Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Preciso de dicas com temperaturas para remoção de chips

Avalie este tópico:

reytek

Posts em destaque

1º Pessoal gostaria de saber qual temperatura e vazão de ar usar na estação para remover chips como bios super IO aqueles chips atheros das antenas ubiquiti qual a temperatura correta para remoção e soldagem? se usa fluxo para remover e para soldar?

2º Alguem sabe algum vendedor no mercado live que venda fluxo bom de preferencia aqueles de 10g e qual fluxo comprar para BGA

quando se vai fazer o reball ou reflow a sonda pra medir a temperatura da placa por baixo se coloca bem a baixo do BGA ou do lado, e no chip BGA e colocada encima do chip ou na lateral dele...?

Agradeço a todos pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo para remover componentes SMD eu preencho seu contatos com solda usando um ferro de solda, depois coloco fluxo o meu é AMTECH gosto bastante, depois uso o soprador para remover uso a 250° no nivel 1 minha estação é Uma ya Xun 878D++ depois faço a limpeza com  malha de solda.

Em questão ao sensor de temperatura uso dois um em cima do chip e outro em Baixo as vezes uso minha pistola de temperatura para ter mais controle, lembrando que para fazer reball aconselho deixar a placa na estufa para não empenar

abraço

Link para o comentário

Olá amigo para remover componentes SMD eu preencho seu contatos com solda usando um ferro de solda, depois coloco fluxo o meu é AMTECH gosto bastante, depois uso o soprador para remover uso a 250° no nivel 1 minha estação é Uma ya Xun 878D++ depois faço a limpeza com  malha de solda.

Em questão ao sensor de temperatura uso dois um em cima do chip e outro em Baixo as vezes uso minha pistola de temperatura para ter mais controle, lembrando que para fazer reball aconselho deixar a placa na estufa para não empenar

abraço

Amigo v preenche o chip om solda e como faz depois pra limpar o chip, omo faz pra tirar as soldas dos terminais e nao deixar nenhum em curto.

sobre a sonda se coloca ela encima o chip nao vai ocorrer leitura falsa nao porque o ar vai ta sendo soprado encima da sonda ai ela pode  uma temperatura e no chip ta outra

Link para o comentário

Esse procedimento serve pra bios, super io e outros componentes que possuem pinos (no caso do sio basta trocar o ferro de solda pela estação de ar):

Tópico:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

1º Pessoal gostaria de saber qual temperatura e vazão de ar usar na estação para remover chips como bios super IO aqueles chips atheros das antenas ubiquiti qual a temperatura correta para remoção e soldagem? se usa fluxo para remover e para soldar?

>>Sempre uso a vazão e a temperatura no máximo, uso um bico apropriado para o tamanho do CI e aproximo o máximo dos pontos de solda, sempre fazendo movimentos rápidos para não manter o bico em um único ponto, ajuda bastante adquirir um preheater ou até mesmo uma chapa elétrica, dessas de uso domésticos, põe a placa sobre ela e pré-aquece em 200ºC, facilita bastante a retirada. O fluxo de solda uso de acordo com a avaliação que faço da solda, se está brilhante não uso, se percebo ela bem oxidada, primeiro aqueço com o ferro de solda estanhado, se mesmo assim não soltar uso o mínimo possível de fluxo, para mim qualquer um é apropriado.>>

2º Alguem sabe algum vendedor no mercado live que venda fluxo bom de preferencia aqueles de 10g e qual fluxo comprar para BGA

<<Compras no ML não tem muito segredo, assim como também não tem receita de sucesso. O negócio é se basear na quantidade de negócios versus as qualificações dos que ofertam e fugir do preços baixos demais, com certeza é furada.>>

quando se vai fazer o reball ou reflow a sonda pra medir a temperatura da placa por baixo se coloca bem a baixo do BGA ou do lado, e no chip BGA e colocada encima do chip ou na lateral dele...?

<<Coloco ao lado do chip, certificando-se que faz contato com a placa e o chip ao mesmo tempo, faço meus retrabalhos com estação SMD e preheater já há 5 anos, nos primeiros meses até queimei alguns, mas depois que peguei a prática é super fácil.>>

Link para o comentário

>>Sempre uso a vazão e a temperatura no máximo, uso um bico apropriado para o tamanho do CI e aproximo o máximo dos pontos de solda, sempre fazendo movimentos rápidos para não manter o bico em um único ponto, ajuda bastante adquirir um preheater ou até mesmo uma chapa elétrica, dessas de uso domésticos, põe a placa sobre ela e pré-aquece em 200ºC, facilita bastante a retirada. O fluxo de solda uso de acordo com a avaliação que faço da solda, se está brilhante não uso, se percebo ela bem oxidada, primeiro aqueço com o ferro de solda estanhado, se mesmo assim não soltar uso o mínimo possível de fluxo, para mim qualquer um é apropriado.>>

<<Compras no ML não tem muito segredo, assim como também não tem receita de sucesso. O negócio é se basear na quantidade de negócios versus as qualificações dos que ofertam e fugir do preços baixos demais, com certeza é furada.>>

<<Coloco ao lado do chip, certificando-se que faz contato com a placa e o chip ao mesmo tempo, faço meus retrabalhos com estação SMD e preheater já há 5 anos, nos primeiros meses até queimei alguns, mas depois que peguei a prática é super fácil.>>

Amigo o que vc usa como preheater, estação smd que vc fala seria estação de ar quente?

Link para o comentário

Para pré aquecer uso uma chapa grill elétrica, vende nas Americanas, Submarino, compre a minha na Kabum, na época o melht preço. A estação de retrabalho SMD, e a solda de ar quente.

Amigo sera que daria pra usar no lugar do grill aquelas sanduicheiras eletricas tenho umas 3 aqui em casa sem uso pensei em desmontar e usar uma do lado da outra sera que daria certo?

Link para o comentário

Você pode utilizar qualquer coisa que pré aqueça, mas lembre-se a temperatura na placa precisa ser monitorada e não pode ultrapassar 240ºC. Além do mais a temperatura da chapa ou preheater precisa ficar nesse limiar ou abaixo disso, quem se encarrega de elevar a temperatura apenas do chipset é a estação de ar. Aqui uso uma cantoneiras em alumínio com aproximadamente 1,5cm para suspender a placa e evitar o contato com a chapa. Vou tirar uma foto e fazer o upload.

Link para o comentário

Uma foto para você entender melhor, essa fita amarela que coloquei nas cantoneiras de alumínio é fita antitérmica, para evitar que o calor do alumínio danifique a placa onde ela faz contato.

entendi vou fazer uns testes aqui com a sanduicheira se não der certo ai vou fazer um com lampadas halogenas pra ver se da certo.

pessoal aproveitando o tópico quando comprei minha estação de ar me mandaram junto um pote de fluxo YaXun esse fluxo serve pra alguma coisa ou pode jogar fora....kkkkkkkkkkkk

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...