Sem duvida, os tipos de fontes que trabalham usando a tecnologia pwm revolucionou o mundo da eletrônica, no que diz respeito a alimentação de circuitos. Eliminou transformadores, enormes capacitores transistores, aumentou a eficiência etc etc.
Porem, citando especificamente os circuitos buck converter de placas de notebook e desktop, que usam sempre mosfets de alta e baixa, oque acontece quando um fet desse, sendo alimentado pela VIN de 19v entra em curto ?
Na minha analise meio besta, desculpem a ignorância, esse fet arrebentaria com tudo!!. Imagino eu, um circuito de +5vawls na qual um fet de alta chegando 19v em curto total, primeiro os 19v iria danificar o chip de controle dele, socando 19v de seu gate na saida do driver H, depois esses 19v poderia descer até o fet de baixa, podendo ser aterrado pelo acionamento incorreto de seu gate, jogando os 19v ao terra, fritando os 2 fets até que imaginarmos que o fet de baixa se abra torrado. Esses 19 volts continuaria fazendo estragos, passando pela bobina e danificando a estrutura do capacitor que é de apenas suporta 10v que seja. Antes que faça o capacitor entrar em curto ou explodir, os 19v ja chegou em outros circuitos.
Então amigos, procede meu raciocínio ?
Eu mexendo esses dias em um lenovo, a linha de 1.0vs de alimentação da gpu interna ao processador, perdi tempo e dinheiro queimando pwm fets novos, até o capacitor de filtro totalmente em curto. Pra só depois perceber um consumo excessivo na gpu interna. O engraçado que isolando a fonte abrindo o jumper e injetando 1v na linha com a fonte assimétrica, não apresentava consumo alto, testando a fonte de 1v esta ok depos da troca dos componentes, até eu fechar o jumper e torrar tudo d novo.
Comentários serão bem vindos caros colegas de luta.