Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido IMAC 21.5'' MEADOS 2011 - PLACA 820-3126-A - TELA ESCURA

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá amigos

iMac liga normal, emite o áudio de inicialização, mas a tela fica escura como se estivesse sem a placa inversora do lcd. O interessante é que alguns dias a tela liga normal, mexo nele durante horas, mas é só reiniciar que a tela fica escura novamente. Alguém sabe o defeito dessa linha? Fiquei sabendo que vários modelos desse ano apresentaram defeito, inclusive a Apple realizou um recall, alegando problema na GPU. Eu já fiz o reballing do chipset de vídeo, continuou na mesma.

Como não tenho peças deste modelo para substituir e testar, qualquer informação é válida.

Desde já, agradeço.

 

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Caro boa noite. O ideal seria testar com outra tela e o inverter. Como não tem, veja se não tem alguma solda fria nesta placa inversora. Eu não tenho este esquema elétrico, mas se conseguir te aviso para tentar lhe ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não for LED provavelmente é o inverter ou a lampada com defeito. Dificilmente vai ser GPU. É só o backlight que ta apagado? Você consege ver alguma imagem quando bota uma lanterna em cima?

 

Esquece, esse modelo é LED...

 

Edit:

Nesse tópido aqui,

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

o cara que criou o tópico tinha um modelo de 2010 ou 2009, ele não conseguia ver imagem nenhuma colocando a lanterna e falou que resolveu o problema trocando a tela, mas como não foi ele que trocou é possivel que tenham trocado a tela e a placa de alimentação do backlight.

 

Já outras duas pessoas que postaram informaram que o problema estava na placa de alimentaçao do backlight. Não tem como ter certeza se o que voce esta vendo tem o mesmo problema, mas pode ser.

 

E segundo eles o problema acontece com mais frequencia quando o brilho está alto. O problema pode ser os capacitores dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
- Ressoldei a placa inversora também amigo, inclusive os CIS, continua na mesma.. É triste quando não te tem peças para substituição e teste.. Mas obrigado pela atenção, agradeceria bastante caso conseguisse o esquema!! Valeu amigo!!

 

-  É exatamente este problema amigo, se eu colocar uma lanterna próxima à tela eu consigo ver tudo, é só a luz do backlight que hora acende e hora não acende.. O certo seria conseguir pelo menos uma placa inversora para testar, ou pelo menos o esquema dela, mas é realmente muito difícil encontrar tal esquema.. Realizarei testes nos capacitores e bobinas, caso descobrir algo eu postarei aqui! Muito obrigado pela atenção!! Valeu amigo!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Solicitei este esquema elétrico aos colegas do site. Estou aguardando

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, - Amigos, na saída da placa inversora p/ os flat de 4 fios da lâmpada tem os terminais LED1-, LED2+, LED3-(não usado), LED1+, LED2-, LED3+(não usado).

 

Ao medir com multímetro em escala de 20V CC, colocando a ponta de prova preta em qualquer parte GND da placa e a ponta de prova vermelha nos pontos LED1+ e LED2+ eu consigo 10V CC de resultado em ambos, mas ao medir diretamente com as pontas de prova no LED1+ e LED1- ou LED2+ e LED2- eu não consigo tensão final no multímetro. É normal isso na placa inversora? A placa inversora possui somente tensões CC ou CA também? Pensei em ligar os fios do LED1- e LED2- diretamente no GND, mas decidi não faze-lo pelo fatos de serem isolados um do outro.. O que vocês acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, , Caro boa noite, tire uma foto desta placa com suas conexões e post, para poder tentar te ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Somente DC. Ela regula voltagem de saida pra controlar a intensidade do backlight. Com o Mac ligado e o display conectado ve se tem o sinal BL_EN indo da placa logica pra placa controladora do backlight. Além disso vai ter outro pino que manda o sinal que comanda a intensidade do backlight e que eu não sei qual é. (tem que achar o esquema antes)

 

Se tiver chegando voltagem da fonte na placa do backlight, e tiver BL_EN e o sinal que controla intensidade, e mesmo assim o backlight não estiver acendendo o problema certamente está nessa placa.

 

E como ela tem um bom tempo de uso já e os capacitores não são solidos, vale a pena trocar eles pra testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, aí estão as fotos frente e verso da placa, verificarei as tensões de entrada da placa, VIN em 12V, DIM em 0,2V e sem tensão no BL_ON. Pelo que disse

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, me parece que a placa está com seu funcionamento ok por não haver tensão no BL_ON.. A minha ideia era a seguinte, este iMac é meu e eu não pretendo vende-lo. Os LED's do backlight são em CC, certo? A tensões fixada no PIN_LED1+ e PIN_LED2+ (saídas para o display) são de 10V CC em cada se eu medir com a ponta de prova preta no GND (como expliquei no meu último comentário). Se eu ligasse diretamente os LED's do backlight nesses pinos, mesmo que eu perdesse a função de alteração de intensidade do brilho, os LED's teriam que acender?

