Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito de Lanterna queimando Capacitor

Avalie este tópico:

Seingalt

Posts em destaque

Boa tarde pessoal,faz tempo que não apareço aqui olha só.

Bom pessoal vou enviar a foto aqui

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

O que está acontecendo ?

Quando abri a lanterna vi no circuito que havia um capacitor estourado.

Capacitor de 25V 220uf

Substitui ele pelo mesmo valor,liguei a tomada na força demorou uns segundos o capacitor começou a estufar.

Pensei o que faz um capacitor estourar ? Deve ter algum componente ruim aqui !

Fiz os testes nos componentes tudo ok...

Troquei o capacitor por um de 50V 330uf.

Mesmo resultado alguns segundos começou a estufar.

Os diodos estão bons, os resistores estão bons,o capacitor de poliester esta bom.Não sei o que pode estar acontecendo.

Alguem pode me dar uma dica ?

Os componentes são :

4 diodos

1 capacitor de poliester cbb21  300J 400V

1 resistor de 2,4

1 de 5,4

1 de 1K

1 de 150K

1 capacitor de 25V 220uf

1 led

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troque todos os diodos sem testar. Verifique se antes do capacitor há algum divisor de tensão resistivo, pois se o resistor do divisor que vai à massa abrir então o divisor nao fara seu trabalho deixando a tensao passar total, Verifique tambem se ha algum regulador antes do capacitor, em curto.

Link para o comentário

Saul primeiramente obrigado por responder.

O capacitor esta na polaridade correta,parece que você nao olhou a imagem,no link abre a imagem.

Vou trocar os diodos como você falou ai retorno aqui.

Estou com 2 lanternas dessas com o mesmo problema,so que a segunda lanterna,os diodos estão ruim,e o capacitor também estourado.

Me surgiu uma pergunta agora,então não é preciso o teste que realizamos em diodos ?

Eu realizo o teste assim,coloco na escala de condutividade e de um lado não bipa,dou outro bipa.

Aprendi assim,sendo obviamente e deixando claro que não sou formado em eletronica.

Link para o comentário

Em 08/02/2017 às 13:41, Seingalt disse:

Saul primeiramente obrigado por responder.

O capacitor esta na polaridade correta,parece que você nao olhou a imagem,no link abre a imagem.

Vou trocar os diodos como você falou ai retorno aqui.

Estou com 2 lanternas dessas com o mesmo problema,so que a segunda lanterna,os diodos estão ruim,e o capacitor também estourado.

Me surgiu uma pergunta agora,então não é preciso o teste que realizamos em diodos ?

Eu realizo o teste assim,coloco na escala de condutividade e de um lado não bipa,dou outro bipa.

Aprendi assim,sendo obviamente e deixando claro que não sou formado em eletronica.

Seingalt> A questão do "teste" de diodos é um tanto quanto subjetivo e sempre duvidoso, e o porque da história é esse:

No teste de condutividade eu não especificar quanto tem em Volts no seu DMM, um díodo de silício necessita em média 0,6 ou 0,7V para começar a conduzir, então seu mutlímetro precisaria emitir uma tensão igual ou maior que 0,7V para que ele conduza. Aí vem uma segunda questão: Um semiconditor defeituoso pode muito bem com uma baixa tensão se comportar como se estivesse em bom estado mas, assim que ele recebe a tensão e uma corrente decorrente da carga a junção PN entra em curto ou até mesmo abre (neste caso iria dar 0V no cátodo) entendeu o porque não se deve confiar em componentes cegamente apenas baseado em testes?

Veja que o defeito aí está bem misterioso, voce alega que "testou" tudo no circuito e não achou o vilão...Então só resta essa opção: tentativa e erro ou até mesmo a lógica dos circuitos.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...