Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte assimétrica ou fonte simétrica?

Avalie este tópico:

Saul B. Britto

Posts em destaque

Gente, vendo um vídeo de uma rapaz aí sobre como abrir um notebook e em seguida fazer testes com uma fonte "assimétrica", vi uma coisa que tenho visto muito no youtube: um erro grotesco ( ou então eu sou tosco). Muitas pessoas sem nenhum conhecimento técnico falando sobre coisas que não conhecem, acho que mais deseducam que outra coisa. Como se define uma fonte assimétrica? É aquela que por definição só tem dois bornes de saida + e -. Já a fonte "simétrica" é aquela que dispṍe de três bornes de saída: +, - e gnd, vejam na imagem postada pelo colega aí embaixo e tirem suas  dúvidas. Portanto, a quem ainda não sabe o que é uma fonte simétrica e assimétrica este tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa...

Vc está correto em afirmar que na saída de uma fonte, havendo (--) (GND) (+) se trata de uma fonte simétrica.

O-que-e-uma-fonte-sim%C3%A9trica.jpg

O problema é que esta fonte é um TRAVECÃO.

Esse GND frontal se bobiar é tecnologia wireless hehehehehe

Brincadeiras a parte, vc não obtém diferença de potencial elétrico entre (+) e (GND) e entre (--) e (GND), somente entre (+) e (--).

Este fim de semana eu abro a que tenho em casa e elucidamos o caso.

Abraço a todos...

Link para o comentário

Concordo: " havendo (--) (GND) (+) se trata de uma fonte simétrica".

Este tópico tem mais algumas informações sobre este assunto:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

... Como se define uma fonte assimétrica? É aquela que por definição só tem dois bornes de saida + e -. Já a fonte "simétrica" é aquela que dispṍe de três bornes de saída: +, - e gnd  ...

Está correto em partes! O que define se é assimétrica ou simétrica não é a quantidade de bornes, você tem que ver se ela tem a tensão negativa e a tensão positiva em relação ao GND. A maioria das fontes assimétricas decentes tem 3 bornes de saída mas o gnd é jumpeado ao borne negativo. A minha fonte que é digital (DPS-305CM) tem uma chapinha externa ligando esses dois bornes.

Acredito que o fato da maioria das fontes assimétricas terem 3 bornes é pra usar o gnd como ATERRAMENTO...

Outro detalhe que se pode observar é que, por questões de segurança e monitoramento das tensões, uma fonte SIMÉTRICA deve ter dois voltímetros/amperímetros independentes pra monitorar a tensão negativa e a positiva.

Eu particularmente pouco vejo falar de fonte simétrica à venda, é mais comum a gente ver fonte regulável dupla e, se internamente usar trafo/fonte independente, dá pra se usar como uma fonte Simétrica...

Link para o comentário

... Como se define uma fonte assimétrica? É aquela que por definição só tem dois bornes de saida + e -. Já a fonte "simétrica" é aquela que dispṍe de três bornes de saída: +, - e gnd  ...

Está correto em partes! O que define se é assimétrica ou simétrica não é a quantidade de bornes, você tem que ver se ela tem a tensão negativa e a tensão positiva em relação ao GND. A maioria das fontes assimétricas decentes tem 3 bornes de saída mas o gnd é jumpeado ao borne negativo. A minha fonte que é digital (DPS-305CM) tem uma chapinha externa ligando esses dois bornes.

Acredito que o fato da maioria das fontes assimétricas terem 3 bornes é pra usar o gnd como ATERRAMENTO...

Outro detalhe que se pode observar é que, por questões de segurança e monitoramento das tensões, uma fonte SIMÉTRICA deve ter dois voltímetros/amperímetros independentes pra monitorar a tensão negativa e a positiva.

Eu particularmente pouco vejo falar de fonte simétrica à venda, é mais comum a gente ver fonte regulável dupla e, se internamente usar trafo/fonte independente, dá pra se usar como uma fonte Simétrica...

Eu tenho uma fonte simétrica nesse modelo. O grande lance aí é que a fonte do cara pelo menos a serigrafia era de uma fonte simétrica e se ele tivesse consciencia disso acho que não chamaria de fonte assimétrica e se estão jampeando o GND ao ponto negativo de uma fonte assimétrica sem nenhum aviso... Para mim é má fé.

Link para o comentário

• 4 anos depois...

Fonte "assimétrica" no reparo de notebook está correto!!! Explico: Faz sentido, ainda que o "rapaz do youtube" esteja usando uma fonte simétrica que também funciona como assimétrica se usar apenas dois dos três bornes. Já o inverso que não pode ser verdadeiro, por exemplo, se invés de um notebook ele estivesse alimentando um aparelho que necessita de fonte simétrica aí sim teria que se referis a fonte simétrica. Penso que eles se referem a fonte assimétrica por estarem habituados a usar só a alimentação assimétrica, portando quando se referem a fonte, no caso estão falando em alimentação que de fato é assimétrica no caso dos notebooks estão "meio" corretos. De mais a mais, vídeos no youtube não é o melhor lugar para se educar a menos que seja cursos, prefiram frequentar fóruns como esse ou façam cursos, leiam livros e apostilas, etc. Espero ter contribuído um pouco. 

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...