Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Gabriel Moreno

Membros
  • Posts Por Dia

    0.01
  • Posts

    16
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    30 [ Doar ]

Informação Pessoal

  • Localidade
    Rio de Janeiro

Últimos Visitantes

366 visualizações

Conquistas de Gabriel Moreno

Novato

Novato (1/14)

3

Joinhas

  1. Poxa, obrigado pela boa vontade em ajudar, Leonildo. Eu não tenho condição alguma de retirar o chip por conta própria, mas vou ver se consigo um técnico pra fazer esse serviço de retirar o chip. Se não funcionar, aí deixo a placa pra lá. Eu já salvei algumas placas regravando a bios, mas não consigo fazer mais do que isso. Nesse caso, mesmo não sabendo quase nada de eletrônica, até eu estou tendo a ousadia de dizer que é o chip. Dei o curto na fonte e desliguei em 5 segundos. O chip da rede tava bem quente....... Obrigado e bom domingo!!@Leonildo
  2. Pessoal , bom dia. Não sou profissional da área, mas como faço coleção de hardware, eu tenho um tiquinho de conhecimento sobre reparo de placas. Acabei pegando uma Z87X-D3H com um amigo. Tanto eu, quanto ele, a princípio, não temos a intenção de gastar muito dinheiro reparando a placa. Resolvi fazer um teste maluco: Como a placa não liga, dei um curto na fonte (verde + preto) e desliguei tudo, uns 5 segundos depois. Botei o dedo no que eu desconfiava que tinha curto. O chip de rede tava muito quente. É normal que o chip aqueça dessa forma, ou isso é um possível sinal de curto? Se for, aí acho que vai compensar pedir para um profissional retirar o chip, pois não deve ser tão caro. Obrigado!!!!
  3. Obrigado a todos. Não sei se esse é o chip original, mas o que está instalado é W25Q64BVDAIG. Utilizei a câmera do celular e, mesmo assim, tive muita dificuldade, pois as letras estão bem apagadas. O tópico pode ser encerrado.
  4. Obrigado pela força, Gilson! Não pretendo mexer com micro eletrônica não, embora eu goste e tenha estudado um pouco na escola. Em relação ao chip da BIOS, acho que não vai dar problema, mas é tão barato, que eu gostaria de trocar, até para que o comprador fique mais seguro. Valeu!
  5. Pessoal, boa tarde! Não sou técnico e nem sequer sei soldar um capacitor em uma placa. Como faço coleção de hardware, tento reparar algumas placas minhas, quando o defeito é bem simples. Minha M5A97LE R.2.0 não funcionava. Regravei a BIOS e está totalmente operacional. Já testei muito. Reiniciei mais de 200 vezes e fiz uns 50 ciclos completos de ligar e desligar (desligando a fonte). Ocorre que tenho vontade de passar essa placa, mas prefiro instalar um chip de BIOS novo, para o comprador não ter problemas. Não consigo enxergar as letrinhas do chip atual, e o gravador que usei pode não ter identificado o chip com precisão. Em fotos de internet, vi uma M5A97 usando Winbond w25q32bvdaig. Por outro lado, o gravador identificou um chip da linha w25q64. Já vi um ou outro dumb de bios com o W25Q64BVDAIG. Vocês, por favor, poderiam indicar qual é o correto? W25Q64BVDAIG ou W25Q32BVDAIG? Obrigado, pessoal!
  6. Esse problema específico foi resolvido, depois de a placa ter sido lavada. Descobri alguns outros defeitinhos, mas creio que, embora sejam pequenos, do ponto de vista da funcionalidade da placa, parecem ser bem difíceis de resolver. Por mim, o tópico pode ser encerrado. Agradeço a todos!!!!
  7. Opa! Obrigado, amigo. Quanto ao aprendizado, será aos poucos, mas vou seguir suas dicas. E em relação aos capacitores smd, assim que eu receber o multimetro, faço as medições. Valeu!!
  8. Boa tarde, pessoal! Não sou técnico, mas gosto muito de eletrônica. Como coleciono hardware, estou tentando aprender um pouco. Já comprei um multímetro, que está para chegar, e ainda vou comprar mais alguns equipamentos. Estou com uma placa mãe que funciona, desde que eu provoque um curto nos fios verde e preto da fonte. Fazendo isso, a placa opera normalmente. Até em teste de estabilidade ela passa. Estou achando que pode ser um problema um pouco mais simples, bom para um iniciante começar. O que vocês acham que pode ser? Sei que descobrir sozinho é melhor, mas como é a minha primeira tentativa, aceito ajuda. Lembrando que já assisti alguns vídeos sobre reparo de placa mãe. Muito obrigado!!!
