Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tecgess

  • Publicações
    34
  • Comentários
    37
  • Visualizações
    25.498

Sobre este Blog

 Olá tudo bem..... sou bem tímido e tenho problema de dicção mas espero no decorrer dessa serie de vídeo que eu  consiga controlar esse problema.

 

 Sou formado  na ETEC como técnico de eletrônica e fiz a faculdade de tecnologia na Fatec São Paulo-SP curso de MPCE (materiais de processos de componentes eletrônico), atualmente esse curso virou micro eletrônica.

 

Tive uma base dos amigos que postam vídeo nesse fórum., alias são excelentes profissionais  e aprendo muitos com eles .

 

Esse blog foi criado para  mostrar os conserto de equipamentos que ocorre  na bancada ... dando dica , analisando esquema , vai ser uma serie de videos de conserto  mostrando as decisões tomadas para cada problema  as certas e as erradas.

 

Talvez o intervalo de um vídeo e outro seja demorado por causa que eu trabalho sozinho e não tenho um estrutura boa para fazer vídeo, vai ter reparos simples e complicados

 

Espero que gostem ..

 

Todas as publicações neste Blog

tecgess

Olá pessoa; tudo bem..... entrou mais um equipamento na bancada  modelo dele e um SAMSUNG NP915S3G-KD1BR ... problema dele não liga .

Infelizmente tive um vacilo na analise desse equipamento pelo motivo de não me atentar em algo simples, achando que era um defeito complicado assim fazendo perder um grande tempo analisando o circuito na bancada..

Link do esquema :

 

 

Espero que gostem

 

tecgess

Olá tudo bem com vocês  amigos do fórum.

Entrou mas um equipamento na bancada o problema dele não liga ,carregador entrando em proteção.

Esse vídeo mostra  a linha de raciocínios para solucionar um problema de curto ( resistência baixa) na linha  DCBATOUT, sem agredir tando o circuito e aumentando a chance de reparo em 90%, utilizando o aparelho de aferição (multímetro) tanto na escala de  diodo e Residências sem injetar tensão.

Caso eu resolve-se injetar tensão no inicio dessa analise colocaria o reparo a perde tendo que trocar o chip dedicado de vídeo  ou até Inviabilizando o reparo ...

Esse vídeo mostra também alguns imprevistos  que pode acorrer na bancada mas em tirar o foco do problema real..

Tive alguns problemas com os equipamentos de filmagem, por isso teve alguns cortes  e edições para  o vídeo não ficar grande, mas infelizmente  ficou ......rsrsrsrsrs

Solução da baixa  Residências linha de DCBATOUT foi a troca da PU9202

Espero que gostem!

 

 

tecgess

Ola pessoal tudo bem ????

 

A bola da vez para analise foi NOTEBOOK DELL INSPIRION 14Z-5423   PROCESSADOR SR0XL (Intel Core i5-3337U)  liga e não da vídeo

PLACA  DMB40-INTEL MB 11289   REV:A00  /  PWB:383JW ON85M MRRJR K17GG  /   67CG0N3DWD5 G23M4 28K69 / PWB:G20R3 / memoria flash  U6001 25Q64FV ID EF 40 17

 

Após a reprogramação memoria flash (bios) resolveu o problema de não dar vídeo, mas ficou com bug demora muito tempo para dar vídeo.

 

Após reprogramar memoria flash (bios) com outro arquivo resolveu o problema da demora de dar vídeo.

 

Solução : reprogramação do  memoria flash bios.

 

Espero que gostem.

 

 

tecgess

Olá  tudo bem vamos a historia ...cliente resolveu fazer ele  mesmo  a troca do conector jack mas  não foi feliz em fazer a troca  e aquilo que a gente como técnico repete varias vezes .... um simples problema  se a pessoa não tiver a base em eletrônica e o minimo de material  e equipamento adequado não vai fazer um procedimento correto para o mesmo ...  assim até agravar mas o problema tendo um decisão errada.

