Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook Kellow - LA4241P - Resolvido

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boa noite a todos do EletrônicaBR, estou bem ausente do fórum, mas por conta de trabalho, não estou com tempo para muita coisa, enfim. Como aconteceu algo curioso comigo, quis compartilhar com todos, principalmente quem está iniciando recuperação de placas de notebooks e tentando como eu entender esquemas elétricos.

Esse modelo de notebook chegou a 60 dias atrás com um problema rápido de solucionar, não tinha as tensões de 3 e 5 volts, porém a fonte não desarmava, então presumir que o problema estava nos reguladores que geram essa tensão, baixei o esquema elétrico, descruzei os braços e fui a luta. Quando chego nos reguladores dessas fontes não tinha o Vin (19V) então procurei o circuito de onde vem o Vin e encontrei outro par de reguladores suspeitos pois recebiam 19V do Vin, mas liberavam apenas 0,6V, retirei-os e testei, os dois estavam bons, mas iniciante, troquei-os, testei rapidinho, funcionou, dinheiro no bolso e cliente satisfeito, há 15 dias atrás ele voltou, para meu desanimo com o mesmo problema, gelei, pois se não encontrasse o defeito teria que devolver o valor, troquei novamente os reguladores, mas dessa vez testei por mais tempo, no segundo dia de teste, falhou de novo, porém quando eu ressoldava o regulado ele voltava a vida, mas na segunda ou terceira tentativa ele parava de novo. Pensei:

- Algum componente está com solda oxidada e quando ressoldo funciona, mas logo volta o problema, desconfiei do pwm que envia pulso para os reguladores em questão, que é o PWM do circuito de charge, ressoldei mas o problema persistiu com o mesmo sintoma.

Então acreditei que algo poderia está em curto, causando a intermitência nos reguladores, comecei pelas resistências, testei todas as que estão no charge antes dos reguladores, todas funcionando perfeitamente, ai fui para os capacitores e FINALMENTE, descobri o "safado" o PC22, em curto, foi só fazer teste de continuidade que o bicho apitou em todas as direções, troquei e a dor de cabeça finalmente passou. Segue uma imagem ampliada da área em questão do circuito de charge, nele vocês verão os reguladores e o dito cujo o PC22.

Lição: cuidados com capacitores em curto. :) :) :) :) :) :) :) :)

Imagem+LA-4241P.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...