  9. Obrigado, AllissonHSP. Estudei um pouco ontem e estou achando que só cheguei perto de acertar na escolha do multímetro. Citei o Richmeters RM113D, justamente por ter medição de capacitância. Em relação ao restante, verifiquei que esses sopradores comuns não tem uma boa disponibilidade de bicos, e os bicos finos parecem ser muito importantes. Por isso, acho que vou ter que comprar uma estação de retrabalho mesmo. Se eu tiver que comprar a estação de retrabalho, é bem possível que eu compre uma que já tenha estação de solda também. Boletei uma Yihua 852, que parece ser boa, mas estou analisando outras. Muito obrigado pela ajuda.
  10. Bom dia, amigos do fórum. Tudo bem? Sempre gostei muito de eletrônica e, inclusive, estudei um pouco durante o ensino médio. Sou colecionador de componentes de hardware e, durante esse período de quarentena, pensei em tentar reparar algumas placas defeituosas. Sei que é preciso muito estudo para isso, mas alguns defeitos parecem um pouco mais simples. :) Um exemplo: Tenho uma placa que estava funcionando perfeitamente, mas com um mosfet do circuito regulador de tensão do processador meio torradinho. Um amigo fez a troca e a placa não liga mais. Possivelmente, trocando esse mosfet específico, a placa volte. Tenho, também, uma placa de vídeo que está sem um capacitor sólido SMD. Acho que consigo soldar. Tenho, ainda, uma placa que está com a porta PS/2 (mouse/teclado) danificada. Parece ser tranquilo de trocar. Há outras placas, ainda, que precisam de troca de capacitores eletrolíticos e outros reparos dessa natureza. Perceberam o tipo de reparo que quero tentar fazer? São coisas mais simples, na minha humilde opinião. Pra isso, estou pesquisando por ferramentas, mas preciso de ajuda para escolher. Em se tratando de multímetro, estou em dúvida entre: 1) richmeters 113d 2) Minipa Et-1002 3) Minipa Et-1110a Em se tratando de ferro de solda, pensei em: 1) 1 Hikari 30W + 1 Hikari 40w 2) 1 Hikari 30W + 1 Hikari 40w + 1 Hikari 60w 3) Outra combinação desses 3 4) 1 ferro ching-ling ajustável Em se tratando de soprador, encontrei vários, mas em geral, sem bico direcionador, o que acho que pode fazer falta: Com preço em conta, esse fou o único com bico: 1) https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1235771207-soprador-termico-127ou220-c-bico-e-regulagem-de-temperatura-_JM?quantity=1&variation=37574100747 Pois bem, amigos, fiz essa pesquisa para demonstrar meu esforço, mas acho que preciso de orientações para escolher as ferramentas. Quanto ao restante dos equipamentos, vou dar um jeito de escolher sozinho mesmo. Muito obrigado pela atenção.
  11. Olá, colegas de fórum. Meu nome é Gabriel Moreno e sou um colecionador de hardware. Cheguei a estudar eletrônica na escola, em um nível bem básico. Adoro eletrônica, mas eu não tenho condições de estudar no momento. Minha necessidade hoje é simples: Aprender sobre capacitores de placas e como substituí-los. Para tanto, já estou comprando todo o equipamento necessário, o que inclui uma dessoldadora à vácuo e uma estação de solda. É um prazer fazer parte do fórum!!
  12. Muito obrigado por responder com tanto cuidado! Fico agradecido. Eu estou tentando estudar o assunto, inclusive em fóruns estrangeiros. Continuo pensando em manter meu plano de trocar os capacitores das placas, para evitar problemas, mas vejo a possibilidade de não trocar tudo. Estou pensando em traçar uma linha de corte, trocando apenas os de capacitância acima de 100uF. Os pequenininhos, pelo que estou aprendendo, servem primordialmente para filtragem e, dessa forma, falham menos. Será que essa maneira de ver faz sentido? Ou já que um dia vão falhar (será que vão mesmo?), é melhor trocar tudo logo? Muito obrigado pela ajuda!!!!
  13. Obrigado pelas respostas, @Jhones e @Carlos Porto!!! Em resumo, para complementar, gostaria de perguntar o seguinte: Posso comprar todos da Epcos, ou quanto aos mais importantes, devo procurar melhores, tais como Panasonic e Sanyo? Obrigado!!!

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...