 

LInk da introdução.  do blog:

 

 

Notebook CCE ULTRA CQ3330-71r-nh4cu6-t810 não liga com o carregador/não carrega bateria

Link da introdução  blog: 

 

 

 

tecgess

Olá pessoal tudo bem ... nesse vídeo mostro o que aconteceu nesse analise (reparo).

 

Tem dia que O Mar Não Está prá Peixe é quase a vaca foi pro brejo.

 

Somos Técnico não somos Super Heróis somo ser humanos comum que erram e falham.

 

Mostro os erros e a dificuldades que passei por falta de atenção e os fatores que ajudaram a demora da conclusão dessa analise (reparo).

 

1- Analisar um setor sem problema perdendo um tempo por ter pulado uma fase da analise.

 

2 - Falha ao analisar visualmente a placa e deixando passar algo obvio e visual que vocês vão perceber no decorrer desse vídeo ou caso queira pular vai até em 33:31 ( O chipset já estava com uma pequena bolha em cima dele eu só percebi quando foi juntar todas as partes do vídeos, depois dessa dica espero que vocês consigam visualizar também).

 

Se eu tivesse percebido essa pequena bolha teria me poupado algum tempo e já partiria para a troca do chipset+reballing.

 

3-Stencil fora de gabarito fazendo perder algumas horas colocando as esferas manualmente.

 

4- O card da câmera  que ficou sem espaço fazendo em perder alguns teste  feitos que gostaria de mostrar.

 

5- E as Interrupções normal do dia a dia que acaba atrapalhando um pouco.


Por isso que exite a frase " Atenção não converse com o motorista" e para gente deveria ter "Atenção não interromper o técnico em uma analise" rsrsrsrsrs

 

Peço desculpa pelo tamanho do vídeo.

 

E espero que gostem !!!!!!! 

 

 

tecgess

GIGABYTE GA-78LMT-USB3 REV_6.0 LIGA E NÃO DA VíDEO-reballing

 

Olá pessoa tudo bem ... espero que sim ... Problema relacionado essa placa liga e não da vídeo.

Após analise foi constatado que o chipset AMD estava com solda fria.

No decorrer desse vídeo teve pequenas explicações e testes com osciloscópio e uma leve explicação sobre protocolo SPI .

Espero que gostem.

 

tecgess

Olá pessoal tudo bem com vocês?

Entrou um equipamento na bancada ele é NOTEBOOK SAMSUNG R430-JAD2BR liga e não da video , tem horas que liga e horas não liga e quando liga da video normal.

Após analise foi constatado que a havia problema no capacitor Nec Tokin .

Peço desculpa pela falta de didática.

Espero que gostem.

 

 

tecgess

Olá vamos a historia ... cliente chegou na  Assistência Técnica, com problema de conector jack ... mas antes dele consultar um profissional  resolveu por si próprio comprar um fonte ... mais uma decisão errada do cliente ... de um problema simples , teve custo com a fonte que comprou e custo com o reparo e alem do reparo deixo uma dica que talvez muitos técnico já sabem  e recorreram a esse procedimento  simples .

 

 

tecgess

Olá pessoal tudo bem .... entrou mais um equipamento na bancada o modelo dele e esse que se encontra no titulo do post.

Esse equipamento entrou na bancada com problema de não ligar , não acendia o led de DCIN , após gravação da bios equipamento ligou mas como a nosso vida não e flores , ligou com o erro de PRODUCT INFORMATION NOT VALID

Espero que gostem .

 

 

tecgess

Ola pessoal entrou mais um equipamento na bancada com o problema de não conseguir instalar o sistema do Chromebook  com a messages Ocorreu um erro inesperado" após varias tentativa consegui resolver  espero que ajude alguém que esta passando pelo mesmo problema . erro 0x48

Infelizmente não consegui gravar todo o procedimento mas deixo como um dica 

Caso o procedimento não der resulta  tem que ser trocado eMMC.

Espero que gostem.

 

 

tecgess

Olá pessoal tudo bem com vocês, espero que sim ... Desejo a todos um Feliz  Ano Novo  com muita Paz , Saúde,  e bastante serviços 

Entrou mais um equipamento na bancada o problema dele era ligar e após dar vídeo travava no logo do fabricante Samsung e desliga, ficava em loop fazendo esse processo.