 

Desde já, agradeço!!

IMG_0159.jpg.91171e24240be69703290f375e2e5922.jpg

IMG_0160.jpg.d315570cf3a34852b8b9250aa9b33455.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, , Eu ainda acho melhor aguardar o esquema elétrico. Estou procurando em outros sites. Recebo imac,macbook quase diariamente para reparo. Post uma foto da placa inteira, quem sabe consigo um esquema elétrico de um outro, mas que sirva para o seu. Abaixo coloquei uma foto, onde o bga libera sinal, tanto para alimentar a tela como o bkl.

5957ad3b2ff90_Captura_de_Tela_2016-05-19_as_22_58_51.jpg.509d427ce768fa5d4669d5824376d234.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o problema é que o esquema não inclui a placa controladora do backlight. Eu achei esquema da k62 e k74, eu acho que a dele é a k60, mas não tenho certeza.

 

Ele falou que BL_ON ta zerado. Se estiver, realmente não vai acender. Mas BL_ON só vai estar high se o display estiver conectado e mostrando imagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, , Exatamente. muitos macbook pro, chegam exatamente com este defeito e o problema é um resistor baixo. Irei ver o que consigo e aviso aos colegas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
- Quando medi o BL_ON, foi com a tela conectada mesmo e mostrando imagem sem backlight.. Fiz o procedimento de ligar o flat dos LED's direto em uma fonte de 10v - 1A,  a tela acendeu com intensidade bem fraca, acredito que seja a limitação de corrente da fonte.. Em todo caso, estou no aguardo do esquema caso o amigo conseguir!!

 

Obrigado por enquanto!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, estou na batalha. mais a noite irei procurar novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o procedimento de ligar o flat dos LED's direto em uma fonte de 10v - 1A,  a tela acendeu com intensidade bem fraca, acredito que seja a limitação de corrente da fonte..

Pode ter certeza que não é limite de corrente, é voltagem baixa de mais.

 

Esse iMac é de 27" mesmo? Porque em todo lugar eu vejo essa placa (820-3126-A) como sendo do iMac de 21".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, , é verdade. esta placa corresponde ao imac de 21.5.

 

Apple 21 5" iMac A1311 Logic Board 820 3126 A Core i5 CPU

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Amigos

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, realmente o iMac 'e de 21,5", me desculpem pela informacao errada, somente agora que me atentei..

Bom, a alguns dias eu liguei o iMac e pra minha alegria momentanea a tela acendeu normalmente, logo com ele ligado eu fui medir as tensoes de BL_ON, DIM, Vin e PIN1,2+ da placa inversora, eis o que consegui:

Vin=12V CC

BL_ON=3.3V CC

DIM=3.3V CC (Sendo esse o responsavel pelo controle do backlight do display)

PIN1+ e PIN2+=50V

Alguns minutos mexendo o iMac foram necessarios p o backlight da tela tornar a desligar, jogando a tensao de BL_ON a 0V.

Eis o que eu fiz, simplesmente peguei um sinal de 3.3V de uma fonte assimetrica e liguei (isoladamente) no BL_ON e pronto!!!, a tela acendeu normalmente, mantendo todas as funcoes de +brilho e -brilho, ja que mantive o DIM ligado normalmente!!

 

Momentaneamente liguei ao BL_ON um carregador de celular 5V associado a resistores em serie para baixar a tensao a +-3V e esta tudo OK, mas pretendo pegar um sinal de 3V da propria fonte do imac, ja que esse sinal 'e simplesmente um FLAG para a placa inversora funcionar, mas estou esperando um osciloscopio de um amigo para pegar um sinal correto.

 

Entao 'e isso amigos, arrumar o sinal do BL_ON me parece mais complicado do que dar aquele velho jeito brasileiro (rsrsrs), mas caso descubram algo, por favor, compartilhem comigo!!

 

*OBS: Estou sem acentos no teclado, me desculpem por isso.

 

Valeuuu, obrigado por enquanto!!

 

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Caro boa noite. Estamos a procura deste esquema elétrico. Pelo que o colega , relatou, (Momentaneamente liguei ao BL_ON um carregador de celular 5V associado a resistores em serie para baixar a tensao a +-3V e esta tudo OK, mas pretendo pegar um sinal de 3V da propria fonte do imac, ja que esse sinal 'e simplesmente um FLAG para a placa inversora funcionar, mas estou esperando um osciloscopio de um amigo para pegar um sinal correto. )

 

Estou a procura, conseguindo aviso os colegas.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Por ausência de feedback por parte do autor e por padrão da moderação,

este tópico será considerado como

 

Caso não resolvido / devolvido

 

Por favor, evite responder este tópico.

Para receber ajuda mais rápida e eficiente, abra um novo.

Caso seja necessário, informe o link deste tópico.

 

eletronicabr.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 anos depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...