existe referência das frequências de operação dele.

Na dúvida, bastaria conferir esses valores com o uso do osciloscópio nos pinos que chaveiam os mosfets.

Mesmo assim, com qualquer variação na carga, o CI regula a tensão de saída aumentando ou diminuindo a frequência de operação e/ou a largura dos pulsos.

Creio que esses detalhes técnicos e especificações são importantes apenas para quem irá projetar um circuito destes.

Resumindo, são detalhes para os engenheiros se preocuparem e não para quem precisa fazer o reparo nestes circuitos.

Veja um exemplo disso nestas apostilas:

Link para o comentário

falando em correntes dc e ac me explique essa parte do tutorial então:

página  17 desse tutorial:

mosfet_notebok.jpg.90f216c0fcc30283d82765d6b6c85598.jpg

Link para o comentário

Como eu falei, este assunto é muito complexo para ser descrito em poucas palavras.

Como o circuito reage e os fenômenos que acontecem, na minha opinião são detalhes técnicos que têm pouca relevância no reparo de placas.

Eu prefiro compreender apenas a parte prática do circuito.

Vamos aguardar a opinião dos colegas.

Link para o comentário

Como eu falei, este assunto é muito complexo para ser descrito em poucas palavras.

Como o circuito reage e os fenômenos que acontecem, na minha opinião são detalhes técnicos que têm pouca relevância no reparo de placas.

Eu prefiro compreender apenas a parte prática do circuito.

Vamos aguardar a opinião dos colegas.

sim HDS te entendo,  devemos nos fixar naquilo que é mais necessário para o conserto de uma placa, porém também não devemos somente ver o conhecimento como algo que dá dinheiro temos que aprender pelo prazer de aprender pois aquilo que aprendemos ninguém nos tira já o nosso dinheiro vem e vai!!!

Link para o comentário

Sobre o que eu disse, não se trata do ponto de vista financeiro...

Seria uma praticidade para entendermos somente o que nos é necessário.

Acho que temos que ser objetivos para o que pretendemos.

Um exemplo:

Se procurar informações sobre um transístor, verá muitas literaturas falando sobre construção, corrente de base/coletor/emissor, ganho, materiais usados na fabricação, temperatura de operação, curvas características e etc.

Se analisar um datasheet desse, terá todas as informações sobre o componente.

Cabe a nós filtrarmos o que é importante, segundo o que pretendemos.

Link para o comentário

Sobre o que eu disse, não se trata do ponto de vista financeiro...

Seria uma praticidade para entendermos somente o que nos é necessário.

Acho que temos que ser objetivos para o que pretendemos.

Um exemplo:

Se procurar informações sobre um transístor, verá muitas literaturas falando sobre construção, corrente de base/coletor/emissor, ganho, materiais usados na fabricação, temperatura de operação, curvas características e etc.

Se analisar um datasheet desse, terá todas as informações sobre o componente.

Cabe a nós filtrarmos o que é importante, segundo o que pretendemos.

pois é querer decorar cada nome de componente e como ele é fabricado e etc já é demais, pois daí iríamos ficar loucos com um monte de informação!!!

mas muitas das vezes nós nos vemos obrigado a aprender como é a fabricação de cada componente, por exemplo uma certa vez eu estava vendo que dependendo de como era feito a fabricação do diodo ele poderia cair 0,3v até 0,7( sabe aquela quedinha do diodo né) então pra cada caso é um caso!!!

mas vamos nos focar no pwm!!!

Link para o comentário

• 3 semanas depois...

HDS, Byte e Ignorante!!!

como prometido fiz o primeiro vídeo explicando esse funcionamento!!!

o que vcs acharam???

segue o link:

Link para o comentário

• 4 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...