A solução foi reprograma  FLASH MEMORY ( bios )  segue link do arquivo utilizado abaixo:

 

 

 

 

Espero que gostem

 

 

 

tecgess

Oláááááá!!!!!  amigos do fórum tudo bem com vocês?


Entrou mas um equipamento para reparo e o problema dela liga e não da vídeo.
Para diagnosticar esse defeito foi utilizado o método do( ME )que explico no vídeo.
Após diagnosticar o defeito reballing no chipset e o processo de solda BGA com a Honton R490.

 

 

 

Créditos:

Sobre  o processo de diagnostico ( ME ) todo o créditos são para o técnico @edsonninja que foi o pioneiro nesse método e ao @infosquad que mostrou esse método em vídeo.

 

 

Espero que gostem!!!!!!!!

tecgess

Olá .... tudo bem ?

 

Vamos a história ... esse equipamento entrou na  assistência com defeito de não ligar .

 

 Com um bate papo com cliente parceiro ele me relatou que era um simples troca de carcaça superior e ao plugar o cabo LVDS ocorreu isso.

 

Então voltamos a repetir.. decisões errada na área  de eletrônica   pode gerar uma enorme dor de cabeça ... não e porque trabalhamos com baixa tensão que não vamos fazer os procedimentos  corretos  e se fosse  fazer  uma manobra na  cabine primaria  não iriamos fazer o procedimentos de segurança tá ai o resultado.

 

 

Então..... não importa se e uma tensão alternada ou tensão continua , não importa se a corrente e baixa ou alta somos profissionais  temos que ter procedimentos para executar o trabalho o prejuízo pode ser financeiro ou ate mesmo vital.

 

Muitos avisos são dados na nossa área de eletrônica mas alguns  profissionais acabam não entendendo no caso desse equipamento e um exemplo de uma estrago que um cabo LVDS plugado com o equipamento energizado  faz .

 

Essa e uma placa rara e cara  e caso não houvesse uma solução para o cliente ia gerar um grande transtorno para ele e o dono do equipamento.

 

Sobre o procedimento realizado no circuito abaixo   a decisão não foi a esmo , faço um Jumper aqui e está bom , foi analisado que havia um ponto de jumper aberto nesse revisão de placa dando a entender que foi uma melhoria feita pelo engenheiro que tudo indica que as revisões mais antiga  esse linha do LVDS era ligada direto na linha de B+ talvez a melhoria dessa revisão foi para não causar um estrago maior caso houvesse algum curto vindo desse linha evitando um estrago maior que esse ou até a perda da placa (circuito).

 

Isso e somente um tese  motivo real da mudança do circuito desse setor só vamos saber mesmo com o Boletim Técnico do fabricante do circuito ,o motivo real da modificação desse setor.

 

 

tecgess

Olá tudo bem ....

Venho com uma dica simples para teste de Leds  de TV .... sei que existe aparelhos que testam todos as barras de Leds de uma vez,

Essa dica serve para quem não tem esse aparelho , utilizando somente  a fonte assimétrica mas para isso você tem que saber a tensão de trabalho do Led, para evitar a queima do mesmo.

 

 

Dados LED LB 3535 6V 2W esse modelo de led serve para as seguintes Tvs:

 

32LB560B 39LB5600 39LB5800 42LB5500 32LB5600 47LB5600 32LB570B 39LB6500 47LB5800 42LB5600 42LB5800 47LB6500 49LB5500 32LB580B 42LB6200 47LB7000 55LB6500 65LB6500 47LB7050 42LB6500 55LB7000 50LB6500 60LB6500 55LB6200 55LB5600 50LB5600 49LB6200 60LB5800 32LB620B 70LB7200 65LB7200 32LF550B 32LF595B 42LY340C 32LF565B 42LY340H 40LF5700 32LY340H 32LF585B 42LF5850 32LY540S 49LF5900 49LF6450 42LF6500 43LF5900 43LF6350 40LF6350 42LF6450 60LF6500 49LF5400 42LY540S 60LF5850 42LY760H 32LY340C 43LF5400 49LF6350 55LF6500 32LF620B 32LF20FR 55LY540S 32LF20FR 55LY540S

 

Abaixo deixo alguns modelos de leds  com seus respectivo tamanho e tensão.

