Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Ajuda com fonte chaveada receptor tv azamerica f98

Avalie este tópico:

sergio augusto

Posts em destaque

Olá amigos, estou com um receptor tv a cabo azamerica f98 que não liga! Abri prá verificar a fonte chaveada pois não está gerando a tensão DC para a placa principal, porém não encontrei nada sobre quais tensões esta fonte deveria gerar. O conector que manda tesão prá outra placa tem apenas 4 fios! (posso mandar fotos se necessário); pois gostaria de injetar as tensões corretas com a fonte assimétrica prá observar se o receptor funciona. Obrigado;

20151128_095105.jpg.db6359cc1b08957c43f5579e6498b13d.jpg

20151128_095124.jpg.125eb4236a8d367dcf9dc027c4478635.jpg

20151128_095142.jpg.6237521c5fb924ab0c76cd51d646b49f.jpg

20151128_095226.jpg.35d481c455ae66e0eb08c73748beb578.jpg

Editado: por warezland
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sergio augusto, conseguiu resolver o problema?

Como solicitado pelo @marcio@net, poste uma foto dessa fonte pra gente ver, frente e verso da placa.

Como mencionado que são apenas 4 fios, mais provável que seja dois fios GND, um com 5v e outro com 12v. Mas devemos ter certeza antes de injetar tensão aí...

Link para o comentário

Olá  amigo,  estas fontes geralmente tem o GND, 3,3 5,0v.

Verifique primeiro a entrada sempre tem um fusivel com um termo encolhivel preto em cima.

Depois mede a tensão  que sai da ponte retificadora.

Ai verifica se o Mosfet oscilador nao esta em curto, geralmente  ele é  o vilao.

Estas fontes quando falta uma tensao sempre falta todas.

Link para o comentário

pois bem amigos segue as fotos, conforme a sequencia, a primeira tirei com ela junto à placa principal para que possam observar que o "flat" com os 4 fios que vão conectados a placa principal.

já as duas ultimas são da parte inferior onde mostras as trilhas correspondentes ao "flat".

Não sei se estou certo, mas as duas trilhas a direita parecem corresponder a GND e as duas dá esquerda parecem estar interligadas (medi a resistência ohmnica) dando a impressão que são duas tensões que saem dai, GND e outra!

Link para o comentário

12v 2a

Essa fonte aí tá fácil de consertar, a não ser que o defeito seja nesse ci de 6 terminais da terceira foto.

hummm. ok. A tensão chega até o c12 ("capacitor" azul = 3,9v) - daí é ligado direto no dreno do mosfet - depois disso não tem mais tensão!

desculpe se estou falando muita besteira, pois sou leigo em eletrônica.

Link para o comentário

Os passos que eu sigo numa fonte dessas:

1 - confere fusivel

2 - confere se há curto no fet

3 - confere diodos retificadores primario

4 - confere resistores de valor baixo no Source do fet

Não havendo curto, parto para o secundário:

5 - confere diodo retificador do secundário

6 - confere foto acoplador

7 - confere diodo zener (TL431)

Depois disso tudo, se não resolver, aí eu condendo o ci oscilador do primario...

>> O capacitor grande demora pra descarregar porque a tensão lá é muito alta e nesse caso aí não tem nenhum consumo dessa energia.

>> De acordo com o modelo escrito na placa da fonte, dá a entender que ela seja de 12v 2a. Outro detalhe é a tensão descrita no capacitor de saida, que parece ser 16v. Sendo assim, eu arriscaria alimentar essa placa com 12v mesmo, visto que, vários decos que já mexi com fonte interna, usam-se principalmente de 12v.

Link para o comentário

amigos, adaptei uma fonte que tinha aqui e funcionou. é apenas a fontes mesmo... talvez devido ao preço de uma nova fonte nem compense o conserto. o que voces acham?

Alguns aparelhos, como é o caso do seu, usa uma fonte de 12v comum dentro deles, a unica diferença é que ela fica com a placa exposta. Sobre o funcionamento, não tem nenhum problema!

Link para o comentário

Os passos que eu sigo numa fonte dessas:

1 - confere fusivel

2 - confere se há curto no fet

3 - confere diodos retificadores primario

4 - confere resistores de valor baixo no Source do fet

Não havendo curto, parto para o secundário:

5 - confere diodo retificador do secundário

6 - confere foto acoplador

7 - confere diodo zener (TL431)

Depois disso tudo, se não resolver, aí eu condendo o ci oscilador do primario...

>> O capacitor grande demora pra descarregar porque a tensão lá é muito alta e nesse caso aí não tem nenhum consumo dessa energia.

>> De acordo com o modelo escrito na placa da fonte, dá a entender que ela seja de 12v 2a. Outro detalhe é a tensão descrita no capacitor de saida, que parece ser 16v. Sendo assim, eu arriscaria alimentar essa placa com 12v mesmo, visto que, vários decos que já mexi com fonte interna, usam-se principalmente de 12v.

ok, em caráter de estudo vou analisar a fonte, estou desconfiado do fet, vou retirá-lo prá testar!

Link para o comentário

amigos, adaptei uma fonte que tinha aqui e funcionou. é apenas a fontes mesmo... talvez devido ao preço de uma nova fonte nem compense o conserto. o que voces acham?

Alguns aparelhos, como é o caso do seu, usa uma fonte de 12v comum dentro deles, a unica diferença é que ela fica com a placa exposta. Sobre o funcionamento, não tem nenhum problema!

isso estou testando com a adaptação... por enquanto tá ok... enquanto isso vou analisar melhor a fonte.

Link para o comentário

• 1 mês depois...

Bom dia sergio augusto, como você relatou que o capacitor "grandão" demora a descarregar isso nos da uma dica, pois quando ele demora a descarregar quer dizer que o circuito dessa fonte esta aberto, se ele descarrega-se muito rápido indicaria que a fonte esta em curto, verifique se nao a nenhum resistor aberto, com o valor bem a cima do seu valor nominal, relembrando faça isso erguento um dos terminais do componente ou teste fora da placa.

Link para o comentário

• 2 anos depois...
Em 28/11/2015 às 11:33, sergio augusto disse:

Olá meu nobre!Acaso tem como informar a voltagem da fonte e os plugs do socket que usou??por favor ,fico grato desde já. Estou com um aqui sem fonte.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...