Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Positivo S1990 / MB 71R-A14IE4-T820 / Bios congelada

Avalie este tópico:

MateusKuhn

Posts em destaque

Boa tarde a todos, essa placa liga normalmente, porém na logo da Positivo a Bios fica congelada, não deixando entrar no setup nem mesmo reiniciar com ctrl+alt+del.

Já regravei a Bios, com outro arquivo que está 100% perfeito, já verifiquei alguma oxidação e está tudo normal. Será que isso poderia ser o defeito no SIO?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá amigo

* Tem algum componente aquecendo?

* Você está com o notebook desmontado ou esta com teclado HD cdrom?

* Troque o CI da Bios e faz um teste

* Retire a pilha da Bios e inverta por 30s

* Verifique se tem algum ponto de oxidação ou solda fria no I/O

* Caso nada resolva faz um Me na PN

poste o resultado

Link para o comentário

Não tem nenhum componente aquecendo, verifiquei a placa inteira. Eu estou com a placa mãe fora da carcaça, eu tentei com um teclado usb, não funcionou. Suspeitei da usb e usei o teclado original da placa mãe, também sem sinal.

No Super I/O não tem nenhum pad oxidado, está tudo aparentemente normal.

Vou fazer a troca da eprom por outra regravada, e também irei inverter a pilha da Bios.

Esse procedimento ME é por acaso um reflaw?

Link para o comentário

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Esta placa se não me engano tem um chip BGA CG82NM10 ele e preto com serigrafia U3 na placa verifique se ele esta aquecendo alem do normal, pois pode ser ele o problema

Link para o comentário

, amigo ele para no poste da positivo e não segue,é isso? Tente colocar outro hd, e cheque o mesmo com o hd tune pro, pode ser badblock.
Link para o comentário

, qual sistema esta instalado,qual versão do windows esta usando? Testou a bateria 3v da bios?
Link para o comentário

eu sei que vc ja verificou por oxidacoes na placa, mas é impressionante como este modelo da oxidacoes na placa mae, e sao em varios pontos.Verificou  com cautela mesmo, toda a placa?

Testou com outro pente de memoria?

verificou se nao tem algum contato no slot de memoria defeituoso?

nao tem nenhuma usb quebrada?

Quando nao tiver mais nada a fazer, lave a placa mae e deixe secar numa estufa.

Link para o comentário

, na primeira pergunta você diz ter regrado a bios, você colocou outra de outra placa ,fez backup, se sim regrava novamente em outro chip de bios para teste, pode ser o chip com defeito, quais as tensões nos pinos da bios?
Link para o comentário

Sim na primeira tentativa eu regravei a Bios da placa e ressoldei.. persistiu! Na segunda tentativa eu troquei o ci por outro regravado com arquivo 100%.

Eu tenho 6 placas desse modelo(indenticas) 3 estão perfeitas e as outras 3 estão com esse defeito de ficarem congeladas na Bios.

Eu ja verifiquei toda a placa com microscópio digital e não encontrei oxidação (Pente Fino).

Eu suspeito de ser o chip I/0, mas eu vou abrir o esquema elétrico dela e vou verificar se todos os sinais do Sio estão chegando na Bios. Ou pode ser U3

Link para o comentário

A primeira coisa à ser feita nesse caso Mateus é você verificar as tensões na BIOS em seus pinos e no SI/O pra verificar se está recebendo todas as tensões. Segundo verificar se as tensões secundárias da placa está sendo geradas. Como você já fez a troca do CI de BIOS e não resolveu, eu no seu lugar verifica as tensões no super i/o. Porque ele pode tá deixado de enviar algum sinal pra armar as fontes secundárias. Seria bom você fazer um monitoramento das tensões em todas as fontes pra saber estão sendo todas geradas corretamente.

Link para o comentário

Se tem um balde dessa placa vai ser bem proveitoso consertar.

Ainda não fez um ME (Minimal Esquentation, mais leve que um reflow, não derrete solda só pra testes. veja no forum, teinamento)? Veja como é e teste em uma ou duas.

Depois fuçar os sinais da placa, o que é bem complicado de entender. Página 3.

Antes disso reveja tensões. Tensão de memória, processador, etc. E antes disso tudo faz um ME, nem que seja com o secador de cabelo da mãe, irmão, namorada, mulher.

complementando: essa placa tem ponte norte e ponte sul, antiga? É que no esquema rápido que olhei a ultima página tinha disso. Veja qual é e passe o link correto no site pra gente.

Link para o comentário

Maravilha Pessoal, estou digerindo as informações e vou postar os resultados novos.. Eu não encontrei o esquema elétrico dessa placa aqui no fórum. Eu encontrei o que estou usando atualmente em um outro local da internet!! Os amigos poderiam verificar se realmente não tem esse esquema aqui no fórum ou se eu não soube procurar corretamente.. Se não tiver eu envio esse que estou usando atualmente.

Link para o comentário

, veja se este esquema é compatível:

Link para o comentário

Tente regravar ela usando um destes arquivos:

Não esqueça de fazer o backup..

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...