 

leds tv.jpg

tecgess

Olá tudo bem.... mas um reparo  equipamento e um ALL IN ONE ITAUTEC AT0100/ NO SIGNAL- SEM SINAL..... após teste feito o problema foi resolvido com o reballing .... pela falta de pratica em gravar saiu meu dedo na filmagem  KKKKKk mas vamos  que vamos ....

Após reballing deu tela azul mas era configuração na bios pelo reset que foi feito nela ao retirar a pilha de lítio.

 

tecgess

Olá pessoal tudo bem !!!!!! espero que todos estejam bem e com muita saúde.... 

 

Este vídeo eu estou conversando sobre curto ... não e uma analise propriamente dita , vejo em muito post alguns profissional com dificuldade em achar curto ... existe vários métodos de você achar um curto, o mas utilizado  freneticamente e injetando tensão mas percebo que ninguém se atenta ao PERIGO!!! de injetar um tensão no circuito sem ao menos saber em qual setor (fonte) do circuito se encontra com problema .

 

 Deixo bem claro aqui, não condeno a pratica de injetar tensão,  condeno o uso da mesma sem saber em qual setor se encontra o curto-circuito.

 

Nem todo curto-circuito está relacionado  para GND alguns curto-circuito estão relacionado a própria fonte , e já sabemos que existe varias fontes (fase, setor) em  um circuito de notebook exemplo:

 

Vcore, Gfxcore, B+, Batt+ ,Charge, etc ...

 

Nesse caso nem sempre injetar tensão vai ser a  melhor opção talvez seja a pior opção que o profissional teve ao fazer o uso da mesmas  no inicio de uma analise criando mas defeito no circuito levando o equipamento para devolvido ,sem conserto porque em muito caso percebo que surgi outros problema, como exemplo algumas frase ditas:

 

Após injetar tensão aquece o PCH está queimando.

Após injetar tensão processador  está aquecendo tanto que eu não consigo por o dedo. (processdor  Broadwell, Haswell)

Após injetar tensão o circuito de PWM está pegando fogo.... etc 

,

Deixo bem claro que esse vídeo não e uma analise utilizando termos corretos  para eletrônica e nem  explicando todos os setores do circuito de notebook, não e um curso e simplesmente um conversa descontraída sobre o assunto.

 

Creio eu que muito vão entender o que eu estou alertando , e alguns que não vão entender pelo motivo de não ter uma base boa de eletrônica  e ainda não saber interpretar corretamentos o esquema elétrico de notebook  suas fases , fontes e setores.

 

Deixo um Bom dia , Boa tarde, Boa noite ou ate mesmo um Boa madrugada.

 

 

 

tecgess

Olá tudo bem ... mas uma analise de uma placa referente ao titulo do post ... equipamento entrou na bancada com defeito  não liga ... além da analise desse defeito um pequeno bate papo  sobre a necessidade de ter pelo o menos a base  de eletrônica. 

Documentos técnicos utilizado:

https://eletronicabr.com/files/file/26247-philco-14l-a14hv02-a14hv0x-v21-71r-a14hv6-t840-rev-a/

http://www.anpec.com.tw/ashx_prod_file.ashx?prod_id=393&file_path=20131021180441943.pdf&original_name=APL1084.pdf

Espero que gostem .

 

tecgess

Notebook LG N450 LNG45 DACLG3MB6G0 não liga

Olá pessoal tudo bem entrou mas um equipamento na bancada  um  Notebook  LG N450 LNG45   placa DACLG3MB6G0, defeito reclamo  não liga  após analise foi constato que as tensões das PLs de 3V e 5V  não se estabilizava após BTpower pressionado , deixo parte da analise em vídeo, alguma parte da analise e explicação não foi usado alguns termos técnico, para facilitar a compreensão mas espero que essa solução possa ajudar alguém que está passado por um  problema. parecido com  o vídeo.

Solução: troca da PU11

Espero que gostem.

 

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...