Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Idetificaçao de primario e secundario Trasformador

Featured Replies

Postado

Conseguir esse trafo da sucata de um som da gradiente eu sei aonde eh o primário e o secundário mais nao sei aonde aonde eh a bobina 220 VCA que eh a tensão aonde vou ligar ele o primário dele tem 5 fios o que devo fazer pra achar o lugar certo pra ligar em 220 VCA?

WIN_20160706_141029.JPG.76105985706ac390af4256b27efe8f22.JPG

Postado

Prezado colega,de uma forma geral as diferenças ôhmicas das bobinas não são proporcionais.Primeiro passo é ver se todos os fios tem continuidade,se sim o zero deve ter a resistência menor em relação as outras tensoes (110/127/220/240 por exemplo)PORÉM a resistência entre as tensões seguintes como de 110 para 127 ou de 127 para 220 geralmente são menores que a resist. do zero ao 110.Parece tão fácil que é difícil explicar.Espero ter ajudado,mas se não me chame e eu tento de novo.Se gostou manda uma joinha.

trafo.jpg.2d482a97a1e0462a480ead7b419ed628.jpg

Postado
  • Autor

Fiz o que vc disse amigo achei continuidade entre alguns pinos achando assim 2 bobinas como na foto

Me sobrou agora duas bobinas isoladas entre si sendo Os 2 primeiros pinos sendo uma bobina e os outros 3 Sendo outra E agora como deve proceder pra chegar ate a bobina de 220v?

WIN_20160706_141034.JPG.5cbedcdc2001b88bff481b933d332759.JPG

Postado
  • Autor

Ola neofln então na primeira bobina tive o valor de 08.1 Ohms E na segunda bobina composta por os 3 fios achei os valores de 02.4 ohms e 07.5 ohms o que devo fazer agora amigo?

Postado

O enrolamento com maior resistência geralmente é o de 220v.

Só para ter certeza deixe o multímetro em escala de tensão alternada conectado a uma das saídas do trafo, e ligue na tomada usando os dois pinos das laterais da bobina de três pinos. Você vai ligar para um teste rápido suficiente para ver a tensão apresentada no multímetro, se na saída estiverem os 23v ta tudo certo se na saída aparecerem 46v desligue e informe aqui.

Postado
  • Autor

Ok Vou tentar aqui.. Os pinos das extremidades da bobina composta por 3 fios deu o maior valor comparado aos outros testes 08.7 ohms levando em conta o que vc falou os pinos 1 e 3 ( pinos das extremidades) seria meus 220 vca?

Postado
  • Autor

Ok vou deixar pra tentar amanham pq estou sem uma lâmpada serie vou compra a mesma e posto o resultado.... Muito obrigado Abraçss

Postado
  • Autor

Testei as 2 bobinas nos lugares de maior resistência só que a lâmpada da serie acendeu isso e normal? na saída ele deu 25 Ac e ficou ocilando

Postado

Acendeu fraca ou forte a lâmpada?

A variação na saída é normal, ela varia de acordo com a variação na entrada.

Ligue sem a lâmpada, a bobina de três polos a tomada, veja se o transformador vibra usando "as costas" de uma das mãos, se não estiver vibrando e não estiver superaquecendo essa é mesmo a bobina para ligar em 220v.

Volte com resultados.

Postado
  • Autor

A lâmpada acende um pouco fraca... Ok Vou deixar ele em teste pro ums 10 minutos e falo o que aconteceu

Postado

Presumo que deu tudo certo por ai né?

Pra fechar o tópico com chave de ouro basta clicar em "modificar" na primeira mensagem, e alterar o prefixo para "Resolvido", não esqueça de dar joinha a todos os amigos que tentaram ajudar, não custa nada. ;D

Abraços.

Postado
  • Autor

Ainda nao conseguir  :( acabei de testar ele e o seguinte com a serie ele nao faz barulho e dar no máximo 25 v na saída mais ja sem a serie ele fica fazendo um ruido alto e dar quase 40 v na saída o que pode ser? testei nas diferentes bobinas tando na primeira quanto na segunda e o resultado e o mesmo.. Botei ate um fusível em serie com o fase pra da um segurança kkkkk Mais ele nao abriu.... Tbm nao deixei muito tempo fiquei com medo de perder o trafo Lembrando que o fusível de usei de uma fonte atx

Postado

Bom se esta dando quase 40v na saída é simples, tens que interligar as duas bobinas pois ele tem duas de 110 ;D

Ligue o pino da direita da bobina de dois fios até o pino da esquerda da bobina de 3 fios, ligue na tomada o primeiro pino da bobina de dois fios e o último da bobina de três fios.

;D

Abraço.

Postado

Então vamos fazer de conta que não sabemos nada sobre este trafo, meça as impedâncias de todas as bobinas e posta aqui.

Arrume para si um transformador 220v->12V pode ser fraquinho qualquer coisa acima de 250ma um que esteja sabidamente bom e identificado aehuaeuhauhaeuh ;D Vamos usá-lo para testar o 23+23 desconhecido.

Postado

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., como já está recebendo ajuda neste tópico, o outro tópico com a mesma dúvida foi apagado.

Por favor, evite criar tópicos duplicados.

Postado
  • Autor

Vou interligar a bobinas como vc disse e voltarei com os resultados muito obrigado pro esta ajudando ainda amigo abraçç :)

Postado
  • Autor

neofln Fiz como vc me disse coloquei a primeira  bobina em serie com a segunda tive um resultado positivo a lâmpada da serie nao acendeu e a na saída me ele me deu 18 Vca 19 No máximo O valor franco na saída seria a variação da rede? Ate que fim achei minha bobina 220 Vca? Grande abraço 

Postado

Acredito que achou sim, mas se quiser fazer mais um teste, podes interligar as bobinas usando o pino central da bobina de 3 fios ao invez do pino esquedo dela, pode ser que essa pequena diferença eleve a tensão pros 23v marcados em cima dele ;D caso os 18 a 19 estejam de bom tamanho pode usar assim mesmo.

Abraço.

Postado
  • Autor

Muito obrigado!!! Nos hobistas precisamos de mais pessoas como vc nao e todo mundo que se dispõe a ajudar assim e pra quem esta começando e muito bom ter uma ajudinha.. Vou mudar a ligação e ver se tenho um valor mais alto!! Se precisar de qualquer coisa estamos ai! Tenha uma Boa tarde irmão abraços... Like!!!

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.